Alessandra Orofino, Diretora Executiva da Peri e co-host do podcast Calma Urgente.
Day Molina, Estilista, Fundadora da NALIMO.
Fernanda Simon, Diretora Executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil.
Luciana Brafman, CEO da Time to Act Entertainment.
Mediação: Mariana Ribeiro, Cofundadora e CEO de CLARICE.
Como a moda, a arte e o audiovisual podem reinventar o imaginário sobre a crise climática? Este painel explora como diferentes formas de expressão podem comunicar mensagens de maneira envolvente e transformadora, inspirando mudanças comportamentais em larga escala.
Carlos Lopes, Coordenador de projetos socioambientais da VEJA Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color.
Nilva da Cunha de Lima, Agricultora familiar, seringueira e presidente da COPASFE.
Rafael Pieroni, Coordenador para a América Latina da Earthsight.
Mediação: Ana Paula Alfano, Editora no Reset, veículo de jornalismo independente especializado em negócios de impacto .
Quando a moda olha para a floresta, enxerga também as pessoas que a protegem. Este painel discutirá a urgência do compromisso da moda contra o desmatamento, os desafios da rastreabilidade, o cultivo responsável do algodão e a distribuição justa de valor na cadeia produtiva.
Carol Barreto, Artista e ativista. Criadora do Conceito de Modativismo, Professora do Departamento de Estudos deGênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.
Zinzi de Brouwer, Diretora criativa e fundadora do Studio Palha.
Mediação: Julia Vidal, Designer gráfico e de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras
Este painel destaca o poder do design como agente de transformação social e territorial, promovendo inclusão e visibilidade. A moda, construída de forma coletiva, é apresentada como caminho para fortalecer ancestralidades e dar protagonismo a comunidades historicamente subrepresentadas.
Andreia Monteiro, Diretora Executiva do Instituto-E.
Antonia Mascarenhas, Diretora Global de Educação da Parley for the Oceans.
Orr Yarkoni, Cofundador e CEO da Colorifix.
Mediação: Clarissa Magalhães, Cofundadora da Regenerative Fashion Futures, Apresentadora da Raízes do Propósito e Colaboradora da Revista Têxtil.
Este painel explora como ciência e inovação estão contribuindo para o futuro da moda sustentável. Serão apresentadas soluções escaláveis que ajudam a reduzir a pegada ambiental e promovem práticas mais responsáveis no setor.
Isabella Luglio, Gerente de pesquisa do Fashion Revolution Brasil.
Serão apresentados insights exclusivos do Índice de Transparência da Moda Brasil – Edição Clima, além de dados inéditos do relatório What Fuels Fashion 2025.
Fe Cortez, Comunicadora socioambiental, palestrante, ativista da regeneração, artista, fundadora da Menos 1 Lixo
Uma reflexão sobre como a manualidade nos convida a resgatar o tempo do fazer, estimulando criatividade, ética e reconexão em um mundo marcado pelo hiperconsumo e pela efemeridade.
Ronald van der Kemp, Designer de moda e fundador da RVDK .
Thayná Soares, Modelo internacional e fundadora da Thayná Caiçara.
Mediação: Yamê Reis, Fundadora e diretora executiva do Rio Ethical Fashion.
O encontro entre Thayná Soares e Ronald van der Kemp mostra como a moda pode ser um veículo de histórias e transformações, ao unir bordados artesanais brasileiros à alta-costura sustentável. A colaboração é marcada pelo upcycling, pela reciclagem criativa de tecidos e pela valorização de mulheres bordadeiras em um dos palcos mais prestigiados do mundo da moda, reforçando que luxo e propósito podem caminhar juntos.
Elijane Nogueira, Fundadora da YanciãRenato Imbroisi, Designer e fundador do IRI (Instituto Renato Imbroisi).
Rodrigo Tremembé, Diretor criativo da marca de vestuários indígenas Tremembé.
Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais.
Mediação: Clarissa Magalhães, Cofundadora da Regenerative Fashion Futures, Apresentadora da Raízes do Propósito e Colaboradora da Revista Têxtil
Este painel vai abordar o papel da bioeconomia como um modelo de produção baseado no uso de recursos naturais renováveis, na valorização da biodiversidade, e da moda regenerativa na construção de cadeias sustentáveis, circulares e inclusivas. Os participantes exaltarão a liderança do Brasil em soluções regenerativas que unem ancestralidade, conservação ambiental, inovação e design.
Lilyan Berlim, Autora, Pesquisadora, Professora na ESPM e IED e Consultora no SEBRAE-RJ.
