A Petrobras está prestes a divulgar seu plano de investimentos para os próximos cinco anos, e o mercado acompanha com atenção. Entre a autorização para explorar a Margem Equatorial, a queda do preço do petróleo e a pressão para manter dividendos robustos, quais serão as escolhas da estatal?
Quem responde é Adriano Pires, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e um dos maiores especialistas em energia do país, convidado desta edição do podcast.
Pires fala sobre o potencial e as polêmicas em torno da nova fronteira de exploração de petróleo na foz do Amazonas, critica o uso político da estatal e revela por que defende a privatização da Petrobras.
Entre os Touros e Ursos, a liquidação do Banco Master, a queda das ações da Hapvida e o último investimento de Warren Buffett.
#TouroseUrsos #Petrobras #Hapvida #BancoMaster
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/FxBBxnA inteligência artificial alimenta a onda mais recente de alta das bolsas mundo afora. Nos Estados Unidos, trata-se de um ciclo de valorização que já dura mais de 15 anos. Desde as mínimas de 2009, o índice de ações S&P 500 já se multiplicou por dez, puxado por um longo ciclo de juros muito baixos e estímulos econômicos, além das inovações tecnológicas. Neste episódio do podcast Touros e Ursos, Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, respondem: estamos diante de uma nova bolha nos mercados ou o valuation das ações ligadas à IA se justifica? No bloco dos Touros e Ursos, os destaques são a falência da Oi (OIBR3), o resultado — e os dividendos — da Petrobras e a série "The Paper", da HBO Max.#TouroseUrsos #seudinheiro #bolsadevalores #açõesinternacionais #IA #inteligênciaartificial #EUA
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/lAJGat
A um ano das eleições, o mercado financeiro já antecipou o debate da sucessão presidencial. A maioria dos analistas tem uma clara preferência pela alternância de poder, mas por que a Faria Lima rejeita um eventual novo mandato do presidente Lula?
Quem responde é Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual. Convidado desta edição do podcast, ele também considera que mudança à direita seria positiva para os mercados, mas descarta o cenário de “fim do Brasil” em um eventual governo Lula 4.
Miranda também aponta os temas que devem ser relevantes no debate eleitoral e indica uma carteira de ações capaz de trazer bons resultados em qualquer cenário. Entre os Touros e Ursos do programa, a queda das debêntures incentivadas, o novo recorde do Ibovespa a 150 mil pontos e uma homenagem a Lô Borges.
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/6tm55R
O Banco Central se reúne na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros com o resultado praticamente definido: a Selic deve se manter nos atuais 15% ao ano. Mas a decisão nem de longe deve ser tranquila.
As críticas do governo à condução da política monetária por Gabriel Galípolo começam a surgir e devem se intensificar dependendo da mensagem que o BC trouxer no comunicado.
Convidado desta edição, Luciano Sobral, economista-chefe da Neo Investimentos, diz que os juros poderiam ser menores hoje, mas avalia que o choque na Selic ajudou o BC a ganhar credibilidade.
Nessa linha, ele acredita que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter a postura dura na próxima reunião. Ou seja, não dará sinais de redução imediata dos juros.
Entre os Touros e Ursos da edição, os destaques negativos ficaram com a queda do ouro e a Axia Energia, novo nome da Eletrobras. Em alta, a vitória de Milei nas eleições legislativas na Argentina e o título do tenista brasileiro João Fonseca no ATP 500 da Basileia, na Suíça.
#Brasil #juros #Copom #Selic #GabrielGalipolo #BancoCentral #BC #dolar #TourosEUrsos
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; veja agora: https://emprc.us/OR7iMQDonald
Trump voltou a despertar os temores de uma guerra comercial com a China com o anúncio de uma tarifa adicional de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro. A China, do outro lado, impôs restrições à exportação de produtos estratégicos como terras raras.
Convidado desta edição, Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) S.A. e professor associado de finanças na Fundação Getulio Vargas, comenta os impactos da disputa, que acontece no momento em que o Brasil começa a se reaproximar dos EUA.
