O terceiro governo do presidente Lula acaba de completar três anos. Nesse período, coleciona números relativamente bons na economia, mas que não se reflete na popularidade do governo.
Convidado desta edição, Erich Decat, coordenador de análise política da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro na Venezuela nas eleições brasileiras.
Entre os Touros e Ursos, as apostas de altas e quedas na política e na economia neste ano e o resultado da enquete sobre os destaques positivos e negativos de 2025.
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/XDs40MDepois de um ano marcado por volatilidade, surpresas políticas e reviravoltas nos mercados, chegou a hora de olhar para o lado positivo. No último episódio de 2025 do podcast Touros e Ursos, o Seu Dinheiro faz sua tradicional retrospectiva e elege os Touros do Ano.Nesta edição especial de fim de ano, Júlia Wiltgen, Vinícius Pinheiro e Paula Commasetto analisam quem brilhou em 2025 dentro e fora da economia. A bancada discute os principais destaques positivos do ano entre personalidades, empresas e investimentos, além de um touro especial fora do mercado financeiro.Entre os temas do episódio estão a atuação do Banco Central, os resultados de grandes companhias globais e brasileiras, o desempenho da Bolsa, da renda fixa e do ouro, além de nomes que dominaram o noticiário político, econômico e cultural ao longo do ano.📊 Entre os Touros de 2025, personalidades que dividiram opiniões, empresas que surpreenderam o mercado, investimentos que entregaram retorno acima da média e figuras fora da economia que marcaram o ano.💬 E você, concorda com os escolhidos? Quem foi o touro de 2025 na sua visão? Conta pra gente nos comentários.#touroseursos #seudinheiro #mercadofinanceiro #Ibovespa #investimentos #economia #retrospectiva2025 #bolsa #rendaFixa #ouro
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/13vno2O ano chega ao fim e, com ele, é hora de olhar para trás e separar quem rugiu alto… e quem hibernou em baixa. Nesta edição especial de fim de ano do Touros e Ursos, os jornalistas do Seu Dinheiro fazem a retrospectiva dos grandes destaques negativos de 2025.Personalidades, empresas e investimentos que dominaram o noticiário pelos motivos errados entram no radar do programa. Da crise no Banco Master à falência da Oi, da queda do petróleo à frustração com o Bitcoin, passando pelos personagens políticos que perderam força ao longo do ano.#touroseursos #seudinheiro #mercadofinanceiro #retrospectiva2025 #investimentos #bolsa #criptomoedas #petroleo #politica #economia
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/GUM3BiO surpreendente anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência abalou o rali da bolsa no começo de dezembro. O Ibovespa fechou em queda de mais de 4% após a notícia e o dólar saltou de R$ 5,30 para R$ 5,50 no pior momento. A entrada em cena do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro aumenta o risco de a direita entrar fragmentada nas eleições de 2026. Esse cenário aumenta as chances de reeleição do presidente Lula, segundo Rodrigo Glatt, sócio-fundador da GTI. Convidado desta edição do podcast Touros e Ursos, o gestor avalia que a bolsa deve ter mais um bom ano após a alta de 30% do Ibovespa em 2025. A perspectiva de queda da taxa básica de juros (Selic) deve ajudar a impulsionar as ações em 2026, apesar do risco eleitoral. Entre os Touros e Ursos da edição, a nova queda do petróleo, o CFO da Copasa, Adriano Moura, que está à frente do segundo processo de privatização, e o sucesso do filme O Agente Secreto. #touroseursos #seudinheiro #selic #mercadofinanceiro #Copasa #petroleo #Ibovespa #FlavioBolsonaro #Eleições2026 #jairbolsonaro
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/Q7MIe0
Na edição dessa semana, o Touros e Ursos explica como as recentes mudanças no IOF e a queda na captação devem impactar a previdência privada.
🤔 Na reta final de 2025, os investidores querem saber: ainda vale a pena investir na aposentadoria? Quem ajuda a responder essa perguntar é o diretor da Bradesco Vida e Previdência, Estêvão Scripilliti.
Durante o programa, Scripilliti fala sobre o investimento em PGBL e VGBL no fim do ano, a nova tributação dos fundos e a forma de escolher o plano mais adequado, para evitar armadilhas.
📊 Entre os touros e ursos da semana, candidatura da Flávio Bolsonaro à presidência, aquisição da Warner Bros pela Netflix e Super quarta.
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/AjVvoT
Com tributação de dividendos à vista, estamos diante de uma chuva de proventos? A cobrança de imposto de renda sobre dividendos para as altas rendas foi aprovada e entra em vigor em 2026.
Como isso deve impactar a distribuição das empresas? Haverá uma antecipação de proventos ainda neste ano? O analista da Empiricus, Ruy Hungria, responde.
Entre os Touros e Ursos, o Bitcoin, o rebaixamento da Raízen, e a vitória do Flamengo na Libertadores.
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/AjVvoT
Já passou da hora do pequeno investidor voltar para a bolsa? As ações brasileiras que merecem seu voto de confiança. O Ibovespa sobe quase 30% em 2025, mas o investidor pessoa física ainda não voltou realmente para a bolsa — nem para os fundos que investem em ações.
