
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Hoje falaremos sobre a crise na Venezuela: um ataque militar dos Estados Unidos a Caracas resultou na captura do presidente Nicolás Maduro, marcando o que especialistas avaliam como uma nova fase na ordem mundial. Para Leonardo Paz Neves, do FGV NPII, o ataque dos EUA já era esperado diante dos acontecimentos das últimas semanas e do histórico de agressões dos Estados Unidos a outros países como Afeganistão e Iraque.
A operação é amplamente vista como uma violação do direito internacional e da Carta da ONU. Segundo Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP, a ação “confirma o colapso da ordem internacional construída a partir de 1945”, onde o princípio da não intervenção foi definitivamente abandonado.
Para outros especialistas da FGV, como Carlos Pereira, da FGV EBAPE, Maduro “perdeu a oportunidade de negociar um ticket de saída quando se recusou a reconhecer sua derrota nas eleições presidenciais da Venezuela, contribuindo decisivamente para o colapso da democracia no país.”
Os interesses americanos vão além do combate ao narcotráfico, alegado por Washington. A ofensiva mira as gigantescas reservas de petróleo venezuelanas, as maiores do mundo, e a crescente influência da China na América Latina. Conforme destaca Carolina Moehlecke, da FGV, a China é um parceiro crítico da Venezuela em petróleo e mineração, e a estratégia dos EUA, que retoma a Doutrina Monroe, visa afastar potências rivais da região.
As consequências globais e regionais: Para Vinícius Vieira, da FGV RI, “Trump, com essa ação, manda um recado para a China, para a Rússia, para o Irã, (2:28) de que eles não devem ter aliados fundamentais aqui na América do Sul.”
A intervenção cria um precedente que, segundo analistas, legitima ações similares de outras potências, como a Rússia na Ucrânia e a China em relação a Taiwan. Para Oliver Stuenkel, da FGV RI, a ação gera grande apreensão nas forças armadas sul-americanas, que podem buscar “reduzir sua vulnerabilidade aos Estados Unidos” e aumentar a autonomia estratégica, elevando a instabilidade em todo o continente.
👉 Créditos jornalísticos: CNBC, Valor Econômico, G1, Estadão, Globo News
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.