Um mês e meio de leituras é igual a... doze livros que valem a pena (uns mais, outros ligeiramente menos). São doze obras muito diferentes entre si, que vão do thriller ao romance contemporâneo, passando pelos clássicos.
1 - Depois de Annie, Ann Quindlen
2 - The Bright Years, Sarah Damoff
3 - These Heatens, Mia McKenzie
4 - Count My Lies, Sophie Stava
5 - Os Favoritos, Layne Fargo
6 - Soldier Sailor, Claire Kilroy
7 - Inventário da Solidão, João Tordo
8 - A Hóspede, B. A. Paris
9 - Victorian Psycho, Virginia Feito
10 - Noites Brancas, Fyodor Dostoievski
1 1 - O Estrangeiro, Albert Camus
Começo por dizer que este episódio é a parte 1 de vários porque... acho que vou regressar à Alfaguara mais vezes. Quando? Não sabemos.
Hoje trago alguns dos meus favoritos desta chancela que tem o meu coração (e o meu dinheiro), mas também trago três livros de que gostei menos mas que podem ser ideais para vocês.
Com a Alfaguara não há como errar. É uma chancela que aposta em literatura de muita qualidade, com livros profundos e que nos inquietam, daqueles que nos fazem questionar o mundo e a nós mesmos.
No menu de hoje temos então:
1. Cai a Noite em Caracas, Karina Sainz Borgo
2. O Terceiro País, Karina Sainz Borgo
3. Maus Hábitos, Alana S. Portero
4. Três Mulheres na Cidade, Lara Moreno
5. O Jardim do Ogre, Leila Slïmani
6. As Primas, Aurora Venturini
7. A Família Caserta, Aurora Venturini
8. Mirafiori, Manuel Jabois
Há autores que me conquistam facilmente e dos quais quero ler (quase) tudo. Hoje trago quatro autores assim, arrebatadores e exímios na forma como retratam a condição humana, que me fizeram apaixonar pela sua escrita e pelos seus ambientes.
Livros mencionados neste episódio, organizados por autor:
Taylor Jenkins Reid
Malibu Renasce
Carrie Soto Está de Volta
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Atmosfera
Sally Rooney
Pessoas Normais
Conversas Entre Amigos
Gabrielle Zevin
A Vida Contada de A. J. Fikry
De Amanhã em Amanhã
Memoirs of a Teenage Amnesiac
Elsewhere
Young Jane Young
Fredrik Backman
Um Homem Chamado Ove
Gente Ansiosa
Trilogia Bear Town
Os Meus Amigos
Esta semana, temos favoritos da vida. Daqueles que valem cada viagem e cada regresso, sabem? São livros muito diferentes entre si, que têm em comum o facto de se terem colado a mim para sempre.
1 - À Espera de Moby Dick, Nuno Amado
2 - Mãe, Doce Mar, João Pinto Coelho
3 - Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago
4 - Autobiografia, José Luís Peixoto
5 - O Nome Que a Cidade Esqueceu, João Tordo
6 - Hotel Memória, João Tordo
Neste episódio, trago alguns livros que quero ler neste regresso à vida pós-férias. Temos autores portugueses, estreias e repetições, universos próximos e outros muito longínquos. Em comum, têm o facto de me terem deixado muito curiosa (e com muita vontade de ir de férias outra vez, para poder passar dias inteiros a ler). Ei-los:
1 - Por Dentro do Chega, Miguel Carvalho
2 - Inventário da Solidão, João Tordo
3 - A Malcriada, Beatrice Salvioni
4 - Quando as Aves Voam Para Sul, Lisa Ridzén
5 - Todas as Famílias Felizes, Miguel D'Alte
6 - Os Nomes de Feliza, Juan Gabriel Vazquez
7 - Com Amor, Mãe, Iliana Xander
8 - O Barman do Ritz, Philippe Collin
9 - O Rapaz Que Veio do Mar, Garrett Carr
10 - Há Rios no Céu, Elif Shafak11 - A Hóspede, B. A. Paris
E duas semanas depois, eis que se fazem contas aos livros lidos e ao que ficou por ler. Dos livros que levei para ler, dois vieram intactos e um a meio. Saldo claramente positivo para estas semanas de paragem e descanso. Trago, portanto, opiniões e desta vez falamos destes livros:
1. Água Salgada, Charles Simmons
2. Um Verão de Ouro, Carley Fortune
3. De Quatro, Miranda July
4. A Rapariga Sem Passado, Charlie Donlea
5. Estamos Aqui, David Nicholls
6. Desconhecidos Num Casamento, Alison Espach
Férias significa mais tempo para mergulhar a fundo em leituras diversas. Este ano, levo uma seleção variada para ler durante as minhas duas semanas de descanso (apesar de ter quase a certeza de que a lista de livros que trarei lidos das férias não será exatamente igual a esta...): há thrillers, ficção narrativa, romance contemporâneo... e muita vontade de ler ainda mais!