Uma reflexão sobre a urgência de repensar a moda em modelos circulares, capazes de reduzir desperdícios, regenerar recursos e criar um futuro mais sustentável para o setor.
Camila Zelezoglo, Gerente de Sustentabilidade e Inovação na Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
(Abit) Daniela Heijo, Cofundadora da Ecocitex e da Travieso.
Mediação: Laura Madalosso, Designer para sustentabilidade e cofundadora da Cora Design.
Este debate apresenta um modelo exemplar de negócio circular, localizado a poucos quilômetros do deserto do Atacama, com o objetivo de recuperar resíduos da cadeia da indústria da moda. Também serão destacados exemplos de iniciativas brasileiras que promovem a circularidade. O painel reforça que a moda circular é um modelo de negócio que deve caminhar lado a lado com o repensar do consumo e da produção excessiva.
Eduardo Ferlauto, Diretor de Sustentabilidade da Lojas Renner e diretor executivo do Instituto Lojas Renner.
Victoria Santos, Gerente do eixo transição energética, industrial e de transporte no Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Mediação: Ana Paula Alfano, Editora no Reset, veículo de jornalismo independente especializado em negócios de impacto.
Mais que um debate sobre a COP30, este painel é um convite para enxergar o futuro: como empresas podem transformar desafios em vantagem estratégica e o que devemos esperar do Brasil na COP da implementação.
Neste primeiro episódio, trazemos para o debate três plataformas que fomentam a Moda e seu poder criativo através de pequenos negócios inovadores que estão mudando o cenário nacional: Sebrae, Nordestesse e Brasil Eco Fashion Week.
Temas como empreendedorismo responsável, resgate de saberes ancestrais, igualdade de gênero e diversidade racial, estão presentes nessa conversa que valoriza a cultura brasileira e promove e incentiva os valores socioambientais na construção das novas marcas.
Esse episódio é assinado pelo nosso patrocinador Sebrae.
Mediação- Yamê Reis (REF)
Kamila Merle- gestora de Moda do Sebrae
Rafael Moraes- Diretor Executivo do Brasil Eco Fashion Week
Daniela Falcão- jornalista, fundadora da plataforma Nordestesse
Regeneração é um termo que vem sendo muito usado quando se fala de sustentabilidade. Neste episódio, vamos entender o que ele significa e como a cadeia de valor da indústria da moda pode atuar e contribuir para a regeneração da biodiversidade investindo em fibras e processos produtivos regenerativos de biomas devastados pelas monoculturas.
Esse tema se relaciona com o conceito de Economia Solidária, onde os agentes criam um ecossistema econômico no qual todos ganham de forma justa, e investem os lucros em benefício da própria cadeia produtiva.
Prepare-se para pensar fora da caixa e entender novas formas de geração de riqueza para as pessoas e para o planeta.
Mediação-Yamê Reis e Lilly Clark (REF)
Nelsa Nespolo- Presidente e cofundadora da Justa Trama
Beto Bina- cofundador da Farfarm.
O foco dessa conversa é mostrar o pioneirismo do Instituto E e seu papel na costura das parcerias em prol do desenvolvimento de produtos com aspectos e critérios de sustentabilidade. De mãos dadas com a Osklen, vem desenvolvendo uma cadeia produtiva que atua de forma colaborativa na criação de produtos de alta eficiência, que reduzem o impacto no uso de matérias químicas nocivas as pessoas e ao meio ambiente. A Quimica Inteligente é um dos elos dessa cadeia, uma empresa que existe para trazer inovações e soluções em preparações químicas sustentáveis para a indústria têxtil.
Mediação- Yamê Reis (REF)
Mariana Maia- fashion designer na Osklen
Mariana Bazzoni- diretora executiva do Instituto E
Clayton Roberto- fundador da Química Inteligente
Neste episódio, você vai conhecer dois designers apaixonados por Moda. Thomaz Azulay é um jovem descendente de uma família de criadores que marcaram uma época na moda carioca: seu pai Simon Azulay, fundador da Yes Brasil, e Davi Azulay, seu tio e criador da Blue Man. Thomaz fundou a The Paradise e resgatou o espírito livre, diverso e festivo da moda brasileira.
Manoela Carvalho retornou ao Brasil após trabalhar na icônica Balenciaga em Paris, e com Christopher Kane, em Londres. Na Europa, ela adquiriu o hábito de revirar roupas em brechós para pesquisas de coleções e ao voltar ao Brasil fundou o Acervo Vintage, onde exerce sua paixão por resgatar roupas e acessórios com história.
