Olá, queridos ouvintes! 🎙️
Agradecemos por nos acompanharem durante todo semestre letivo!
Agora, entramos em recesso até o início do primeiro semestre de 2026. 🏖️
Enquanto isso, você pode continuar com a gente ouvindo nossos temáticos, tematiquinhos e todo o acervo disponível nas plataformas de áudio.
Voltamos no próximo semestre. Até lá! 💛
Locução por Fernanda Rossi e Rafael Viegas.
Roteiro e Edição por Luiza Zanotti e Luis David
Coordenação técnica por Roque Bezerra e Peter Lobo.
Coordenação Geral da professora Valci Zuculoto.
Rádio Ponto UFSC, é rádio, é jornalismo e ponto.
Olá, queridos ouvintes!
A equipe da Rádio Ponto deseja um ótimo final de ano para todos os nossos ouvintes que nos acompanharam nesse segundo semestre de 2025.
Agora, a Rádio Ponto UFSC entra em recesso até o início do primeiro semestre de 2026.
Enquanto isso, você pode continuar com a gente ouvindo nossos temáticos, tematiquinhos e todo o acervo disponível nas plataformas de áudio.
Apresentação por Fernanda Rossi e William Fabiano.
Roteiro e Edição por Fernanda Rossi.
Coordenação técnica por Roque Bezerra e Peter Lobo.
Coordenação Geral da professora Valci Zuculoto.
Rádio Ponto UFSC, rádio, é jornalismo, é feliz natal, é próspero ano novo e ponto.
Florianópolis é amplamente conhecida como a capital mais segura do país, mas os problemas da cidade vem ganhando destaque nos últimos tempos após as redes sociais do prefeito se tornarem virais. “ À Margem da Ilha da Magia : a precariedade social na capital mais segura do Brasil” explora a precariedade em que pessoas em vulnerabilidade vivem na capital e explica as últimas polêmicas envolvendo o assunto na cidade.
A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2025.
Pauta, produção, roteirização e edição por Graziela Pasinatto e Helena Espezim.
Monitoria de Danielly Alves.
Coordenação técnica por Roque Bezerra e Peter Lobo.
Estágio de docência de Luiza Zanotti.
Orientação da professora Valci Zuculoto.
O programa “Memória Pré-Histórica: Dinossauros e Estereótipos Cinematográficos” aborda as boas e más representações de dinossauros no cinema. O objetivo é analisar suas origens e desmistificar características atribuídas a estes animais.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, locução e edição por Bela Nowalls. Monitoria de Danielly Alves. Estágio docência por Luiza Zanotti. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da professora Valci Zuculoto.
O programa "O Futuro dos Traços: Mercado de Ilustração após IA generativa" te conta mais sobre às problemáticas do uso de Inteligência Artificial generativa para a criação de ilustrações prontas. E explora o modo em que o mercado ilustrativo está sendo afetado pela ferramenta.Como a IA generativa é treinada? O artista humano pode ser substituído pela máquina? O ilustrador pode trabalhar lado a lado com a IA? A gente te conta aqui!A rádio reportagem foi produzida como trabalho final da Disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, Locução e Edição por Lillian Carlotto. Locução da Vinheta por Willian Carlotto. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Monitoria de Danielly Alves. Orientação da professora Valci Zuculoto.
Garota Futuro é um episódio único que mergulha no universo do time de futebol feminino homônimo, localizado em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis. A partir das histórias de Cássia, Giovana e do treinador Caio, o programa explora tanto a rotina do grupo quanto os desafios estruturais e simbólicos que moldam o futebol feminino no Brasil.A rádio-reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Créditos:Roteiro, entrevistas e edição: Maria Moran e Raíssa LemosCoordenação: Roque BezerraOrientação: Valci ZucolottoMonitoria: Danielly Alves
A mobilidade na UFSC revela caminhos que muitos não conseguem percorrer. Calçadas, elevadores e escadas mostram como barreiras físicas ainda limitam o direito de estudar e circular pelo campus. No programa “Quando o Campus vira obstáculo: a mobilidade na UFSC” percorre vamos percorrer os desafios que moldam a rotina de quem vive essas dificuldades no dia a dia.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Apuração, redação, locução e edição por Camila Hasckel. Locução da Vinheta por Conrado Favaro e Lilian Carlotto. Monitoria de Danielly Alves. Estágio de docência de Luiza Zanotti. Coordenação técnica de Roque Bezerra e Peter Lobo. Orientação da professora Valci Zuculoto.
Ao longo dos últimos tempos, o mercado de DJs em Florianópolis passou por transformações marcantes. Enquanto cresce o número de artistas iniciando sua carreira, diminuem os espaços e oportunidades em casas noturnas, festivais e eventos. No programa “Música como expressão: o que o DJ entrega, o mercado filtra”, você acompanha como esses profissionais constroem sua carreira e tentam se manter nela.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, locução e edição por Joaquim Schil.Monitoria de Danielly Alves, estágio de docência de Luiza Zanotti. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra.Orientação da professora Valci Zuculoto.
