All content for Reportagem is the property of RFI Português and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Acompanhe os repórteres da RFI em conteúdos que ilustram o pulsar do mundo na sua diversidade.
Yetuedu, junta “yetu”, que em suaili quer dizer “nossa”, com “edu”, de “educação”. Assim, Yetuedu é o nome da plataforma angolana que quer oferecer uma nova experiência de redes sociais. Direccionada para a educação contínua e para o desenvolvimento académico, pessoal e profissional de jovens e adultos africanos, a Yetuedu apresenta-se como uma plataforma de aprendizagem social.
Timor Leste acaba de assinalar 50 anos da invasão indonésia, a 7 de Dezembro, um acontecimento ocorrido logo a seguir à proclamação da independência a 28 de Novembro de 1975, após séculos de presença portuguesa.
Juliette Chaignon deslocou-se a Timor Leste e falou com dirigentes que protagonizaram a luta de um povo independente apenas desde 2002.
Na Guiné-Bissau, a instabilidade política instalada desde a tomada de poder pelos militares poderá comprometer o sector do turismo, até aqui considerado promissor. Restauradores, gestores e vendedores manifestam preocupação quanto ao futuro. Apreensão essa partilhada por economistas, que veem neste regime militar a ausência de condições para garantir a estabilidade e a segurança indispensáveis ao bom funcionamento das actividades turísticas.
Bissau acolhe, entre 17 de Novembro e 7 de Dezembro, o Festival Djintis – Festival Internacional de Artes Cénicas de Bissau. Serão apresentados vários espetáculos, oficinas e residências em diferentes espaços da cidade, transformando Bissau num verdadeiro palco XXL.A edição deste ano inspira-se nos elementos Terra e Fogo para orientar a programação, que assume uma dimensão panafricana e internacional, com o objetivo de reforçar os laços comunitários num contexto global marcado pela divisão.
A Companhia de Dança Contemporânea de Angola prepara-se para celebrar 34 anos de actividade e é a única Companhia de Dança profissional no país.
Recentemente, a Companhia, que tem como directora artística e fundadora a bailarina e coreógrafa Ana Clara Guerra Marques, fez uma digressão que passou por diversas cidades de Portugal e Espanha.
Desde creches, até recolha do lixo aos esgotos, a cidade de Paris tem 53 mil trabalhadores que ajudam a cidade a funcionar todos os dias. Isto de faz da cidade de Paris um dos maiores empregadores da região, mas também que permite a quem não terminou os estudos secundários ter uma carreira longa com formação ao longo da vida.
O Museu Nacional da Marinha, em Paris, acolhe a exposição "Magalhães, uma viagem que mudou o Mundo" até Março e leva os visitante numa visita imersiva pelo périplo da circum-navegação, explicando as dificuldades da primeira travessia do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e desvendando mais sobre a figura mítica de Fernão de Magalhães.
O Festival Internacional de Cinema DocLisboa encerra este Domingo 26 de Outubro a sua 23ª edição. O festival que arrancou a 16 de Outubro na capital portuguesa com a exibição do filme With Hasan in Gaza, de Kamal Aljafari, e vai encerrar com A Árvore do Conhecimento, de Eugène Green, tem sido rico em momentos para ver, pensar, discutir e até mesmo criar filmes.
Timor-Leste vai passar a integrar a ASEAN, a organização do Sudeste Asiático, que proporciona livre comércio na região e promove laços mais estreitos entre países vizinhos. A cimeira da ASEAN começa no domingo, dia 26 de Outubro e vai decorrer até dia 28 de Outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia, e Timor-Leste diz estar pronto para integrar este bloco.
O grupo hoteleiro sul-africano HBD anunciou nestes últimos dias a sua intenção de pôr fim aos seus investimentos turísticos no Príncipe, alegando não se "sentir mais bem-vindo" na ilha. Esta decisão levou o governo local e o executivo nacional a procurar um entendimento com aquele que é o principal investidor daquele território, com centenas de empregos em jogo.
