Os Estados Unidos inauguram uma nova era ou será uma volta aos tempos das intervenções diretas na América Latina? Para falar sobre o ataque e sequestro do presidente na Venezuela, Mario Vitor e Regina Zappa recebem o economista e escritor Paulo Nogueira Batista Jr, autor de “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”, entre outros livros.
O Brasil viveu três das suas maiores tragédias ambientais em poucos anos: em Mariana, em Brumadinho e em Maceió. Regina Zappa e Mario Vitor convidam a jornalista Cristina Serra para falar sobre seu livro “Cidade Rachada – como a mineração engoliu cinco bairros em Maceió e arruinou a vida de 60 mil pessoas”, que trata do afundamento do solo em área urbana de Maceió, em 2018.
No penúltimo dia do ano, Mario Vitor e Regina Zappa fazem um balanço do ano que se vai e conversam sobre o que esperar do próximo.
Acusado de usar o prestígio de seu cargo para beneficiar o banqueiro Daniel Vorcaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes guardou silêncio. O Banco Central nega em off. O caso envolve um contrato milionário em nome da mulher de Moraes. Para conversar sobre as implicações do caso, Regina Zappa e Mario Vitor recebem Alfredo Attiê, jurista e presidente da Academia Paulista de Direito.
Argentina, Paraguai, Bolívia, Equador, Peru e agora, mais recente, o Chile são países cujos governos estão hoje no campo da direita. Para falar sobre a situação da América do Sul, Mario Vitor e Regina Zappa recebem o cientista político e professor de sociologia Emir Sader, que acredita no fortalecimento da esquerda na América Latina ainda nesta primeira metade do século.
Muitos se lembram dos ataques sofridos pelos cientistas e pesquisadores do país durante os anos de governo da extrema direita no Brasil. Mario Vitor e Regina Zappa conversam com o diretor Rafael Figueiredo e o produtor Geraldo Borowski, do filme “Ciência na Mira”, que denuncia perseguições de negacionistas e movimentos anticiências sofridas por cientistas brasileiros ao longo desses anos.
A proposta de lei aprovada na Câmara estabelece a redução de penas para os condenados pelo golpe de 2023. Ela exibe a máscara de ser uma proposta de efeito geral, mas claramente foi concebida para beneficiar Jair Bolsonaro e sua tropa de elite. Para desmontar as camadas dessa versão 2.0 do golpe, Regina Zappa e Mario Vitor conversam com João Cezar de Castro Rocha, professor da UERJ, que está lançando Exílio como Forma, sobre Gonçalves Dias e o dilema brasileiro.
Um dos maiores intelectuais marxistas da atualidade, o professor é jurista Alysson Mascaro foi vitima de um crime jornalístico operado sem provas. Para falar sobre o episódio, Regina Zappa e Mario Vitor conversam com Mascaro, autor do livro Crítica do Cancelamento, em que descreve a saga da perseguição em que foi envolvido visando afastá-lo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da vida pública.
Logo após o final da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop30) realizada em Belém em novembro, o Congresso Nacional derrubou 56 dos 63 vetos aplicados pelo governo Lula à Lei do Licenciamento Ambiental, o chamado PL da Devastação, deixando o país sem muitas das suas proteções ambientais. Para fazer um balanço da Cop30 e falar do PL da Devastação, Mario Vitor e Regina Zappa recebem a jornalista Claudia Antunes, da revista Sumaúma, que cobriu toda a reunião de Belém.
O brasileiro lê cada vez menos e há pouco incentivo público para a leitura. Livreiros e livreiras de São Paulo estão se unindo e organizam a resistência com as inúmeras livrarias de rua. Para falar sobre isso, Mario Vitor e Regina Zappa convidam os livreiros João Varella e Tereza Grimaldi.
O STF deliberou por unanimidade que o ministro Alexandre de Moraes estava correto ao decretar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, recolhido à Polícia Federal. Para conversar sobre essa decisão e suas consequências, Regina Zappa e Mario Vitor recebem o jurista Fernando Fernandes. O que vem agora?
No ano da França no Brasil e do Brasil na França, as cidades de Nantes e Rio abraçam a diáspora africana. Para conversar sobre o evento que une Congado e Afrofuturismo e abre no Rio dia 22 de novembro, Mario Vitor e Regina Zappa convidam a curadora Daniele Ramalho, atriz e gestora cultural, e a congadeira e pesquisadora Capitã Pedrina.
Como tenente do Exército, o economista Celso Furtado serviu na Segunda Guerra em nome do Brasil como oficial de ligação com os Aliados na luta contra as tropas nazifascistas na Europa. Sobre o tema, Regina Zappa e Mario Vitor recebem Rosa Freire d'Aguiar, organizadora de "O Tenente", livro com os relatos de Furtado sobre esses momentos junto aos pracinhas.
O Brasil está preocupado com seus idosos. O tema da prova do Enem deste domingo foi o etarismo e os desafios do envelhecimento no país. Mario Vitor e Regina Zappa recebem o jornalista Jorgemar Felix, professor da pós-graduação em Gerontologia da USP e atualmente pesquisador de pós-doutorado no Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS, em francês), em Paris, com bolsa da Fapesp. É autor dos livros “Viver Muito” (ed Leya) e “Economia da Longevidade” (ed Aller).
Os jornalistas Mário Vitor Santos e Regina Zappa recebem convidados especiais e analisam os principais fatos da conjuntura.
Na cobertura intensamente emocional e pouco esclarecedora da ocupação nas favelas do Alemão e Penha, o Jornal Nacional merece atenção especial. Também as pesquisas de opinião exercem forte impacto. Para falar a respeito, Regina Zappa e Mario Vitor recebem Eliara Santana, jornalista, doutora em Estudos linguísticos e pesquisadora do Observatório das Eleições.
Diante da operação policial mais letal jamais efetuada em favela no Rio de Janeiro, Mario Vitor e Regina Zappa convidam Itamar Silva, ativista social, militante do Movimento de Favelas do Rio de Janeiro, morador da favela Santa Marta para falar sobre o massacre no Complexo do Alemão e da Penha. Itamar foi diretor do Ibase e atualmente trabalha como pesquisador na Universidade da Cidadania da UFRJ.
Sábado passado, dia 25 de outubro, na Catedral da Sé, em São Paulo, durante ato em memória de Vladimir Herzog, a presidente do Supremo Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha, pediu perdão pelos crimes da ditadura. Mario Vitor e Regina Zappa conversam com a jornalista Denise Assis sobre as implicações desse ato de coragem.
A Argentina vai às urnas neste domingo para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Para conversar sobre essa votação, que pode definir se o governo de Javier Milei afunda em agonia ainda maior, Regina Zappa e Mario Vitor recebem a correspondente do 247 no país, a jornalista Marcia Carmo.
Grande nome do jornalismo de humor, Apparício Torelly, o Barão de Itararé, ganhou um documentário-comédia que narra feitos e desfeitos do barão e do Brasil. Mario Vitor e Regina Zappa entrevistam os diretores Renato Terra e Arnaldo Branco do filme “O Brasil que não Houve - As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas”. Apparício Torelly, também conhecido como Apporelly, comandava o jornal “A Manha”, uma publicação hilária que satirizava a imprensa, os costumes e os políticos, no estilo do Pasquim, Casseta & Planeta e Sensacionalista.