— One By One, Chris Carter
— Desconhecidos Num Casamento, Alison Espach
— Onde Crescem os Limoeiros, Zoulfa Katouh
— De Quatro, Miranda July
— Estamos Aqui, David Nicholls
— A Rapariga Sem Passado, Charlie Donlea
— Água Salgada, Charles Simmons
Neste episódio, trago sete romances históricos passados em épocas e em lugares muito diferentes entre si. O que é que têm em comum? O facto de serem fabulosos e o facto de querer muito reler a maioria deles.
- A Catedral do Mar, Ildefonso Falcones
- Os Pilares da Terra, Ken Follett
- Um Mundo Sem Fim, Ken Follett
- Trilogia O Século, Ken Follett
- E As Montanhas Ecoaram, Khaled Hosseini
- Mil Sóis Resplandecentes, Khaled Hosseini
- O Menino de Cabul, Khaled Hosseini
Outros livros referidos no episódio: A Coluna de Fogo, A Armadura de Luz e O Amanhecer de uma Nova Era, todos de Ken Follett, e Onde Crescem os Limoeiros, de Zoulfa Katouh.
No cardápio deste episódio temos oito (e não sete como uma certa pessoa apregoa logo no início...) livros que foram mais do que cinco estrelas e que são imperdíveis por razões diferentes. Trago-vos as seguintes maravilhas:
A antecipar a época de férias e, portanto, aquelas semanas em que temos mais tempo para ler, trago duas mãos-cheias (e mais um extra!) de sugestões!
De dramas familiares a romances fofinhos, passando por serial killers e por psicopatas que nos mantêm agarrados às páginas dos livros, há uma sugestão para todos os gostos!
Há livros que são verdadeiros murros no estômago, que nos esventram e nos deixam incapazes de tornar a ver o mundo como antes. A literatura pode ser um retrato duríssimo de realidades que, por não serem ficção, serão sempre mais cruéis do que tudo o que se possa ficcionar acerca delas.
Neste episódio, trago-vos dois livros passados numa América do Sul em colapso, duas histórias sobre perda, resiliência e quão longe conseguimos ir pela sobrevivência — a nossa e a dos que amamos: Terra Americana, de Jeanine Cummins, e Cai a Noite em Caracas, de Karina Sainz Borgo. Falo-vos ainda sobre uma compra da FLL que ficou esquecida nas prateleiras e que escapou indevidamente aos episódios anteriores, As Loucuras de Brooklyn, de Paul Auster, e também sobre Os Miseráveis, de Victor Hugo, mais um retrato avassalador de uma cidade à beira da mais profunda rutura social.
Na segunda parte dos investimentos que fiz na Feira do Livro de Lisboa, falo-vos de Tati Bernardi, Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo e Lídia Jorge... e apercebo-me (tardiamente) de que me esqueci de uns quantos livros que também vieram para casa comigo! Portanto, esta semana haverá ainda o episódio 2 e meio.
Este ano, trouxe alguns (muitos) livros que me comprometo a ler antes da FLL 2026. Neste episódio, conto-vos metade do que comprei e o que li entretanto. Temos, por exemplo, Hemingway, Margaret Atwood e uma autora portuguesa cujo livro já me conquistou e que não consegui esperar para começar a ler.
E eis que chega um podcast dedicado a livros que nos raptam no primeiro parágrafo. Hoje conto-te a razão por detrás deste podcast e deixo-te o primeiro parágrafo do livro da minha vida.