Home
Categories
EXPLORE
Music
True Crime
Comedy
Society & Culture
Education
Technology
History
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts211/v4/6e/7e/99/6e7e99b0-ff94-5d42-f620-8e4f3034b25f/mza_11378347706852694470.jpg/600x600bb.jpg
Sefaz Conecta
Ascom Sefaz-SP
175 episodes
5 days ago
O podcast Sefaz Conecta é um conteúdo em áudio que traz toda semana uma nova entrevista com convidados da própria Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo ou especialistas em assuntos ligados à Sefaz. O objetivo é fazer conexões! Para que os fazendários se conheçam melhor e entendam um pouco mais sobre as atividades uns dos outros. Os entrevistados também trazem curiosidades, como o que fazem fora do trabalho, criando assim uma empatia entre os colegas, que pode trazer inúmeros benefícios nas relações internas e entre pessoas de áreas diferentes.
Show more...
Government
RSS
All content for Sefaz Conecta is the property of Ascom Sefaz-SP and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
O podcast Sefaz Conecta é um conteúdo em áudio que traz toda semana uma nova entrevista com convidados da própria Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo ou especialistas em assuntos ligados à Sefaz. O objetivo é fazer conexões! Para que os fazendários se conheçam melhor e entendam um pouco mais sobre as atividades uns dos outros. Os entrevistados também trazem curiosidades, como o que fazem fora do trabalho, criando assim uma empatia entre os colegas, que pode trazer inúmeros benefícios nas relações internas e entre pessoas de áreas diferentes.
Show more...
Government
Episodes (20/175)
Sefaz Conecta
#T10E22 - Sefaz Conecta com Michel Alves: um fazendário com os pés em Ribeirão Preto e o olhar no planeta

Nesta semana, o podcast Sefaz Conecta chega ao 22º episódio da sua 10ª temporada trazendo a história inspiradora de Michel Demes Alves, auditor fiscal lotado na Supervisão Compliance Setorial - Máquinas e Equipamentos, da DIFIS – Diretoria de Fiscalização.

Carioca de origem, engenheiro por formação e apaixonado por geografia, Michel traz no currículo passagens por plataformas de petróleo, Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e Secretaria da Fazenda do município carioca, até se encontrar de vez na Sefaz-SP — onde atua desde 2002 e construiu uma trajetória marcada pela técnica, sensibilidade e espírito colaborativo.

Na conversa, ele relembra com bom humor os primeiros dias na DRT de Ribeirão Preto — quando os auditores da FDT (Fiscalização Direta de Tributos) dividiam dois computadores 286 e máquinas de escrever em um galpão improvisado — e narra sua experiência no Projeto Piloto de Compliance Setorial, uma iniciativa inovadora de fiscalização orientada à conformidade tributária, que abriu caminho para o novo desafio: a SEFEM, Supervisão Executiva voltada ao monitoramento de grandes contribuintes.

Entre reflexões sobre o futuro, lembranças da adolescência na Serra da Mantiqueira e suas andanças pelo mundo (reais e virtuais), Michel também compartilha seu lema de vida — “Viva e deixe viver” — e pede que a trilha sonora do episódio seja “O Sal da Terra”, de Beto Guedes, música que sintetiza sua visão de mundo: “Estamos todos nesta única casa que é o planeta Terra. Com amor, juntos, podemos fazer deste mundo um lugar melhor, cheio de paz”.

Ouça agora no Sefaz Conecta e conheça a história de quem carrega a missão fazendária com orgulho e empatia — sem nunca deixar de olhar para o céu.

Show more...
4 months ago
28 minutes 38 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP21 - Sefaz Conecta com Márcio Araújo: Inteligência, monitoramento, dados, DTC-1, FDT, CIRA, Vasco, família e “se meu fusca falasse”

Quer saber como é o trabalho de inteligência da Diretoria de Fiscalização (DIFIS) da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP)? Então, fique ligado neste 21º episódio do Sefaz Conecta com o auditor fiscal Márcio Rodrigues da Costa Araujo, da Assistência Fiscal de Monitoramento e Inteligência (AFMI). “O nosso desafio principal é o combate à fraude fiscal estruturada e que por si só não tem uma receita de bolo. Hoje a gente tem diversas infrações, não só de sonegação fiscal, evasão fiscal mas também temos grandes grupos que se reúnem de forma indevida para fraudar o tributo", explica.

Ele diz também que nem todo trabalho da Inteligência resulta em operações de fiscalização externa, até mesmo porque a AFMI também faz o monitoramento dos contribuintes. “Quando você trabalha num setor de manutenção, você tem uma manutenção preventiva e uma manutenção corretiva. E a área de monitoramento trabalha, vamos dizer assim, mais próxima ao fato gerador de uma irregularidade, de uma fraude, te diria que é um grande escudo, para evitar que ocorram a fraude e caso ela ocorra, você identifique logo no primeiro momento, sem a necessidades de desencadear uma operação na rua".

Além de detalhar todo o processo de organização de uma operação de combate à fraudes fiscais, Márcio conta como feita a escolha do nome da ação, quando é necessária a participação de outros órgãos do Estado – como as Polícias Civil e Militar - e também explica o trabalho conjunto com o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos no Estado de São Paulo (CIRA/SP).

Natural do Rio de Janeiro e torcedor do Vasco da Gama, ele é engenheiro de Produção e boa parte da sua trajetória profissional foi na Petróleo Ipiranga, onde trabalhava na área de lubrificantes com foco em marketing, novos produtos e aplicação.

Márcio descobriu recentemente um hobbie do qual já está apaixonado: “Tenho um VW/Fusca 86 placa preta, que é um excelente passatempo e que ganhei da minha filha"". Inclusive, ele já se programa participar de um Encontro Nacional de Fusca, no interior paulista. “Transmiti isso para minha filha e hoje ela só quer andar no fusca".