Mediação- Yamê Reis e Lilly Clark (REF)
Manuela Carvalho- estilista e fundadora da Acervo Vintage
Thomaz Azulay- diretor criativo e co-fundador da The Paradise
Neste episódio, debatemos de que modo as marcas de moda podem cumprir as metas da ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis. Quais compromissos envolvem atitudes responsáveis de consumo? Resgatar roupas que seriam descartadas, compensar o alto volume de produção com ações de reflorestamento, e questionar as necessidades de consumir mais um objeto-desejo, são alguns pontos trazidos para o debate. Não tem solução simples, mas agir para reduzir, reutilizar e repensar é uma urgência no cenário mundial.
Mediação- Yamê Reis (REF)
Giovanna Nader- comunicadora, autora e podcaster
Larissa Greven- fundadora da Oficina Muda
Taciana Abreu- head de sustentabilidade do Grupo Soma
A Comunicação e a Educação andam de mãos dadas quando se fala de Moda Ética. Contar quem faz as nossas roupas e de que modo as comunidades e as trabalhadoras são afetadas pelos negócios da moda, tem sido um desafio tanto para ativistas quanto para empreendedores. A transparência das informações é um importante instrumento de combate ao greenwashing, uma prática que ameaça o avanço da moda responsável e prejudica o consumidor-cidadão com falsas narrativas.
Mediação- Yamê Reis (REF)
Fernanda Simon:-diretora executiva do Fashion Revolution Brasil
Fernanda Gomes- head de comunicação da VERT
Cíntia Félix-fundadora de AzMarias
Neste episódio, discutimos como a indústria da moda brasileira pode e deve reduzir suas emissões de carbono, tornando-se uma importante aliada na luta contra as mudanças climáticas. O setor da moda é responsável por até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, superando até mesmo os setores de aviação e transporte marítimo juntos. As emissões indiretas de escopo 3, que ocorrem ao longo de toda a cadeia de valor e durante o consumo, são a principal fonte de emissões na indústria da moda, tornando crucial uma avaliação abrangente de toda a cadeia de produção.
No episódio, investigamos estratégias para descarbonizar a moda brasileira, envolver fornecedores na redução de emissões e promover boas práticas de sustentabilidade. Nossas convidadas compartilham experiências bem-sucedidas e exemplos inovadores que ajudarão a moldar o futuro sustentável da indústria da moda brasileira.
Mediação-Carol Perlingiere-(REF) Diretora de Integração ESG da Verability
Camila Zelezoglo - Coordenadora de sustentabilidade e inovação da Associação Brasileira da Industria Textil e de Confecção (ABIT)
Emily Ewell- Cofundadora & CEO da Pantys
Isabella Barbieri- Head de operações da Alme
Neste episódio debatemos a ideia de que lucro e sustentabilidade não são conceitos divergentes. Nos provocamos a repensar nosso modelo econômico, a questionar o crescimento sem limites, e o uso de recursos naturais olhando para o conceito de circularidade. Nesse novo paradigma, empresas como Tátil, Sistema B e EcoSimple não apenas se destacam, mas também nos mostram um caminho viável para um futuro em que a prosperidade e o bem-estar coletivo caminham lado a lado. Uma realidade onde o sucesso não é mais medido apenas em termos de lucro, mas também pelo impacto positivo que geram no mundo.
Mediação- Lilly Clark (REF)
Amanda Gebara –Head de Estratégia na Tátil Design
Claudio Rocha – Designer e cofundador da EcoSimple
Juan Domingues – Gerente de Relacionamento e Causa no Sistema B
Neste episódio, mostraremos o papel da moda que transcende seu papel econômico e influencia nossa cultura e sociedade. Como um dos maiores empregadores globais, especialmente para mulheres - com até 80% de sua força de trabalho composta por elas - a indústria enfrenta desafios significativos relacionados à desigualdade de gênero. A responsabilidade social passa a ser um pilar fundamental, e marcas como Projeto Fio e IMPT! buscam ser agentes de transformação social, promovendo bem-estar e empoderamento para mulheres em suas comunidades. Empresas de capital aberto, como a Farm do Grupo Soma, investem em educação e capacitação, reconhecendo o seu papel na promoção de mudanças sociais. Ouviremos histórias inspiradoras de como a moda tem potencial de se tornar um farol de esperança ao abraçar a responsabilidade social e promover um futuro em que estilo e ética coexistem.
Mediação- Lilly Clark (REF)
Carolina Rocha – cofundadora e designer na IMPT!
Diego Francisco – head de marketing na Farm
Mariana Bittencourt – Cofundadora e arte terapeuta no Projeto Fio