Isabel Lemos, gestora de renda variável da Fator Administração de Recursos, aponta o caminho das pedras para quem quer dar uma chance para as empresas brasileiras.
Entre os Touros e Ursos, os investidores afetados pelo Banco Master, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a bolsa brasileira.
A Petrobras está prestes a divulgar seu plano de investimentos para os próximos cinco anos, e o mercado acompanha com atenção. Entre a autorização para explorar a Margem Equatorial, a queda do preço do petróleo e a pressão para manter dividendos robustos, quais serão as escolhas da estatal?
Quem responde é Adriano Pires, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e um dos maiores especialistas em energia do país, convidado desta edição do podcast.
Pires fala sobre o potencial e as polêmicas em torno da nova fronteira de exploração de petróleo na foz do Amazonas, critica o uso político da estatal e revela por que defende a privatização da Petrobras.
Entre os Touros e Ursos, a liquidação do Banco Master, a queda das ações da Hapvida e o último investimento de Warren Buffett.
#TouroseUrsos #Petrobras #Hapvida #BancoMaster
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/FxBBxnA inteligência artificial alimenta a onda mais recente de alta das bolsas mundo afora. Nos Estados Unidos, trata-se de um ciclo de valorização que já dura mais de 15 anos. Desde as mínimas de 2009, o índice de ações S&P 500 já se multiplicou por dez, puxado por um longo ciclo de juros muito baixos e estímulos econômicos, além das inovações tecnológicas. Neste episódio do podcast Touros e Ursos, Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, respondem: estamos diante de uma nova bolha nos mercados ou o valuation das ações ligadas à IA se justifica? No bloco dos Touros e Ursos, os destaques são a falência da Oi (OIBR3), o resultado — e os dividendos — da Petrobras e a série "The Paper", da HBO Max.#TouroseUrsos #seudinheiro #bolsadevalores #açõesinternacionais #IA #inteligênciaartificial #EUA
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/lAJGat
A um ano das eleições, o mercado financeiro já antecipou o debate da sucessão presidencial. A maioria dos analistas tem uma clara preferência pela alternância de poder, mas por que a Faria Lima rejeita um eventual novo mandato do presidente Lula?
Quem responde é Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual. Convidado desta edição do podcast, ele também considera que mudança à direita seria positiva para os mercados, mas descarta o cenário de “fim do Brasil” em um eventual governo Lula 4.
Miranda também aponta os temas que devem ser relevantes no debate eleitoral e indica uma carteira de ações capaz de trazer bons resultados em qualquer cenário. Entre os Touros e Ursos do programa, a queda das debêntures incentivadas, o novo recorde do Ibovespa a 150 mil pontos e uma homenagem a Lô Borges.
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; cadastre-se gratuitamente e receba todas as dicas direto no seu e-mail: https://emprc.us/6tm55R
O Banco Central se reúne na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros com o resultado praticamente definido: a Selic deve se manter nos atuais 15% ao ano. Mas a decisão nem de longe deve ser tranquila.
As críticas do governo à condução da política monetária por Gabriel Galípolo começam a surgir e devem se intensificar dependendo da mensagem que o BC trouxer no comunicado.
Convidado desta edição, Luciano Sobral, economista-chefe da Neo Investimentos, diz que os juros poderiam ser menores hoje, mas avalia que o choque na Selic ajudou o BC a ganhar credibilidade.
Nessa linha, ele acredita que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter a postura dura na próxima reunião. Ou seja, não dará sinais de redução imediata dos juros.
Entre os Touros e Ursos da edição, os destaques negativos ficaram com a queda do ouro e a Axia Energia, novo nome da Eletrobras. Em alta, a vitória de Milei nas eleições legislativas na Argentina e o título do tenista brasileiro João Fonseca no ATP 500 da Basileia, na Suíça.
#Brasil #juros #Copom #Selic #GabrielGalipolo #BancoCentral #BC #dolar #TourosEUrsos
💡 Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; veja agora: https://emprc.us/OR7iMQDonald
Trump voltou a despertar os temores de uma guerra comercial com a China com o anúncio de uma tarifa adicional de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro. A China, do outro lado, impôs restrições à exportação de produtos estratégicos como terras raras.
Convidado desta edição, Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) S.A. e professor associado de finanças na Fundação Getulio Vargas, comenta os impactos da disputa, que acontece no momento em que o Brasil começa a se reaproximar dos EUA.
Entre os Touros e Ursos da semana, o bitcoin mais uma vez reprovado no teste de reserva de valor, o roubo ao Louvre e o fim do “risco nuclear” na Eletrobras.#Bolsa #Investimentos
#China #EUA #XiJinping #DonalTrump #GuerraFria #Eletrobras #Bitcoin
O podcast Touros e Ursos está indicado ao prêmio “Mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças”. Vote aqui: https://pesquisa.portaldosjornalistas.com.br/pesquisa/mais-admirados-economia-2025-2o-turno
A bolsa brasileira acumula mais de 15% de alta em 2025 e surpreende até os analistas mais experientes. Mas será que essa valorização é sustentável ou apenas mais um voo de galinha?