O Sefaz Conecta está no ar. Conecte-se com a gente!​ 

Show more...
4 months ago
42 minutes 28 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP20 - Sefaz Conecta com Rogério Vieira: Despesa de Pessoal, Capital, Campinas, folha de pagamento, atendimento aos servidores, livros, música e ferramentas

Neste 20º episódio do Sefaz Conecta você vai conhecer a história de um servidor que está há 40 anos na Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP). Rogério Vieira, diretor técnico da Divisão de Despesa de Pessoal VI, da Regional de Campinas, trabalha com a execução de folha de pagamento de servidores do Estado, hoje em especial os da Secretaria de Educação. “Sou da época em que no momento da posse fazíamos individualmente um juramento sob um livro, sempre levei muito a sério esse tipo de atitude onde você se compromete a zelar e honrar as funções para as quais está sendo nomeado", recorda.

​Ele ingressou na Sefaz-SP em outubro de 1985 e durante os primeiros 14 anos seu expediente foi na Capital, sempre no mesmo Departamento de Despesa de Pessoal do Estado, começando como Controlador de Pagamento de Pessoal. Também passou pelo cargo de chefe de Seção, e posteriormente, diretor de Serviço. Em 1999, foi convidado a ir para Campinas, assumindo desde então o atual cargo. “Posso relatar que desafios são coisas me movem, que me fazem pensar, refletir, estudar, avaliar e propor soluções para que as nossas atividades sejam realizadas e concluídas com o empenho de toda a equipe", diz Vieira.

Antes de entrar no serviço público, ele trabalhou em um escritório de Advocacia e Contabilidade, iniciando como office-boy quando tinha 15 anos de idade. De lá saiu só para ser fazendário. Mas ao longo dessa jornada, teve várias oportunidades de sair do escritório do primo, mas sempre cobriam sua oferta de salário. “Até que em 15 de outubro de 1985, tivemos uma dupla comemoração no escritório, pelo meu aniversário e pela minha despedida de lá, já que no dia seguinte já assumiria meu cargo na Sefaz-SP."

Fora da vida profissional, Rogério tem uma rotina muito ligada à música e a educação. “Toco saxofone, gosto de ir ao teatro, leitura, viajar, conhecer lugares e culturas diferentes, e também já fiz práticas de mergulho". Ele tem um hobbie não muito comum, que é colecionar ferramentas em casa. “Tenho diversos conhecimentos na área de manutenção residencial, conheço hidráulica, parte elétrica, sei fazer reparos em pisos, azulejos. Já tive épocas em que meus finais de semana possuíam uma agenda lotada de pedidos com essa natureza, mas assim que completei 50 anos idade fiz um propósito em parar com esses atendimentos, e me dedicar a atividades mais suaves que vem sendo a parte musical".

No final deste bate-papo, o diretor técnico da Divisão de Despesa de Pessoal VI presta uma homenagem aos professores por acreditar que na Educação.

O Sefaz Conecta desta semana está no ar! Conecte-se com a gente.

Show more...
4 months ago
27 minutes 49 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP19 - Sefaz Conecta com Fábio Tonhosol: DTIC, projetos, SPC, metodologia SAFe, Planejamento e Orçamento, videoaulas, lua de mel e Teatro dos Vampiros

O convidado deste 19º episódio vem falar sobre o uso da metodologia SAFe (Scaled Agile Framework)  para o gerenciamento de projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).  O especialista de Projetos, Fábio de Toledo Tonhosol, também fala de sua trajetória na Sefaz-SP, que começou em setembro de 2022.

“Como o nosso papel de SPC (SAFe Practice Consultant)  é de mentor/educador,  somos os guardiões da metodologia e  nossa missão é ajudar todo mundo no uso da metodologia SAFe para o gerenciamento de projetos e também dando apoio na produção de conteúdo educacional para disseminar a metodologia para toda a Sefaz por meio da produção de videoaulas”, diz ele.

O especialista conta ainda que, atualmente, acompanha dois produtos na Casa. “São grandes grupos de negócio onde a gente atua desenvolvendo um projeto para eles. Hoje, atuo com Planejamento e Orçamento, que são importantíssimos para a Sefaz. Acompanho nos rituais, nas reuniões”.

Antes de entrar na Secretaria, Fábio passou por mais de 10 empresas de mercados distintos que vão desde a área de educação até a área da saúde, sempre atuando com suporte de TI e gestão de infraestrutura. “Mas com o tempo migrei para a área de projetos, onde sempre há novidades e desafios novos que temos que lidar e nos adaptar”.

Seu principal hobbie é a leitura, prova disso é que ele tem uma pequena biblioteca em casa com livros que foi acumulando ao longo dos anos. Além disso, também costuma relaxar com o videogame ou maratonando séries ao lado da esposa, com quem se casou recentemente. “Ainda estou em lua de mel”:

Para finalizar o bate-papo, Fábio Tonhosol pediu para ouvir trecho da música “Teatro dos Vampiros”, da banda Legião Urbana. “Sempre me interessei por política e pelas questões sociais. Essa música, apesar de antiga, tem uma mensagem que ainda é muito atual, infelizmente. Sei que ainda há muito a ser feito e cada um de nós tem a sua pequena contribuição para que a mudança um dia ocorra de verdade”.

Conecte-se com a gente!

Show more...
4 months ago
20 minutes 3 seconds

Sefaz Conecta
Sefaz Conecta com Milton Okumura Cadesp, Posto Fiscal de Praia Grande, relacionamento com contribuinte, Exército, corridas

O Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo (Cadesp) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem Inscrição Estadual (IE). Venha saber como ele funciona com o auditor fiscal Milton Osamu Okumura Júnior, chefe do Núcleo de Serviço Especializado (NSE) do Cadesp dentro da Delegacia Tributária de ICMS.  “Chefiar o NSE-Cadesp tem sido o maior desafio até agora como auditor fiscal. A gente teve que criar um setor praticamente do zero. Antes da criação da DT-ICMS, cada delegacia fazia as coisas de um jeito um pouquinho diferente. A gente teve que uniformizar esse procedimento. Então, foi bem desafiador", explica. 

Antes de entrar na Sefaz-SP, Milton passou cinco anos no Exército, incluindo três anos trabalhando na tropa e depois na logística de seu quartel.

