
Clássico instantâneo, filme que marcou uma geração, filme com personagens icônicas, um dos filmes para ver antes de morrer, um filme que suscita debate. Thelma e Louise pode ser descrito assim e de várias outras formas.
Dirigido por Ridley Scott, Thelma e Louise apresentava vários elementos pioneiros em uma roupagem de "filme de perseguição" clássico. Aliás, ter duas mulheres como protagonistas de um filme como esse já era uma novidade. Além disso, trazia ao longo da trama pequenas discussões sobre os limites impostos pela sociedade às mulheres e a todas as pessoas que "não se conformam" com os padrões, o que fez com que o filme se tornasse imediatamente um símbolo para o feminismo e a cultura queer.
Embora reconhecido em diversas indicações e premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original para Callie Khouri - a primeira mulher a ganhar esse prêmio sozinha -, Thelma e Louise foi esquecido na categoria principal. Esse esquecimento e o prêmio solitário de Khouri acabam deixando um gosto de frustração na carreira de um filme tão emblemático.
Mas o que é um Oscar para quem conquistou o Grand Canyon?