Entre os Touros e Ursos da semana, o bitcoin mais uma vez reprovado no teste de reserva de valor, o roubo ao Louvre e o fim do “risco nuclear” na Eletrobras.#Bolsa #Investimentos
#China #EUA #XiJinping #DonalTrump #GuerraFria #Eletrobras #Bitcoin
O podcast Touros e Ursos está indicado ao prêmio “Mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças”. Vote aqui: https://pesquisa.portaldosjornalistas.com.br/pesquisa/mais-admirados-economia-2025-2o-turno
A bolsa brasileira acumula mais de 15% de alta em 2025 e surpreende até os analistas mais experientes. Mas será que essa valorização é sustentável ou apenas mais um voo de galinha?
Convidado desta edição do Touros e Ursos, André Lion, sócio e CIO da estratégia de ações da Ibiuna Investimentos, fala sobre as perspectivas para a bolsa, os riscos de 2026 e o impacto das eleições presidenciais no mercado.
Entre os Touros e Ursos do programa, a queda de Raízen, a derrota do governo Lula na MP do IOF e a nova marca de Cristiano Ronaldo, que se tornou o primeiro jogador de futebol bilionário.
#Bolsa #Investimentos #Eleições2026 #CristianoRonaldo #Raízen #MPdoIOF
O ano de 2025 chega ao último trimestre com um saldo surpreendente: a bolsa brasileira nas máximas históricas, apesar da concorrência da Selic em 15%, e o dólar em queda firme, com a ajuda do juro alto.Mas os meses finais do ano devem marcar uma virada no tempo nos mercados, segundo Ricardo Campos, CEO e CIO da Reach Capital. Convidado desta edição, o gestor diz que os investidores ainda ignoram a mudança recente no cenário eleitoral.Para Campos, o chamado “efeito Eduardo Bolsonaro” dividiu a direita, enquanto o presidente Lula ganhou uma plataforma com a aprovação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.No bloco dos Touros e Ursos, a crise sem fim da Oi, a queda de mais um primeiro-ministro na França e os recordes de Taylor Swift.
#Mercados #Bolsabrasileria #bolsa #Ibovespa #dolar #Lula #Bolsonaro #eleições2026
#241 Como a química entre Lula e Trump mexe com as relações entre Brasil e EUA. O breve encontro do presidente brasileiro com o americano durante a Assembleia Geral da ONU, pode marcar uma abertura para o Brasil se reaproximar dos Estados Unidos.
Convidado desta edição, Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec São Paulo, diz o que esperar da reunião entre os dois presidentes e as consequências da aproximação para a família Bolsonaro.
Entre os Touros e Ursos da edição, a queda das ações da Ambipar (AMBP3) e da Braskem (BRKM5) e os recordes de Sandro Dias, o Mineirinho, no skate.
#240. Momento decisivo para Milei: o caminho para salvar o projeto liberal na Argentina. Com queda na popularidade e após derrota do seu partido em eleições regionais, o presidente argentino Javier Milei se vê obrigado a rever a estratégia. Recebemos Daniel Delabio, sócio e gestor da Exploritas, para debater sobre as opções para a sobrevivência da plataforma liberal no país hermano.
O corte de juros nos EUA pode abrir espaço para o Copom cortar a Selic no Brasil? E qual é o impacto da política de Donald Trump sobre o Fed e a trajetória dos juros americanos?
No episódio de hoje, Luis Otavio Leal, economista-chefe da G5 Partners, analisa o futuro da política monetária global e os efeitos sobre os investimentos. Entre os Touros e Ursos da edição, Tarcísio, Jair Bolsonaro, China e Hermeto Pascoal.
#CortesDeJuros #Fed #Copom #Selic #Investimentos #MercadoFinanceiro #Economia
O debate eleitoral esquentou bem antes do tempo com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Apesar de o principal adversário estar inelegível, o presidente Lula segue com a popularidade patinando.
Convidado desta edição, Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria, revela como os cenários para a corrida eleitoral afetam a bolsa e o dólar. Entre os Touros e Ursos da edição, a derrota de Javier Milei, a alta da Cosan e o título de Carlos Alcaraz no US Open.
