Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas:
📘 eBook — Tendências de Desenvolvimento OrganizacionalEsse insight aparece no nosso radar como uma das tendências estruturantes para os próximos anos: https://lab.ensaio.cc/tendencias-desenvolvimento-organizacional
Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas:
Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas:
Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas:
Para quem quer sair da agitação e construir direção.
O Conceito do "Flywheel" (Volante), de Jim Collins No clássico Good to Great, Collins descreve o efeito Flywheel. É a definição perfeita de Momentum: empurrar uma roda gigante e pesada. No início, exige muita força e parece lenta (acumulando massa), mas conforme ganha velocidade, a própria massa da roda começa a trabalhar a seu favor, tornando-a imparável.
"Motion vs. Action", de James Clear O autor de Hábitos Atômicos tem um artigo sobre a diferença entre Motion (Movimento/Agitação) e Action (Ação/Direção).
Motion: Planejar, pesquisar, ter reuniões intermináveis (te deixa ocupado, mas não gera resultado).
Action: O comportamento que entrega um resultado.
Insight: Muitas vezes usamos o Motion para procrastinar a Action, porque o movimento nos dá a falsa sensação de progresso sem o risco do fracasso.
Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas:
Team Topologies – Manuel Pais & Matthew SkeltonHoje vamos indicar apenas esse que é livro-base para repensar como times se conectam, se comunicam e geram fluidez.
Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas
Algumas referências que ajudam a expandir a imaginação estratégica e a projetar futuros preferíveis:
Nassim Nicholas Taleb – AntifrágilUm clássico sobre como construir sistemas que se fortalecem com a incerteza — uma leitura essencial para quem projeta futuros em contextos complexos.
Amy Webb – The Signals Are TalkingUm guia prático sobre como identificar sinais fracos e antecipar tendências antes que elas se tornem óbvias.
Envie sua resposta para contato@ensaio.cc
Leituras recomendadas
Algumas referências que ajudam a entender por que o design deixou de ser estética — e passou a ser estratégia:
Tim Brown – Change by DesignUm dos livros mais influentes sobre como o pensamento de design se tornou um motor de transformação para negócios e culturas organizacionais.
Jeanne Liedtka – Designing for Growth Um guia prático sobre como aplicar o design na criação de valor real — traduzindo método em resultado.
Roger Martin – The Design of Business Um convite para repensar como as empresas tomam decisões — equilibrando análise e imaginação.
John Maeda – The Laws of Simplicity Quando a complexidade é inevitável, a simplicidade se torna uma vantagem competitiva.
Rafael Cardoso – Design para um Mundo ComplexoUm olhar brasileiro sobre o papel do design em sistemas dinâmicos, interdependentes e imprevisíveis.
Mohammad Lataifeh – Attitude, Aptitude, and AmplitudeUm estudo sobre como o design se torna uma força de inovação e ampliação de impacto nas organizações.
Inscreva-se: www.ensaio.cc/news
Inscreva-se: www.ensaio.cc/news
Renata é uma líder com mais de duas décadas de experiência na indústria farmacêutica. Formada em Psicologia e com um MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Renata atua na Gestão Nacional de Grandes Grupos no segmento de alta complexidade, particularmente em Oncologia. Com uma carreira robusta na liderança de conexões estratégicas de negócios e no desenvolvimento de parcerias institucionais e estratégicas, Renata é uma profissional que não apenas acompanha as mudanças no setor de saúde, mas também participa ativamente de processos de implementação de novos modelos de negócio e atuação, sempre com foco em inovação e resultados.
LinkedIn da Renata: clique aqui.
Nossa Newsletter: www.ensaio.cc/news
No episódio de estreia do Ensaiopédia, exploramos o passo a passo para desenhar e executar estratégias de transformação organizacional, baseando-nos nos três pilares metodológicos da Ensaio: contexto do negócio, consumer insights e tendências.
Junto com Bruno Leão (LinkedIn) e Gabriel Oliveira (LinkedIn), discutimos como o design de negócios pode potencializar diagnósticos, orientar a execução e garantir uma criação contínua de valor.
Tópicos da conversa:
✔ Diagnóstico com as Lentes do Design: Como identificar problemas, necessidades reais e oportunidades estratégicas usando ferramentas e métodos de design de negócios?
✔ Execução Ágil Orientada ao Usuário: Como manter o foco no usuário final e garantir que a transformação não perca sua essência ao longo da execução?
✔ Criação Contínua de Valor: Como o design de negócios pode ser uma prática recorrente para inovação e impacto sustentável?
🔔 Não perca nada do que estamos construindo! Assine nossa Newsletter para acompanhar as últimas tendências em inovação e transformação de negócios: www.ensaio.cc/news.
Bruno é Diretor de Operações Comerciais na Roche, onde aplica habilidades em CRM e pensamento estratégico para impulsionar o crescimento e a excelência, garantindo a inovação contínua e resultados significativos, alinhados à cultura e aos objetivos da organização.
LinkedIn do Bruno: clique aqui.
Nossa Newsletter: www.ensaio.cc/news
Inscreva-se: www.ensaio.cc/news
Renata é Designer de Serviço, atua no Health Design Lab e na Gerência de Bem-estar e Saúde Mental do Einstein, também é professora na pós graduação da Faculdade Israelita do Albert Einstein. Faz parte da organização da Service Design Network Brasil e possui experiência em design de serviço e design estratégico. Mestre em Design pela Federal de Santa Catarina, com pesquisa focada em gestão de design e design de serviço. Graduada em Design pela UFSC e Especialista em Gestão de Design.
Assine: www.ensaio.cc/news
Chama a Renata: https://www.linkedin.com/in/renata-hinnig/
Francisco Salvatelli é Partner Brasil da GRIDX, uma Venture Builder com foco de transformar ciência em impacto. Com mais de 15 anos de experiência na agricultura brasileira e argentina, Francisco é responsável por liderar o desenvolvimento de novos modelos de base científica para atender às necessidades fundamentais das gerações futuras na produção de alimentos, no meio ambiente e na saúde humana.