Na vida social, ele costumava participar de corridas de aventura, corridas de montanha e arriscava também participar de campeonatos de futebol. Mas com a chegada do primeiro filho, tudo mudou em casa. Hoje, gosta mais de viajar com a família, ler e fazer musculação. “Eu me exijo muito no sentido de ser um pai exemplar. Para isso, eu preciso melhorar continuamente como ser humano. Uma criança aprende muito mais pelo o que você faz do que aquilo que você fala para ela", diz Milton.

O 18º episódio do Sefaz Conecta está no ar!

Show more...
5 months ago
20 minutes 52 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP17 - Sefaz Conecta com Raquel Ishi: arrecadação, crescimento econômico, convênio com a London School of Economics, empresa do Japão, impressora 3D e o outro lado de “I will survive”

Quer saber como é feita a previsão de crescimento ou não da arrecadação de impostos do Estado de São Paulo? Então fique ligado neste 17º episódio do Sefaz Conecta com a auditora fiscal Raquel Kaori Ishi da assessoria de Economia e Finanças Públicas, do Gabinete do Secretário da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). “A gente trabalha com muitos dados, dados e mais dados. Estudamos dados fiscais, de nota fiscal, de arrecadação, e tudo que envolve a atividade econômica para poder traçar um diagnóstico da situação do Estado", explica. Além disso, a equipe fica antenada à inflação, crescimento da economia do país, dólar, consumo de energia, entre outros fatores macroeconômicos, sem esquecer de olhar as leis orçamentárias.

Raquel Ishi entrou na Sefaz-SP como analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas (APOFP) em 2010, quando exerceu sua função no antigo Departamento de Controle e Avaliação (DCA), fazendo auditoria interna na área de educação e em programas do Plano Plurianual (PPA). Em 2013, passou no concurso para auditores fiscais e já foi para a então Assessoria de Política Tributária (APT). Ela comenta ainda como funciona o convênio da Sefaz-SP com London School of Economics, uma das principais universidades do mundo em ciências sociais, economia e política. Os ingleses estudam a eficiência das compras públicas por meio dos dados de compras públicas e de notas fiscais emitidas em todo o Estado.

Antes de ser auditora fiscal, a convidada fala de sua vida profissional como engenheira politécnica atuando durante 12 anos numa empresa japonesa de tecnologia, onde desenvolvia equipamentos de telecomunicações, trabalhando inclusive, na sede da empresa no Japão, desenvolvendo equipamentos para infraestrutura de tecnologia celular.

Em casa, Raquel e o marido se divertem com duas impressoras 3D com projetos de impressão. “A fabricante da impressora promove concursos de design e já participamos de alguns concursos, ganhando vários acessórios para impressora. Inclusive, em um concurso tiramos primeiro lugar em um projeto e ganhamos outra impressora", comemora. Esses trabalhos podem ser conferidos na página do casal.

Para encerrar o bate-papo, a auditora escolheu a música “I will survive", da Gloria Gaynor. “Ela fala sobre o empoderamento. No caso, é sobre uma relação afetiva, mas pode ser levada a outros ambientes de vida", opina.

Pronto, agora você não tem mais desculpas por não saber como é feita a previsão de arrecadação do ICMS e outros impostos pelo Governo de São Paulo. Conecte-se com a gente!

Show more...
5 months ago
22 minutes 35 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP16 - Sefaz Conecta com Luiz Fernando Garcia: IPVA, tabela Fipe, isenções, veículos blindados, Pastoral da Família, poliomielite, vacinas e família

Uma aula especial sobre todo o processo que envolve o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) do Estado de São Paulo. Essa é a missão do 16º episódio do Sefaz Conecta com o auditor fiscal Luiz Fernando Garcia, titular da Delegacia Tributária de IPVA, e diga-se de passagem, um dos especialistas da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) quando o assunto é esse tributo.

 “O trabalho do IPVA começa já cedo, a partir de abril com a contratação da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para preparar a tabela de valores de mercado dos veículos para o ano seguinte. Esse levantamento de dados é feito em setembro e dali para frente o nosso trabalho começa a acelerar. Depois disso, temos que preparar o decreto do calendário, a resolução que publica a tabela de valores finais e preparar todo o ambiente de sistemas já para receber o IPVA do próximo ano", explica.

Luiz Fernando ingressou na Sefaz-SP no concurso de 2009, tomando posse do cargo de auditor fiscal em março de 2010 já no setor de IPVA pela antiga Diretoria Executiva de Administração Tributária (DEAT). Também foi juiz substituto do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) durante dois anos e ainda instrutor de cursos na Escola de Governo (Egesp).

Hoje, a Delegacia Tributária de IPVA funciona com a ajuda de mais de 90 auditores fiscais de diferentes regiões do Estado que respondem as demandas vindas do sistema da Fila Única. “Essa centralização das demandas de IPVA garante a padronização dos processos e das respostas aos contribuintes, além de acelerar o atendimento em todo o Estado", diz o delegado.

Além da aula sobre IPVA, Luiz Fernando fala do começo da sua trajetória profissional. Formado em engenheiro mecânico, no início dos anos 1980 ele trabalhou numa pequena empresa que fazia transformações de veículos e produzia uma réplica do lendário Porsche 356C, hoje considerada, como o original, também um clássico. Passou ainda por uma empresa fabricante de material militar, como tanques de batalha, veículos blindados, tratores, jipes e até caminhões usados pelo Corpo de Bombeiros.

 

O convidado de hoje comenta ainda sobre seu trabalho pastoral na Igreja Católica, da importância das campanhas de vacinação – principalmente contra a poliomielite, e dos netinhos.

 

O Sefaz Conecta está no ar!​

Show more...
5 months ago
30 minutes 14 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP - Sefaz Conecta com Graziela Meincheim: Sigef, nova contabilidade, normas internacionais, finanças, Santa Catarina e muay thai

Esta 15ª edição do Sefaz Conecta estreia uma série de episódios especiais sobre a implantação do SIGEF (Sistema de Execução Orçamentária e Financeira) no Estado de São Paulo. Esse especial será publicado sempre na primeira segunda-feira dos próximos meses. E a convidada da estreia é a catarinense Graziela Luiza Meincheim, diretora de Gestão Contábil da Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE). Ela vem falar sobre a nova contabilidade e o processo de implantação do SIGEF.

