Confira a segunda entrevista com o professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), líder do GEPI-Rousseau, Luciano Façanha!
Confira entrevista com o professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), líder do GEPI-Rousseau, Luciano Façanha!
O projeto de extensão, “Revitalização”, busca transformar espaços abandonados por meio de intervenções artísticas e educativas, sob coordenação da professora do Curso de Turismo da Univeridade Federal do Maranhão (UFMA), Ana Catarina Alves Coutinho, e pela professora do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos — Língua Portuguesa da UFMA, Janine Alessandra Perini, ambas do Campus São Bernardo, a 375 quilômetros de São Luís.
Confira!
A Cesta de Bens e Serviços Territoriais é uma abordagem de desenvolvimento sustentável com foco na valorização de recursos e identidade de um território, de forma a agregar produtos e serviços específicos de uma localidade.
Confira entrevista com o professor do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Itaan Santos.
O cantor e compositor Kay foi o convidado do programa Santo de Casa, veiculado nessa quinta-feira (08), para falar sobre o lançamento do EP “Só o que faltava mesmo”, trabalho que marca uma nova fase de sua trajetória artística.
Natural de Porto Franco, o artista comentou sobre o processo criativo do projeto, que reúne influências do pop alternativo e da MPB, dialogando com vivências entre o interior e a capital maranhense. Durante a entrevista, Kay também destacou a importância da cena independente de São Luís na construção de sua identidade musical.
O novo trabalho será apresentado ao público em show neste sábado (10), no Centro Histórico de São Luís.
A universidade também é um espaço de cuidado, convivência e promoção da saúde.Partindo dessa perspectiva, a edição do Hashtag 106 dessa terça-feira, 06, recebeu Yasmin Castro e Fernanda Castelo Branco, integrantes do projeto "Corre CCSO", desenvolvido por estudantes do curso de Relações Públicas da UFMA.
Durante a entrevista, as convidadas falaram sobre a iniciativa, que integra esporte, saúde física e mental e extensão universitária, e apresentaram as ações do projeto, como o painel “Corre +: a corrida como ferramenta paratransformação da saúde física e mental”, no dia 15 de janeiro, e a corrida Corre CCSO, no dia 17 de janeiro, noCentro de Ciências Sociais.
Mais informações estão disponíveis no Instagram @correccso.
Entrevista com a psicóloga clínica, com especialização em análise do comportamento e pós-graduanda em Neuropsicologia pela PUC – Goiás, Vivian Carneiro
Confira!
Entrevista com a procuradora federal da Advocacia Geral da União, e coordenadora da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Procuradoria Geral Federal, Dra. Diana Guimarães Azin, e a gerente de captação da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu), Joanilda Martins
Confira!
O projeto de extensão “Enfrentamento à desinformação científica sobre a doença de chagas e vetores: Abordagem multidimensional para a capacitação de agentes e educação comunitária” atua nesse cenário.
Confira entrevista com a professora doutora do Departamento de Patologia da Universidade Estadual do Maranhão, Andrea Pereira da Costa!
A pesquisa do acadêmico do Curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pedro Lucas Diniz Batista Ribeiro, tem o objetivo de entender como os pesquisadores que participam dos programas Rádio Ciência e do Rádio Ciência Entrevista percebem suas experiências nos programas.
Confira!
Ao longo do processo evolutivo, a maioria das espécies de plantas e animais sofre mudanças em suas características físicas e genéticas. Entretanto, em algumas, essas mudanças não afetam a aparência, sendo apenas possível fazer uma diferenciação por meio do DNA. Esse fato pode gerar identificações equivocadas e comprometer pesquisas.
📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼
Atuando nesse cenário, a acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) — campus Caxias, a 360 km de São Luís — Lanna Grazielly Silva Gouveia, desenvolve a pesquisa “Filogenia de Morcegos Neotropicais do Gênero Sturnira Gray”, com a proposta de entender a diversidade de morcegos frugívoros, que se alimentam de frutas, tendo em vista a importância ecológica deles na dispersão de sementes.
De acordo com Lanna, os morcegos frugívoros do gênero Sturnira Gray ajudam na manutenção da diversidade de plantas e regeneração de florestas:
“Sem os morcegos desse gênero, muitas espécies de vegetais teriam dificuldade de se reproduzir e de ocupar novos espaços. Então, proteger esses morcegos é defender todo esse processo natural de regeneração das florestas, o que beneficia outras espécies e as comunidades humanas que dependem de recursos naturais”.
O estudo utiliza a filogenia, método responsável por descrever a história evolutiva das espécies e pelo qual os pesquisadores conseguem definir semelhanças, padrões evolutivos e contribuir para a conservação da biodiversidade. Para isso, foram obtidas amostras de espécies das cidades de Caxias, Carolina e Timon.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está avaliando a reação celular e o processo de neocolagenização, utilizando um modelo murino, ou seja, modelo biológico baseado em camundongos, considerado padrão na área da saúde, já que o processo de cicatrização deles é parecido com o dos humanos.
O estudo é conduzido pelo estudante do Curso de Odontologia da Euller de Jesus Ribeiro Cunha.
A startup maranhense Beast Maragames desenvolveu uma arena itinerante de jogos eletrônicos que populariza o contato de jovens estudantes com esse universo e apresenta o potencial educacional por trás dos jogos eletrônicos.
A fundadora da iniciativa, Jeane Assunção explica:
A iniciativa conecta profissionais da saúde, pacientes e familiares em uma plataforma com materiais de apoio e educativos para reabilitação neurológica.
Confira entrevista com a fundadora da Casa Amabilitar, Kelly Bontempo.
Comentário de Paulo Pellegrini
Ouça!
Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Maracanã investigou a presença de microplásticos na ostra nativa "crassostrea gasar", em reservas extrativistas da costa amazônica.
O estudo foi realizado pelo bacharel em Agronomia, José de Ribamar Lemos Santos.
Ouça!
Confira entrevista com a professora doutora em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão, professora da Universidade Ceuma, Cyrene Piazera.
Ouça!
O artigo intitulado “Uso de geotecnologias para o mapeamento de resíduos sólidos na Avenida Moçambique, São Luís - Maranhão” tem a proposta de mapear os pontos de descarte irregular desses resíduos, em trecho da via que abrange os bairros Anjo da Guarda e São Raimundo, na região Itaqui-Bacanga.
O estudo foi conduzido pelos acadêmicos do Curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão, Roberto Victor Costa Batista e Larissa Letícia Santos Ferreira.
A orientação ficou a cargo da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMA, Daniele Costa Rufino, e do professor doutor do Curso de Geografia da UFMA, Márcio José Celeri.
Com Paulo Pellegrini
Ouça!
Os acontecimentos que marcaram o Maranhão, o Brasil e o mundo ao longo do ano estão reunidos na Retrospectiva 2025. A produção é do Núcleo de Jornalismo da Universidade FM, com apresentação de Borges Júnior e Paulo Pellegrini, trazendo uma análise dos fatos mais relevantes que ajudaram a definir o ano.