A compositora e pianista luso-angolana, é a primeira artista portuguesa a integrar a colectânea oficial do “Piano Day”, para onde compôs o tema “Translucente”. “Albúm de Retratos” é o nome do EP de apresentação de Gisela Mabel e foi distinguido como “Jazz Album Of The Year”, pelo SoloPiano.
“Imagens da Guiné-Bissau: Memória, Consciência e Futuro” é o nome do ciclo de cinema que reúne uma selecção de filmes que reflectem sobre o passado colonial e a identidade guineense, mas também são ferramentas para pensar o presente e perspectivar o futuro. Até 18 de Outubro, o Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, recebe, em parceria com a Casa da Cultura da Guiné-Bissau, o Ciclo de Cinema cuja selecção de filmes teve a curadoria de Onésio Soda e Welket Bungé
"Meu Gastoso, Minha Gostosa, Meu Amor – Crónicas íntimas", é o mais recente livro de Rafael Branco lançado em Portugal.
A obra marca a estreia do Embaixador, professor universitário e político são-tomense num universo onde o escritor, de forma envolvente, nos faz entrar no fluxo de seiva que alimenta a árvore da condição humana e da intimidade do arquipélago.
Na cidade alentejana de Mértola, sul de Portugal, a Escola Profissonal ALSUD acolhe um grupo de jovens provenientes de Cabo Verde.
O correspondente, Luís Guita, esteve no local a falar com a equipa docente e com os e as alunas.
Ser bombeiro “É uma profissão nobre.” ... “É estar lá no momento que o próximo precisa mesmo.” Mussa Embaló nasceu na Guiné-Bissau e é 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mértola, no Alentejo, sul de Portugal. Na entrevista com Luís Guita, entre outros temas, fala-se da Guiné-Bissau e da carreira de bombeiro voluntário,
São Vicente vive a consequência da tempestade Erin que se abateu sobre a ilha no passado dia 11 de agosto. Dezenas de famílias desalojadas, comércios que perderam praticamente tudo, edifícios públicos parcialmente destruídos. Em São Vicente toda a população sente os efeitos desta tempestade. Enquanto muitas famílias continuam a retirar a lama que invadiu as casas, vários cidadãos limpam as ruas lamancentas.
Vânia Baptista, investigadora cientifica portuguesa, venceu um prémio internacional da UNESCO com um estudo nunca realizado até então sobre um peixinho endémico de São Tomé e Príncipe. O projecto da investigadora do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) e professora auxiliar convidada da Universidade do Algarve une ciência, comunidades locais e instituições de São Tomé e Príncipe e foi distinguido com o Prémio Mário Ruivo 2025.
Em Loures, nos arredores de Lisboa, a Câmara Municipal demoliu mais de 50 barracas no bairro do Talude Militar, deixando centenas de pessoas sem casa. A operação levantou protestos e críticas, nomeadamente do deputado municipal eleito como independente pela CDU, Kedy Santos, também membro do movimento Vida Justa, que acusou a autarquia de actuar por motivações eleitoralistas e defendeu que a luta dos moradores reflecte a crise habitacional que afecta Portugal.
Nas roças de São Tomé e Príncipe ainda há contratados que chegaram ao país para trabalhar nas roças antes da independência. A maior parte vive em condições precárias, com uma reforma muito baixa, já que os anos em que trabalharam para a potência colonial não contam para as autoridades são-tomenses e Portugal não lhes dá qualquer compensação. Em Água Izé, que chegou a ser uma das maiores roças do país, a RFI falou com dois contratados e com uma professora que está a tentar mudar esta situação.
A longa-metragem, já premiada, é um testemunho único que nos faz atravessar séculos de história da música guineense.
Com uma carta de marear muito própria, Nteregu já regista rotas marítimas, ou de apresentações (como preferirem) que podem ir , por exemplo, de Bissau a Nova Iorque ou de Lisboa a São Paulo.
Nteregu é, afinal, a nau Rainha da Música Guineense que é também um ponto de viragem pela abertura que permite ao conhecimento de parte do património cultural e imaterial da Guiné-Bissau.