Convidado desta edição do Touros e Ursos, André Lion, sócio e CIO da estratégia de ações da Ibiuna Investimentos, fala sobre as perspectivas para a bolsa, os riscos de 2026 e o impacto das eleições presidenciais no mercado.
Entre os Touros e Ursos do programa, a queda de Raízen, a derrota do governo Lula na MP do IOF e a nova marca de Cristiano Ronaldo, que se tornou o primeiro jogador de futebol bilionário.
#Bolsa #Investimentos #Eleições2026 #CristianoRonaldo #Raízen #MPdoIOF
O ano de 2025 chega ao último trimestre com um saldo surpreendente: a bolsa brasileira nas máximas históricas, apesar da concorrência da Selic em 15%, e o dólar em queda firme, com a ajuda do juro alto.Mas os meses finais do ano devem marcar uma virada no tempo nos mercados, segundo Ricardo Campos, CEO e CIO da Reach Capital. Convidado desta edição, o gestor diz que os investidores ainda ignoram a mudança recente no cenário eleitoral.Para Campos, o chamado “efeito Eduardo Bolsonaro” dividiu a direita, enquanto o presidente Lula ganhou uma plataforma com a aprovação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.No bloco dos Touros e Ursos, a crise sem fim da Oi, a queda de mais um primeiro-ministro na França e os recordes de Taylor Swift.
#Mercados #Bolsabrasileria #bolsa #Ibovespa #dolar #Lula #Bolsonaro #eleições2026
#241 Como a química entre Lula e Trump mexe com as relações entre Brasil e EUA. O breve encontro do presidente brasileiro com o americano durante a Assembleia Geral da ONU, pode marcar uma abertura para o Brasil se reaproximar dos Estados Unidos.
Convidado desta edição, Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec São Paulo, diz o que esperar da reunião entre os dois presidentes e as consequências da aproximação para a família Bolsonaro.
Entre os Touros e Ursos da edição, a queda das ações da Ambipar (AMBP3) e da Braskem (BRKM5) e os recordes de Sandro Dias, o Mineirinho, no skate.
#240. Momento decisivo para Milei: o caminho para salvar o projeto liberal na Argentina. Com queda na popularidade e após derrota do seu partido em eleições regionais, o presidente argentino Javier Milei se vê obrigado a rever a estratégia. Recebemos Daniel Delabio, sócio e gestor da Exploritas, para debater sobre as opções para a sobrevivência da plataforma liberal no país hermano.
O corte de juros nos EUA pode abrir espaço para o Copom cortar a Selic no Brasil? E qual é o impacto da política de Donald Trump sobre o Fed e a trajetória dos juros americanos?
No episódio de hoje, Luis Otavio Leal, economista-chefe da G5 Partners, analisa o futuro da política monetária global e os efeitos sobre os investimentos. Entre os Touros e Ursos da edição, Tarcísio, Jair Bolsonaro, China e Hermeto Pascoal.
#CortesDeJuros #Fed #Copom #Selic #Investimentos #MercadoFinanceiro #Economia
O debate eleitoral esquentou bem antes do tempo com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Apesar de o principal adversário estar inelegível, o presidente Lula segue com a popularidade patinando.
Convidado desta edição, Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria, revela como os cenários para a corrida eleitoral afetam a bolsa e o dólar. Entre os Touros e Ursos da edição, a derrota de Javier Milei, a alta da Cosan e o título de Carlos Alcaraz no US Open.
#Bolsonaro #JulgamentodeBolsonaro #Lula #Tarcísio #Eleições2026 #Anistia #TouroseUrsos #SeuDinheiro #Política
O investidor de fundos imobiliários convive com a maior taxa básica de juros em duas décadas. Ainda assim, não tem motivos para reclamar: o Ifix, principal índice do setor, acumula alta superior a 10% em 2025. Ao mesmo tempo, o mercado passa por uma onda de fusões. Ou seja, os fundos e as gestoras estão ficando cada vez maiores. Nesta edição do Touros e Ursos, Caio Araujo, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, e Bruno Nardo, gestor de multiestratégia da RBR Asset, contam o que está por trás do movimento. Com R$ 11 bilhões sob gestão, a RBR propôs a fusão de dois de seus fundos: o RBRF11 e o RBRX11. Entre os Touros e Ursos da semana, os problemas da Virgo e a acusação contra a Reag, o novo recorde do Ibovespa e uma homenagem a Luís Fernando Veríssimo.
Convidado desta semana, Walter Maciel, CEO da AZ Quest, diz o que está por trás da estratégia do presidente Donald Trump na guerra comercial. Ele também comenta os impactos para o Brasil da instabilidade institucional nas relações com os EUA.
Apesar das incertezas, o executivo responsável pela gestão de R$ 37 bilhões vê espaço para o dólar cair ainda mais em relação ao real e vê espaço para um aumento gradual nas posições em bolsa.
Entre os Touros e Ursos da edição, Jerome Powell e a injeção de otimismo na queda de juros, as taxas das debêntures incentivadas e o tenista Roger Federer no clube dos bilionários.