O programa “Floripa tá frita: A cena clubber Underground de Florianópolis” te leva pra descobrir o que é ser clubber na Ilha da Magia. A partir de entrevistas com quem entende e frequenta a cena, a reportagem aborda a história da cultura clubber, sua relação com movimentos queer e as transformações que moldaram as festas eletrônicas na ilha.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, locução e edição por Nico Vieira.Participação na dramatização por Luisa Paz. Monitoria de Danielly Alves. Estágio de docência por Luiza Zanotti. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da professora Valci Zuculoto.
“A Era digital e suas mudanças na criação de conteúdo de cultura pop”, desenvolvido para as disciplinas de Áudio e Radiojornalismo e Iniciação ao Trabalho Acadêmico. O estudo discute como a digitalização ampliou a criação de conteúdo de cultura pop, destacando a profissionalização dos criadores, a convergência midiática e os desafios enfrentados por produtores independentes. O relatório articula aspectos de pauta, apuração, linguagem sonora e edição, relacionando-os às referências teóricas estudadas.Esta reportagem foi produzida como trabalho final para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.
Roteiro, locução e edição: Rafael Silva.
Vinheta: Ellen Ramos
Estagiária docente: Luiza Zanotti
Monitoria: Danielly Alves.
Coordenação técnica: Roque Bezerra e Peter Lobo
Orientação: Valci Zuculoto.
A morte segue sendo um dos grandes tabus da nossa sociedade, e esse silêncio pode agravar a dor de quem vive o luto. O programa “O Silêncio do Luto: Por que não sabemos falar sobre a morte?” explora como evitamos falar sobre a finitude da vida e como esse não-dito afeta a forma como lidamos com a perda, trazendo relatos, reflexões e vozes que revelam a urgência de romper com esse silêncio.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2025.Roteiro e Locução e Edição por Isa Rocha. Locução da Vinheta por Gustavo Wendler. Estágio docência de Luiza Zanotti. Monitoria de Danielly Alves. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da professora Valci Zuculoto.
"Avanço das Marés: mudanças climáticas no litoral da ilha" trata dos impactos do aquecimento global nas praias da capital catarinense, Florianópolis, baseado nas invasões do mar na costa ocorridas nos últimos meses, destacando a praia do Pântano do Sul como exemplo.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, locução e edição por Manuela Melo. Locução das vinhetas por Marcelo Martins e Gilsânia Cruz. Entrevistas com os oceanógrafos Marinez Scherer e Pedro Pereira, a jornalista Juliana Magalhães e um dos moradores do Pântano do Sul, o Dário. Monitoria de Danielly Alves. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da Professora Valci Zuculoto.
O programa “Na Batida da Ilha: A cultura viva do Centro-Leste de Florianópolis” te leva para dentro do coração urbano da Ilha da Magia. A partir de entrevistas com quem produz, vive e frequenta essa cena, a reportagem explora as dinâmicas culturais da região, dos espaços de convivência às festas, movimentos artísticos e histórias que moldam o cotidiano do centro expandido.A rádio-reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, locução e edição por Karla Monare.Participações especiais dos entrevistados do centro-leste.Monitoria de Danielly Alves.Estágio de docência por Luiza Zanotti.Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra.Orientação da professora Valci Zuculoto.
Você já desligou seus fones por um instante e percebeu como quase todos os jovens ao redor também estavam imersos na própria trilha sonora? Já se perguntou como, e por que, a música exerce esse papel tão importante na construção da juventude contemporânea? É justamente essa relação que o programa "Ecos da Identidade: Música e Juventude" investiga. Aqui, o som se transforma em espelho: investigamos como a música atravessa nossas vivências e ajuda a compor quem somos.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, Locução e Edição por Elis Virgílio e Paula de Milano. Locução da Vinheta por Luiza Cardoso. Monitoria de Danielly Alves. Estágio de Docência da doutoranda Luiza Zanotti. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da professora Valci Zuculoto.
No dia 21 de Setembro de 2024, o ônibus da equipe de Futebol Americano, Coritiba Crocodiles, sofreu um acidente na estrada onde três jogadores do time morreram. O programa "Por Eles e Para Eles: o Croco de Volta aos Gramados" acompanha o time nos anos de 2024 e 2025 e te explica como uma equipe de esporte amador consegue se reerguer após uma tragédia como essa.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, locução e edição por Gustavo Wendler. Participação na locução por Bela Nowalls, Guilherme Kuhnen e Lillian Carlotto. Monitoria de Danielly Alves. Estagio de docência de Luiza Zanotti. Coordenação técnica por Roque Bezerra e Peter Lobo. Orientação da professora Valci Zuculoto.
