
Conversa sobre O Riso, seu recente projeto onde o artista ensina uma IA (inteligencia artificial) ou seja uma maquina a rir e tornou-se um vinil com esse processo.
Gabriel Francisco Lemos (1988, vive e trabalha em São Paulo, Brasil) é compositor, artista multimídia e pesquisador. Já se apresentou e teve composições estreadas em festivais, eventos e exposições no Brasil, Londres, Chile, Mônaco e Portugal. Lemos trabalha no cruzamento entre as artes performáticas e a composição instrumental e eletrônica em diferentes contextos. Sua pesquisa tange a relação entre o sonoro e a mediação tecnológica em diálogo com a teoria da informação, a implementação de sistemas complexos e de práticas micropolíticas. Desde 2010 participa ativamente do circuito de música experimental, improvisação livre e arte sonora brasileira. Entre 2013 e 2016, colaborou com o Grupo de Percussão da Universidade de São Paulo (PIAP), compondo peças de percussão para diversas formações e organizando concertos públicos. Desde 2019 faz parte do GAIA – Grupo de Arte e Inteligência Artificial em parceria com o Center for Artificial Intelligence (C4AI/INOVA-USP). Atualmente, Lemos é doutorando pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde pesquisa a implementação de redes neurais para síntese sonora e processos composicionais.
Apresentação: Julia Morelli
Vinheta: Gezender
Ediçao de Som e estudio: 42 Studios
Arte Giovanna Langone
Esse podcast tem o apoio da Near Protocol e foi produzido em parceria com a ArPa, feira de arte em sua primeira edição (junho de 22).