Nossa tradicional reflexão de 2025 e o que esperar de 2026 no carnaval de Santos e de São Paulo.
Hoje recebemos o Dinei para discutir os sambas do Acesso 1. Será que teremos um Hope de Ouro?
Trazemos Miguel Fortunato (Rádio Arquibancada) para compor nosso conceito Hope de sambas, do Grupo Especial. Será que teremos um Hope de Ouro?
Em formato de áudio, um resumo de nossas postagens sobre os enredos do Acesso 1, da cidade de São Paulo.
Em um carnaval de assimetrias, o ano de 2006 ocasionou um bicampeonato com ares de afirmação de uma nova marca do carnaval de São Paulo: o gigantismo alegórico e as escolas tentando se adaptar a essa realidade.
Créditos de Imagens:
Império de Casa Verde: Robson Ventura/Folha ImagemVai-Vai: Almeida Rocha/Folha ImagemMocidade Alegre: Almeida Rocha/Folha ImagemVila Maria: Ayrton Vignola/Folha Imagem
Encerrando nossa reflexão de cidade, observamos como a formação de zoneamento da cidade ocasionou uma realidade diferenças e desigualdades, que perduram até os dias atuais.
Nesses 200 episódios, o Sampa Samba sempre teve o compromisso de pensar o carnaval de São Paulo junto com a cidade. Esse é o tema de nosso episódio especial.
Um pouco da importância do trabalho pioneiro de Olga Von Simson, em especial sua obra "Carnaval em Branco e Negro", que mapeia o começo e consolidação do carnaval em São Paulo.
Hoje fazemos um questionamento sobre estética, beleza, conceitos de filosofia e de cultura popular. E também um pouco de provocações!
Como adoramos uma tradição, o Ângelo retorna para dá sua impressão inicial dos enredos de São Paulo.
Hoje falamos dos oito enredos do Especial de Santos, com a participação do Claudinho, do Santos Carnaval.
Sendo uma cidade carnavalesca desde sempre, Santos se projetou nos Anos 40 em um período de consolidação de uma identidade foliã em diferentes grupos e formatos.
No episódio de hoje, falamos dos desfiles amazônicos da Brasil, em 2007 e da Amazonense, em 2009, ambos campeões.
Desde o final de 2024, o IPHAN reconheceu o samba de bumbo, do Estado de São Paulo, como um patrimônio imaterial nacional, se tornando a terceira vertente do mesmo gênero reconhecida no país. Esse é o tema de nosso episódio de hoje.
Hoje começamos, de maneira empírica, a falar dos enredos das escolas de samba de Santos e de São Paulo, para o carnaval de 2026, em uma perspectiva de rumos a serem tomados.
Um homem crítico, artista da maior desenvoltura e um dos melhores compositores de São Paulo. Nesse episódio, com participação do Dinei, falamos de Jangada, compositor de sambas inesquecíveis.
Em um trabalho pioneiro, iêda Marques Britto traça as relações de sociedade, cidade e étnicas na formação do samba de São Paulo, entre 1900 e 1930.
Afinal, o enredo de temática negra saturou em São Paulo? Este é o tema central desse episódio que de forma analítica e reflexiva, traz o tema em um olhar histórico.
Hoje falamos dos sorteios de São Paulo e de Santos, no Sampa News do mês de Maio.
No primeiro episódio de nossa nova série "Mulheres Pioneiras", falamos da obra pioneira sobre o carnaval de São Paulo, no viés de trabalho.