“A gente está revisitando todos os procedimentos e normas contábeis no sentido de fazer uma aderência aos padrões estabelecidos pelos organismos internacionais que regem as normas contábeis e também as normas estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional. A gente precisa buscar uma harmonização dos procedimentos adotados por todos os entes públicos”, explica.

A diretora menciona ainda que como parte da implantação do SIGEF no governo paulista a STE está revisando todos os relatórios contábeis que subsidiam a tomada de decisão da alta administração e as prestações de contas que são divulgadas à população. “O objetivo é tornar esses relatórios mais simples e compreensíveis”.

Graziela é auditora de finanças do estado de Santa Catarina, onde exerceu suas atividades na Contabilidade do Estado há mais de 20 anos. “Além de exercer outros cargos, atuei em projetos voltados à convergência aos padrões internacionais de Contabilidade, implantação do Sistema de Custos, reformulação do Portal da Transparência do Poder Executivo, Relatórios de Gestão Fiscal e Prestação de Contas do Governador, bem como participei da implantação do SIGEF no estado, desde 2004. Ela chegou à Sefaz-SP em março deste ano.

Neste episódio, Meincheim dá detalhes de sua atuação no governo catarinense, fala de Florianópolis - sua terra natal, e das atividades pessoais como aulas de muay thai, beach tennis e da sua expectativa com relação à nova morada. “Aos poucos vou descobrindo São Paulo”.

O especial SIGEF está no ar!

Show more...
5 months ago
18 minutes 53 seconds

Sefaz Conecta
#T10#EP14 -Sefaz Conecta com Fábio Savella: segurança da Informação, CSIRT, ataques cibernéticos, antivírus, sites fraudulentos, onças e potes de mel

Que tal ficar por dentro do trabalho do CSIRT (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação) da Sefaz-SP? É só você ficar ligado neste 14º episódio do Sefaz Conecta com o líder técnico de Segurança, Fábio Luiz Savella, que está na Fazenda há mais de 20 anos. Aliás, ele é um dos poucos especialistas do assunto no país a receber o certificado CISSP, que significa "Certified Information Systems Security Professional", reconhecido internacionalmente e um dos certificados mais respeitados no mundo.

“A missão do CSIRT é receber, analisar e responder aos incidentes de segurança da informação envolvendo os sistemas computacionais, as redes e domínios da Sefaz-SP, atuando desde a detecção de eventos até a coordenação das ações de resposta”, explica Savella.

De acordo com ele, são mais de sete mil estações de trabalho, entre computadores e notebooks, espalhados pelas unidades da secretaria que precisam de atenção redobrada, minuto a minuto, para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações da Sefaz-SP.

Savella diz que “o nosso CSIRT nasceu na época das Olímpiadas do Rio de Janeiro, quando os especialistas previam que o Brasil ia ser atacado por hackers de todo o mundo , e era preciso reforçar a segurança dos sistemas e agrupar pessoas capacitadas para responder a esses incidentes de uma forma mais rápida que a habitual. Nessa época, o site da Sefaz-SP foi alvo de tentativas de ataques que duraram cerca de 30 horas ininterruptas, com o objetivo de roubar informações da secretaria, mas felizmente eles não conseguiram”.

O convidado de hoje também recorda que, graças ao trabalho do CSIRT, pelo menos 40 sites fraudulentos criados para enganar os proprietários de veículos que iam pagar o IPVA foram tirados do ar no ano passado.

Além de explicar o trabalho da equipe de especialistas do CSIRT, que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, Fábio Savella fala de sua vida pessoal, das suas viagens pelo Brasil afora, da observação de onças no Pantanal, e de uma arapuca chamada “potes de mel” para atrair os hackers desavisados.

 É muita história dos bastidores dos sistemas de segurança cibernética da Secretaria da Fazenda e Planejamento!​

Show more...
5 months ago
42 minutes 5 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP13-Sefaz Conecta com Vitor Noale: Cobrança, gestão de crédito, devedores costumazes, mineração, ouro, MG, natação e churrasco

Mais de R$ 1 bilhão recuperado em 2024 com o pagamento de impostos atrasados em todo o Estado. Quer saber como essa façanha foi alcançada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP)? Então, fique ligado neste 13º episódio do Sefaz Conecta com o auditor fiscal é ​Vitor de Castilho Noale, supervisor executivo de Cobrança e Recuperação de Dívidas da Delegacia Tributária de Cobrança.  “Estamos tendo um crescente aumento da arrecadação vinculada ao trabalho da cobrança qualificada envolvendo empresas devedoras contumazes”, explica. “Estou no Núcleo de Serviços Especializados (NSE) 9 trabalhando com setoriais de alimentos, bebidas, eletroeletrônicos, farmacêuticos, madeira, minerais hidrometálicos, químicos e petroquímicos”, complementa.

Formado em Ciências Contábeis, Noale assumiu o cargo de auditor fiscal em 2013 na Delegacia Tributária de Araçatuba (DT-09), onde aprendeu a gostar da fiscalização direta (auditoria em si) e da área tributária. “Hoje o objetivo do nosso trabalho é a reversão do quadro de inadimplência costumaz, e aí iniciamos o contato via reunião, e-mail e telefonemas para tentar sensibilizar o contribuinte a mudar o comportamento, a se tornar o adimplente com o Fisco”, diz.

Além de detalhar o processo de cobrança de impostos, Vitor ainda fala de sua vida profissional antes de ingressar na Sefaz-SP, quando era auditor da Agência Nacional de Mineração, fiscalizando mineradoras em Minas Gerais e também de sua passagem por uma grande empresa petroquímica.

O convidado de hoje também dedica parte de seu dia ao cuidado com as filhas, de 7 e 4 anos, assim como suas atividades como diretor regional da Afresp em Araçatuba.“Adoro tênis, natação e um churrasco com a família e amigos”, festeja Vitor Noale. 

“Aconteça o que acontecer, sempre siga em frente”, é o seu lema de vida.