#Bolsonaro #JulgamentodeBolsonaro #Lula #Tarcísio #Eleições2026 #Anistia #TouroseUrsos #SeuDinheiro #Política
O investidor de fundos imobiliários convive com a maior taxa básica de juros em duas décadas. Ainda assim, não tem motivos para reclamar: o Ifix, principal índice do setor, acumula alta superior a 10% em 2025. Ao mesmo tempo, o mercado passa por uma onda de fusões. Ou seja, os fundos e as gestoras estão ficando cada vez maiores. Nesta edição do Touros e Ursos, Caio Araujo, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, e Bruno Nardo, gestor de multiestratégia da RBR Asset, contam o que está por trás do movimento. Com R$ 11 bilhões sob gestão, a RBR propôs a fusão de dois de seus fundos: o RBRF11 e o RBRX11. Entre os Touros e Ursos da semana, os problemas da Virgo e a acusação contra a Reag, o novo recorde do Ibovespa e uma homenagem a Luís Fernando Veríssimo.
Convidado desta semana, Walter Maciel, CEO da AZ Quest, diz o que está por trás da estratégia do presidente Donald Trump na guerra comercial. Ele também comenta os impactos para o Brasil da instabilidade institucional nas relações com os EUA.
Apesar das incertezas, o executivo responsável pela gestão de R$ 37 bilhões vê espaço para o dólar cair ainda mais em relação ao real e vê espaço para um aumento gradual nas posições em bolsa.
Entre os Touros e Ursos da edição, Jerome Powell e a injeção de otimismo na queda de juros, as taxas das debêntures incentivadas e o tenista Roger Federer no clube dos bilionários.
A “estratégia do caos” do presidente dos Estados Unidos no tarifaço está funcionando, segundo Guilherme Abbud, CEO e diretor de investimentos da Persevera Asset Management. Convidado desta edição, o gestor está otimista com os ativos de risco, incluindo a bolsa e vê espaço para uma queda maior da taxa básica de juros (Selic). Entre os Touros e Ursos da edição, o balanço da Raízen, o novo furo no arcabouço fiscal, Nubank e a eleição de Milton Hatoum para a Academia Brasileira de Letras.
Convidado desta edição, Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, comenta sobre os gatilhos para o Ibovespa testar novas máximas ainda neste ano, incluindo o chamado “trade eleitoral”. Entre os Touros e Ursos da edição, a reação aos balanços de Petrobras, Lojas Renner e Itaú, além de uma homenagem a Arlindo Cruz.
Convidado desta edição, João Piccioni, CIO da Empiricus Asset, comenta as implicações econômicas e políticas das tarifas de Donald Trump, incluindo a bolsa e o dólar. Entre os Touros e Ursos, a nova queda do Banco do Brasil, Geraldo Alckmin e o desempenho do brasileiro Gabriel Bortoleto na Fórmula 1.
Os bancos centrais do Brasil e dos EUA devem manter os juros básicos inalterados, mas a semana será agitada em outras frentes. Neste contexto de taxas estáveis, mas mundo volátil, como fazer a alocação dos investimentos? Quem responde é Wilson Barcellos, CEO da gestora de fortunas da Azimut Brasil.
Mais uma temporada de balanços se aproxima, em um contexto de guerra comercial e Selic em 15%. A analista da Empiricus, Larissa Quaresma, fala sobre as suas perspectivas para os principais setores e empresas da bolsa brasileira, bem como os ganhadores e perdedores do trimestre.
As importações brasileiras foram alvo da tarifa mais alta desta nova rodada de taxação, que deve entrar em vigor em 1 de agosto. O analista da Empiricus, Matheus Spiess, responde se este é o fim para o otimismo com a bolsa brasileira, se os juros ainda podem cair e se é hora de comprar dólar.
Convidada desta edição, Paula Moreno, sócia e co-CIO da Armor Capital, fala sobre a expectativa para o cenário local e externo, além das principais posições do fundo que rende o dobro do CDI desde a criação. Entre os Touros e Ursos da edição, o roubo bilionário que pode ser o maior da história do país, o dólar cada vez mais fraco e novo recorde do Ibovespa.