O cinema brasileiro vive momentos de êxtase no exterior, recebendo prêmios no Festival de Cannes, de Berlim, e em 2025, seu primeiro Oscar. Porém, ainda existem muitas dificuldades em produzir filmes no território. Para tentar contornar esse cenário, o cinema brasileiro possui várias políticas públicas de desenvolvimento como a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), que estabelece uma economia circular e sustentável. Todos os filmes pagam uma contribuição para licenciamento, distribuição e veiculação das obras para o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que ajuda em novas produções.“O Futuro do Cinema Nacional Está em Risco” faz uma análise do cenário atual do cinema nacional com foco na problemática das plataformas de Streaming. Atualmente, as plataformas de streaming estão no mercado audiovisual nacional sem contribuir para essa economia, aproveitando apenas o lucro. Nessa perspectiva, os profissionais da indústria começaram a exigir a regularização dessas plataformas. Contudo, o Projeto de Lei 8.889/2017, sobre regulação dos streamings, atualmente em discussão no plenário, é duramente criticado pelos profissionais da área.O grande problema não é o consumo dos streamings, mas a falta de contribuição destes com a indústria nacional do cinema. Regular os Streamings, é prezar pela cultura, arte, expressão e principalmente, pela soberania nacional.Essa reportagem foi produzida como trabalho de conclusão da disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro e locução por Luiza Cardoso e Lully Salvador, edição por Gio Tavares. Locução das vinhetas por Gio Tavares. Entrevistas com profissionais da indústria audiovisual brasileiros Juliana Sakae, Mauro D’Addio, Gustavo Spolidoro e Luciana Damasceno. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Monitoria de Danielly Alves. Estágio de Docência da doutoranda Luiza Zanotti, do Programa de Pós Graduação em Jornalismo na UFSC. Orientação da Professora Valci Zuculoto.
Com o sucesso da série Tremembé, estreada em 2025, muitos crimes que tiveram grande visibilidade no país voltaram a ser o centro das atenções. Em especial, os crimes cometidos por mulheres foram destacados na produção. Com essa repercussão, a sociedade passou a expor o que achava sobre esses casos.Por isso, apresentamos “Mulheres Criminosas: O julgamento social”. Nesse podcast, você vai entender um pouco mais sobre por que a sociedade se interessa tanto por esses casos e como gênero e mídia influenciam essa percepção.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro e Locução e Edição por Heitor Augusto e Verônica Caroline. Locução da Vinheta por Maria Elis, Locução especial por Ana Gueiros e Monitoria de Danielly Alves. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da professora Valci Zuculoto.
Quantas histórias uma biblioteca escolar pode guardar? Esse espaço educacional pode mudar a vida de alguém? No programa “Bibliotecas Escolares: Vivências Além das Páginas” você conhece bibliotecas escolares de tudo quanto é canto, através das vivências dos alunos, professores e toda a comunidade escolar. No primeiro episódio, o destino é a biblioteca da Escola de Educação Básica Luiz Carlos Luiz, localizada em Garopaba, Santa Catarina. Fique ligado: a sua história pode ser a próxima!A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.Roteiro, Locução e Edição por Rillary Souza. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Monitoria de Danielly Alves. Estágio de Docência da doutoranda Luiza Zanotti, do Programa de Pós Graduação em Jornalismo na UFSC. Orientação da professora Valci Zuculoto.
As ocupações fazem parte da história da Grande Florianópolis. Mas você sabe como as principais ocupações aconteceram e o que leva as pessoas a se organizar e a ocupar um terreno sem uso? No programa "Ocupar e Resistir: a Luta por Moradia na Grande Florianópolis" você vai entender mais sobre o contexto histórico, geográfico e político das ocupações e ouvir o relato de quem vive na Ocupação Carlos Marighella, em Palhoça - SC.
A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2025.
Roteiro, Locução e Edição por Amanda Melo, Ana Gueiros e Dora Bringhenti. Locução da vinheta por Ibrahim Khan. Monitoria de Danielly Alves e Estágio de Docência de Luiza Zanotti. Coordenação técnica por Peter Lobo e Roque Bezerra. Orientação da professora Valci Zuculoto.
A comunidade LGBT+ possui uma forte presença na capital catarinense, Florianópolis. Devido a isso, espera-se uma postura de acolhimento pela parte política da cidade. O programa “Ocupando Espaços: A política LGBT+ que move Floripa” te explica mais o porquê desse rótulo e responde se as políticas públicas realmente acolhem o grupo.A rádio reportagem foi produzida para a disciplina de Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2025.Roteiro, Locução e Edição por Luisa Paz. Participação de Nicolas Vieira e Maria Moran. Monitoria de Danielly Alves. Estágio de Docência de Luiza Zanotti. Coordenação Técnica por Roque Bezerra e Peter Lobo. Orientação da Professora Valci Zuculoto.