O 13º episódio do Sefaz Conecta está no ar!​

Show more...
6 months ago
20 minutes 29 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP12-Sefaz Conecta com Ricardo Leitão: Armazenamento e servidores, DTIC, dados, backup, Enem, choro e violão

Hoje você vai ficar por dentro do trabalho da equipe da área de armazenamento e servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). O convidado deste 12º episódio é o auditor fiscal Ricardo Duailibe Leitão, líder dessa área.

 “A área de armazenamento é responsável pela guarda dos dados digitais através de storages e pela realização das cópias de segurança, os conhecidos backups, aqui da Sefaz”, explica. “Fora das tarefas afeitas à liderança da equipe, faço a gerência de alguns contratos e elaboro artefatos para contratação de equipamentos e serviços. Por se tratar de uma área de infraestrutura, precisamos sempre estar atentos à nossa gerencia de capacidade, precavidos com pelo menos aproximadamente três anos de margem de segurança”, complementa.

 Ricardo assumiu o cargo de auditor fiscal no ano de 2013 e de lá pra cá sempre trabalhou na área de armazenamento da DTIC, onde hoje conta com ajuda de outros dois auditores e 10 colaboradores terceirizados. “Nossa área tem que ter a certeza de que sempre teremos espaço disponível para armazenamento dos dados, realização das cópias de segurança, além de manter todos os equipamentos com o suporte devido”, diz.

 Antes de entrar na Sefaz-SP, Duailibe morou em Brasília e trabalhou em vários órgãos públicos, como o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem - uma prova que contou com a ajuda cibernética de Ricardo logo nas primeiras edições a nível nacional.

 Entre seus hobbies estão aulas de violão, em busca de tocar um afinado “choro”, aulas de alemão e francês e treino de jiu jitsu.

 Conecte-se com a gente, no Sefaz Conecta desta semana com choro e sem ranger de dentes!​

Show more...
6 months ago
20 minutes 47 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP11 - Sefaz Conecta com Romeu Cunha: Gestão de crédito, cobrança, parcelamentos, TJSP, Receita Federal, Disney, guerras mundiais e Rei Leão

Gestão de Crédito do ICMS Declarado. Você sabe do que se trata? Não? Então venha entender esse assunto com o auditor fiscal Romeu Marques Oliveira da Cunha, chefe do Núcleo de Serviço Especializado (NSE) 5 da Delegacia Tributária de Cobrança. O convidado deste 11º episódio do Sefaz Conecta explica detalhadamente como funciona esse atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP).

“Nós somos responsáveis pela retificação de recolhimento da conta fiscal do ICMS por parcelamento e reparcelamento de débito declarado. Pedido de cancelamento e inibição de débito de ICMS Difal", explica.

Romeu assumiu o cargo de auditor fiscal em 2013, sempre atuando em setores internos da Sefaz-SP, especificamente na área de cobrança, responsável pela celebração de parcelamentos, cobrança administrativa e inscrição de débitos na dívida ativa.  “Inicialmente, esse setor era denominado Unidade Fiscal de Cobrança (UFC), passando por reformulações ao longo do tempo e tornando-se o Núcleo Fiscal de Cobrança (NFC). Mais recentemente, ele foi integrado à Delegacia Tributária de Cobrança e Gestão de Crédito, dentro da estrutura da fila única", detalha.

​Antes de entrar para a Sefaz-SP, Romeu foi escrevente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e analista da Receita Federal, atuando por dois anos em Cáceres, no Mato Grosso. Mas é como auditor do Fisco paulista que ele se sente realizado, ainda mais com a criação das UGCs (Unidades Gestoras Centralizadas), que acabaram se transformando em Delegacias Tributárias, instituindo a desregionalização dos serviços da Sefaz-SP e a criação da Fila Única. “Antes, o contribuinte chegava a esperar bastante tempo, até anos, para solução de suas demandas. Agora, em questão de dias esse atendimento é realizado. Ficou muito mais ágil e a Fila Única facilitou a vida do contribuinte", comemora.

Na vida pessoal, o convidado de hoje gosta de jogar tênis, assistir filmes e documentários sobre as duas Guerras Mundiais, além de passear com a esposa e a filha de sete anos. Um dos seus passeios inesquecíveis foi a viagem à Disney, onde ficou encantando com a gestão e administração dos parques.  No final do bate-papo, ele pede uma música que faz parte da trilha sonora do filme “O Rei Leão". “Além de ser um clássico da minha infância, ela transmite mensagem importante sobre coragem, destino e superação. A trilha sonora do filme sempre me lembra de seguir em frente com determinação e propósito", diz.

O 11º episódio do Sefaz Conecta está imperdível!

Show more...
6 months ago
30 minutes 47 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP10 - Sefaz Conecta com Patrícia Teixeira: TEFE, Regional de Araçatuba, recursos humanos, licitações e contratos, educação fiscal, costuras, síndrome de down e pets

A convidada deste décimo episódio está na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) há 19 anos, sempre atuando na Regional de Araçatuba. Hoje, Patrícia Rosana Ferraz Teixeira é assessora do Departamento de Administração da Região IV.

“Também estou como pregoeira na equipe de Licitações e Contratos, o que eu considero um desafio muito grande para mim, já que entrei no momento da entrada em vigor da nova lei que regulamenta as compras públicas. Estou estudando muito e fazendo uma pós-graduação na área", explica.

Além da rotina administrativa na Regional de Araçatuba, Patrícia também está empenhada com sua atuação como instrutora de Educação Fiscal que a faz visitar as escolas do município levando orientações sobre cidadania, impostos e serviços públicos. “Desde 2018 eu participo desse projeto, que é muito especial e tenho enorme gratidão aos alunos e professoras de cada colégio que passo. Posso dizer que a Educação Fiscal foi um passo importantíssimo para meu autoconhecimento e na minha transformação pessoal".

Na vida pessoal, Patrícia ajuda a mãe a cuidar da casa e dos sobrinhos, sendo um deles mais que especial. “Brunão, de 27 anos, tem síndrome de Down e é o colorido de casa, sempre muito feliz e grato por cada dia", diz emocionada. Ela também é tutora de cinco gatinhos e de uma cadela, que deixam a sua vida ainda mais animada. Além disso, faz pilates, estuda inglês e “briga" com uma máquina de costura que adquiriu recentemente.

Esse episódio inédito está no ar aguardando a sua audição. Conecte-se com a gente!

Show more...
6 months ago
27 minutes 13 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP09 - Sefaz Conecta com Fernando Fukai: DT-Osasco, ICMS-ST, auditoria de bancos, estudo da Bíblia, Japão e família

No episódio desta semana você vai entender melhor como funciona o processo de ressarcimento do ICMS por meio da Substituição Tributária. Quem vai comandar o assunto é o auditor fiscal Fernando Kenzo Fukai, assistente fiscal da Delegacia Tributária de Osasco (DT-14).

“A equipe especializada em ressarcimento de Osasco tem o orgulho de ajudar a poupar milhões de reais para o governo do Estado evitando que os contribuintes gozem de créditos indevidos ao longo da cadeia do recolhimento do ICMS, principalmente com a possibilidade da Substituição Tributária", explica.

Fukai ingressou na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) no concurso de 2013, quando começou a atuar na chefia do ITCMS e IPVA no Posto Fiscal de Osasco. Depois, foi para o Núcleo de Fiscalização como Fiscal Externo. E por fim, chegou à equipe especializada de ressarcimento com o desafio de ajudar a DT-14 com essa grande demanda.

Ele explica também que, em uma decisão recente, o Supremo Tribunal Federal julgou procedente o ressarcimento do ICMS quando a cálculo da Substituição Tributária fica maior do que quando a empresa tivesse vendido o produto ao consumidor final. “Quer dizer, pagou mais imposto do que efetivamente teria sido pago lá no final. E aí, por decisão do STF, tem que ser restituído também esses valores". Então, minha rotina é cruzar dados, tentar encontrar soluções para conferir o que o contribuinte declarou na Ficha 3 da CAT 42 e se os recolhimentos de ST estão adequados".

Fernando também foi auditor fiscal do município de Taboão da Serra, onde ajudou a equipe a criar um processo de auditoria dos bancos privados, aumentando a arrecadação municipal.

​Ele conta ainda sobre sua experiência como empreendedor quando abriu uma clínica de fotodepilação e sobre a rotina de estudos para o concurso da Sefaz-SP. Fala também da sua viagem ao Japão e do seu estudo da Bíblia. “Minha conversão ocorreu quando constatei a existência do inferno", que você vai saber como aconteceu.

Conecte-se com a gente neste novo episódio do Sefaz Conecta.

Show more...
7 months ago
33 minutes 31 seconds

Sefaz Conecta
#T10E08 - Sefaz Conecta com Glaucia Guerra: Central de Multisserviços de Santos, atendimento ao público, isenções, pilates, pintura e Alzheimer

Como é o trabalho na Central de Multisserviços da Delegacia Tributária de Santos é o que você vai saber neste oitavo episódio do Sefaz Conecta. A convidada é a supervisora geral Glaucia de Resende Guerra, que está na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) há quase 35 anos.​

“Entrei em outubro de 1990, naquela época trabalhávamos com máquina de datilografar e a Sefaz tinha um computador para cada 10 funcionários, evoluiu muito hoje em dia”, recorda.

 Glaucia começou sua jornada pelos Recursos Humanos com serviços de contagem de tempo para aposentadoria, gratificações, licença-prêmio e outros. Depois, foi trabalhar no antigo Centro Regional de Administração (CRA) atendendo aos contribuintes com emissão de certidões, parcelamentos de impostos, cobranças. Com o passar do tempo, foi para a Dívida Ativa e na sequência para a Unidade Fiscal de Cobrança, onde atendia as solicitações de isenções de impostos.

 “Aprendi muito, até que passei para o atendimento e classificação definitiva no Posto Fiscal de Santos, aqui eu realmente pude exercer minha paixão pelo atendimento ao público com diversificação de pessoas,  não apenas restritos a contadores e advogados, mas ao público em geral”, explica.

 Hoje, Glaucia comanda a Central de Multisserviços de Santos tendo sob sua responsabilidade uma equipe de 28 pessoas e todo o gerenciamento do atendimento de Santos, Praia Grande e Baixada Santista.

 Nas horas vagas, ela faz pilates, maratona séries e se dedica ao cuidado da casa e da mãe, que está com princípio de Mal de Alzheimer. Também adora artesanato, já que faz pintura em madeira (como caixinhas porta joias, quadros, porta chá em MDF e outros), tudo preparado para presentear os amigos.

“Viver e não ter vergonha de ser feliz, cantar e cantar”, essa é a música escolhida por Glaucia para encerrar o bate papo. “Eu penso, que apesar de todas as dificuldades, sempre haverá uma luz no fim do túnel, sempre haverá um dia ensolarado para espantar a tristeza, sou uma otimista e sempre tento ver o melhor lado da vida, das pessoas”.

O resto da história você acompanha neste episódio inédito. Conecte-se com a gente!

Show more...
7 months ago
26 minutes 2 seconds

Sefaz Conecta
#10T07EP - Sefaz Conecta com Anderson Rafaine: APOFP, DCA, PF de Osasco, Núcleo de Fiscalização, agronomia, alimentos congelados e hapkidô

Pense em uma máquina de lavar roupas. Pensou? Agora imagine que a função de um auditor fiscal seria encher esse tanque de água até o limite. Já a função de um analista é ter certeza de que o ralo está bem fechado para não haver desperdício de recursos.  Depois disso, pegue um mestre em artes marciais para manusear esse tanque. Pronto! Essa é a história deste 7º episódio do Sefaz Conecta com Anderson Rafaine, assistente fiscal do Núcleo de Fiscalização 1 da Delegacia Tributária de Osasco (DT-14).

Ele ingressou na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) em 2009 como analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Pública (APOF), dando expediente no Departamento de Controle e Avaliação (DCA). Logo depois, passou para a Controladoria Geral da Administração, auditando especialmente as Secretarias de Segurança Pública e de Saúde. Em 2013, foi aprovado no concurso para auditor fiscal indo trabalhar no Posto Fiscal Especializado (antigo PF-11) na DT de Osasco, onde está até hoje.

“Lá em Osasco, nós temos dois Núcleos e nós temos também dois assuntos principais, que são o crédito acumulado e o ressarcimento de ICMS por substituição tributária. A Delegacia é muito grande porque nós estamos próximos ao Rodoanel, onde estão grandes centros de distribuição e de logística", explica.

Anderson fala ainda da sua rotina de trabalho como assistente fiscal. “Junto com um colega e o Inspetor, distribuímos os trabalhos entre as equipes da Fiscalização Direta e fazemos o controle de qualidade dos trabalhos que são finalizados. Então, essa função exige responsabilidade e disciplina, mas sobretudo bom relacionamento para tornar harmônica a relação todos os envolvidos da Regional".

Formado em Engenharia Agronômica, Rafaine começou a trabalhar em uma empresa de alimentos congelados, onde comprava a produção de fazendeiros e sitiantes da região. Depois, foi contratado por uma empresa de tecnologia educacional, onde fazia o relacionamento com clientes e treinamento de vendedores. Em paralelo, prestava consultoria aos municípios paulistas para implementação de projetos de tecnologia educacional por meio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Nas horas vagas, Anderson faz aulas de guitarra e violão; e há 27 anos pratica uma arte marcial coreana – o hapkidô, especializada em defesa pessoal e muito usada nos exércitos pelo mundo todo. No tatame, o mestre tem a companhia da esposa e dos filhos, de 8 e 10 anos.

“A vida é como uma escalada. Agarre-se em um ponto seguro antes de partir para o mais alto", esse é o lema de vida do convidado desta semana do Sefaz Conecta.

Vai encarar esse faixa preta?

Show more...
7 months ago
27 minutes 30 seconds

Sefaz Conecta
#T10EP06 -Sefaz Conecta com Eduardo Yanai: Pix Veículos, DARE, pagamentos, DTIC, filhos; no pain, no gain

Neste 6ª episódio você vai saber como nasceu uma das ferramentas que mais causaram impacto positivo na relação entre o Fisco paulista e o contribuinte nos últimos tempos: o Pix Veículos - sinal de modernidade, rapidez e segurança na hora de pagar os impostos devidos, em especial o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Além desta nova modalidade de pagamento, você também vai conhecer o trabalho dos bastidores para entrar em operação o DARE-SP (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais). Tudo isso e muito mais você confere neste bate papo com o auditor fiscal Eduardo Rocha Yanai, líder de desenvolvimento do sistema "Ambiente de Pagamentos", ligado à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

Yanai comenta também que sua equipe começou a desenvolver os pagamentos via Pix quando essa ferramenta ainda era discutida em todo o país.  “No DARE a gente fez desenvolvimento praticamente em paralelo com a implantação do Pix para o Brasil inteiro. Então foi bem desafiador, porque a gente estava aprendendo junto com todo mundo como utilizar as ferramentas, as APIs. Aí já no Pix Veículos, que foi mais recentemente, a gente já tinha experiência, então foi mais tranquilo. Essa parte de integração com o Pix foi bem tranquila. O desafio mesmo foi lá em 2021, quando ninguém conhecia direito como funcionava", explica.

Ele também fala de sua trajetória profissional desde a formação em Engenharia da Computação. “Trabalhei alguns anos na iniciativa privada, depois passei pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), fui auditor fiscal da Prefeitura de São Paulo, até quem em 2013 entrei na Sefaz-SP", se recorda.

Adepto do lema de vida “no pain, no gain", Eduardo diz que não há ganhos sem dor. Quando está de folga, ele dá preferência por atividades que envolvam sua esposa e seus filhos, de 10 e 7 anos, como por exemplo, “passear no parque, ir à piscina, ir ao cinema, jogar videogame, jogos de tabuleiro, montar quebra-cabeças".

Portanto, venha entender melhor como começou a história do Pix na Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

Conecte-se com a gente, aqui no Sefaz Conecta!​

Show more...
7 months ago
13 minutes 27 seconds

Sefaz Conecta
#10T05E - Sefaz Conecta com Celso de Andrade: DT de Araçatuba, FDT, gabinete, ITCMD, Exército, F-1, inglês, espanhol, motociclismo

Viajar de moto é uma mistura de liberdade, aventura e a sensação de estar em contato direto com a estrada e a paisagem ao redor. E pilotar pelas rodovias do interior paulista, então, nem se fala. E quando o piloto é o auditor fiscal Celso Salvador de Andrade, a viagem fica ainda mais tranquila e segura. Hoje, ele deixa a sua Touring estacionada no estúdio da Ascom para se apresentar no 5º episódio da 10ª temporada do Sefaz Conecta.  O assistente fiscal do Gabinete da Delegacia Tributária de Araçatuba (DT-09) fala de sua trajetória dentro da Secretaria da Fazenda e Planejamento desde 2013, quando iniciou na Fiscalização Direta de Tributos (FDT).

“Quem trabalha nos Gabinetes da Secretaria sabe que a rotina do dia a dia é bem corrida, já que é uma área centralizadora das demandas da organização. Recursos, mandados de segurança, requisições judiciais, pedidos de restituição, são muitas as demandas que chegam", explica.

​No início da sua vida profissional, trabalhou como professor de idiomas (inglês e espanhol), época em que se graduou em Letras. Em 2007, foi aprovado em concurso público do Exército Brasileiro. Atuou na Escola de Administração e na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas, na qual ficou até 2014, quando chegou ao posto de Capitão. Já na DT-09, cursou Direito e ainda fez um mestrado.

Além do motociclismo, Celso gosta de pedalar e sempre que possível reveza corrida com caminhada. Também é fá de automobilismo, principalmente Fórmula 1, sem falar que nos finais de semana reúne os amigos para um bom churrasco.

  “Gosto de praticar esporte. Gosto muito também de motos. Recentemente eu consegui realizar uma meta de vida pessoal, que foi adquirir uma moto modelo 'Touring' - as famosas estradeiras. Então, nos finais de semana pego a estrada com minha esposa na garupa. É uma higiene mental fantástica, e é uma das paixões que a gente tem", comemora.

Agora, que tal você pegar carona no Sefaz Conecta de hoje? Conecte-se com a gente!


Show more...
8 months ago
25 minutes 40 seconds

Sefaz Conecta
#10T04EP - Sefaz Conecta com Antônio Guerra: Fiscalização Externa, Poupatempo de S.J. dos Campos, DT de Taubaté, TIT, ITA, trabalho voluntário e música

Prestes a completar 75 anos de vida e com 27 de Secretaria da Fazenda e Planejamento, o auditor fiscal Antônio Guerra, da Delegacia Tributária de Taubaté, participa deste 4º episódio do Sefaz Conecta para contar sobre sua trajetória profissional, incluindo seus 8 anos como juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT).

“Nesses 27 anos que eu estou na Secretaria da Fazenda, houve uma evolução tremenda no mundo em relação à tecnologia de informação, ao tratamento de informações e às concepções também em relação à administração tributária. Para mim foi um aprendizado muito grande. E hoje nós temos mais um passo nessa evolução que é a inteligência artificial", já adianta.

Ele ingressou na Sefaz-SP pelas portas da Delegacia Tributária de Jundiaí (DT-16) atuando na Fiscalização Direta de Tributos (FDT) no Posto Fiscal de Bragança Paulista. Pouco tempo depois, foi chamado para dar expediente no Vale do Paraíba, onde trabalhou na implantação do Poupatempo de São José dos Campos. Por fim, entrou na FDT da Delegacia de Taubaté, onde ficou durante 18 anos. Atualmente, ele atua como assistente do Gabinete local.

Antes de entrar na Sefaz-SP, João Guerra – formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - foi técnico do Tesouro Nacional, passou pelo Banco do Brasil e trabalhou em empresas do setor privado. “Antes de tudo isso, lá em Itapetininga, trabalhei dos 12 aos 15 anos como balconista em um bar/padaria em frente o Cine Aparecida, quanta saudade do cinema antigo", lembra.

O convidado de hoje também tem uma família ligada à música. “Meu pai era compositor e nos últimos 30 anos da vida dele se dedicou apenas à música, já que não tinha mais condições de ser lavrador. Ele tocava acordeon, consertava, afinava e reformava alguns instrumentos musicais, além de dar aulas. Hoje, meu irmão segue essa atividade e um dos meus filhos largou tudo para se dedicar à música", fala emocionado.

Antônio Guerra avalia que o auditor fiscal é “de grande valia para a sociedade, especialmente para os menos favorecidos, que dependem grandemente do Estado no que diz respeito à saúde, educação, saneamento básico, segurança, previdência e outras áreas".

Essa história você confere a partir de agora, no 4º episódio da 10ª temporada do podcast da Sefaz-SP.

Show more...
8 months ago
35 minutes 8 seconds

Sefaz Conecta
#T10E03 - Sefaz Conecta com Douglas Toledo: SPPREV, Educação, Subsecretaria de Orçamento, Desing Gráfico, Clipping Estadual, viagens, plantas, gatos... muitos gatos

Da São Paulo Previdência (SPPREV) para Secretaria de Estado da Educação. De lá, para a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), parando - por enquanto - na Subsecretaria de Orçamento. Essa é a trajetória profissional do convidado deste 3º episódio do Sefaz Conecta. O executivo público Douglas Toledo Matias diz que apesar de estar há pouco mais de um ano por aqui - na Coordenadoria de Planejamento Orçamentário de Pessoal -, a sua história com o Palácio Clóvis Ribeiro é bem antiga.

"Antes eu tinha uma visão de uma única pasta, na Secretaria da Educação. Hoje eu consigo enxergar o Estado como um todo. Minha função é fazer o acompanhamento dos custos, tanto de remuneração, de encargos das Secretarias, Fundações e Autarquias. E a gente vai acompanhando mensalmente como vai se comportando esse custo”, explica.

Formado em Comunicação Social/Desing Gráfico, Douglas já passou por agências de publicidade, além de fazer estágio na antiga Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Lá, ele trabalhava durante a madrugada, diagramando o Diário Oficial e o Clipping Estadual entre os anos de 2002 e 2005.

Na Coordenadoria de Planejamento Orçamentário de Pessoal, sua função é acompanhar a evolução e a execução dos níveis de gastos com pessoal e reflexos da Administração Indireta, sempre pautado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de realizar estudos de tendência dos gastos anuais e elaborar estimativa de custos relativos às medidas governamentais que, porventura, gerem impacto nas despesas de pessoal.

“O diferencial aqui na Fazenda é a rede de apoio. Então, toda vez que você tem alguma dúvida ou que você tem duas opções de caminho por onde você não sabe qual seguir, tem a rede de apoio. Seja da chefia, seja dos seus colegas de equipe mais antigos, sempre dispostos a ajudar. Dificilmente você vê em outra pasta”, diz o convidado desta semana.

Como um dos seus sonhos era dar a volta ao mundo, Douglas conta sobre suas viagens por vários países e continentes. Fala também do seu amor por plantas e árvores frutíferas do quintal da sua casa e dos 10 gatos que estão sob sua tutela. “Minha gata mais velha, a Jade, tem 18 anos. Os mais novos, que são quatro, estão com 5 meses”.

Douglas Toledo também fala sobre a sua filosofia de vida ligada à doutrina do Seicho-No-Ie, na qual tenta ser grato a todas as coisas que acontecem - sejam boas ou ruins, sempre há algum aprendizado. “A hora mais escura da noite é um pouco antes do amanhecer”, prega.

O 3º episódio da 10ª temporada está imperdível. Fique ligado(a)!

Show more...
8 months ago
32 minutes 16 seconds

Sefaz Conecta
O podcast Sefaz Conecta é um conteúdo em áudio que traz toda semana uma nova entrevista com convidados da própria Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo ou especialistas em assuntos ligados à Sefaz. O objetivo é fazer conexões! Para que os fazendários se conheçam melhor e entendam um pouco mais sobre as atividades uns dos outros. Os entrevistados também trazem curiosidades, como o que fazem fora do trabalho, criando assim uma empatia entre os colegas, que pode trazer inúmeros benefícios nas relações internas e entre pessoas de áreas diferentes.