No "SOS" desta segunda-feira, destaque para o Tribunal da Comarca de São Vicente que condenou 22 pessoas, uma delas a 20 anos de prisão, por crimes relacionados com tráfico de droga e branqueamento de capitais. Na cidade da Praia, a Procuradoria-Geral da República deduziu acusação contra 12 pessoas no âmbito da investigação dos processos “Task Force”, que investiga crimes de associação criminosa, homicídio, roubo, tráfico de droga, entre outros.
No "SOS" desta sexta-feira, destaque para o Tribunal da Comarca do Sal que decretou prisão preventiva para um homem de 31 anos suspeito de abuso sexual de uma criança. Em santiago, o Tribunal da Comarca do Tarrafal decretou prisão preventiva a um indivíduo do sexo masculino, fortemente indiciado pela prática do crime de posse de arma. Nota ainda para a guarda costeira da Mauritânia que resgatou cerca de 220 migrantes de uma embarcação ao largo da costa, onde foi encontrado um corpo.
Nesta edição do "SOS", destaque para um bebé recém-nascido que foi encontrado na noite de quarta-feira, nas instalações da Resíduos Sólidos do Centro, em Vil de Matos, Coimbra, Portugal, no complexo de tratamento de lixos. Ainda em Portugal, a Polícia Judiciária deteve na terça-feira quatro cidadãos portugueses para procedimento criminal por suspeitas de dois crimes de homicídio qualificado, um dos quais na forma tentada, praticados em Madrid. No Brasil, uma mulher de 30 anos foi detida pela Polícia Civil, na terça-feira, quando transportava 30 armas de fogo que, depois, seriam entregues no complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.
No "SOS" desta terça-feira, destaque para o número de pessoas desaparecidas em todo o mundo que aumentou 70% em cinco anos. Informação avançada esta terça-feira pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, com base nos seus registos. Na Nigéria, a agência antidrogas está a trabalhar com as suas congéneres americanas e britânicas para "desvendar o cartel por trás da importação de mil quilogramas de cocaína" descobertos num porto em Lagos.
No "SOS" desta terça-feira, destaque para o Tribunal da Comarca da Brava que decretou ontem prisão preventiva a um homem de 37 anos, suspeito da prática de crime de tráfico de droga de alto risco. Na ilha de Santiago, o Tribunal de Santa Cruz decretou a prisão preventiva de um homem, tio da vítima, suspeito da prática de abuso sexual agravado de uma menor. >Nota ainda para um novo relatório da Agência das Nações Unidas para os Refugiados que revela que, até meados deste ano, 117 milhões de pessoas foram deslocadas devido a conflitos, violência e perseguições.
No "SOS" desta segunda-feira, destaque para o Tribunal da Comarca da Boa Vista que decretou prisão preventiva para um homem de 29 anos, acusado de homicídio agravado e de posse ilegal de arma. Em Portugal, uma jovem de 22 anos esfaqueou, na madrugada de domingo, o ex-namorado, em Odivelas, no distrito de Lisboa. Em Moçambique, três distritos da província de Gaza, no Sul do país, enfrentam seca severa devido à escassez de chuvas.
No "SOS" desta sexta-feira, destaque para o Ministério Público que acusou quatro cidadãos do crime de lavagem de capitais, no âmbito do processo relacionado com o desvio de fundos do INPS. Em Portugal, uma mulher de 38 anos foi morta à facada no Porto, esta quinta-feira de manhã. Um tribunal do Paraguai condenou a 20 anos de prisão um cidadão mexicano acusado de enviar 2.345 quilos de cocaína para Portugal, escondidos entre cargas de milho e soja.
No "SOS" desta quinta-feira, destaque para o Tribunal da Comarca da Boa Vista que decretou prisão preventiva a um indivíduo do sexo masculino, suspeito da prática de abuso sexual de menor, na sua forma continuada e agravada. O crime em investigação envolve uma vítima de 14 anos, que se encontra grávida. Em Portugal, a Polícia Judiciária está a investigar o homicídio, esta quarta-feira, de um homem, com arma de fogo, no concelho de Alcobaça. Na Jamaica, a passagem do furacão Melissa atingiu mais de um milhão e 500 mil pessoas que perderam suas casas e seus meios de subsistência.
No "SOS" desta terça-feira, destaque para 11 pessoas que morreram num incêndio que deflagrou na noite de terça-feira num lar de idosos em Tuzla, no nordeste da Bósnia-Herzegovina. Na China, um tribunal da cidade de Shenzhen condenou ontem à pena de morte cinco membros de uma rede criminosa implicada em fraudes transnacionais com base no Myanmar, segundo a imprensa oficial. Um cidadão português com quatro mandados de captura por homicídio involuntário, abuso sexual e agressão, crimes cometidos em várias zonas de Espanha, foi detido em Cádis, quando tentava entrar em Gibraltar.
No "SOS" desta terça-feira, destaque para a Polícia Judiciária que deteve dois homens em Santa Maria, na ilha do Sal, suspeitos de tráfico de droga. Nota ainda para o número de crianças expostas à violência em zonas de conflito armado que atingiu 520 milhões em 2024. É um novo recorde pelo terceiro ano consecutivo. Nas prisões de El Salvador, o número de pessoas que morreram, detidas no quadro de um regime de exceção vigente desde março de 2022 para combater grupos criminosos, ascende a 450.
No "SOS" desta segunda-feira, destaque para várias detenções em São Vicente, inclusive do suspeito de ter provocado intencionalmente o incêndio ocorrido no dia 29, nos estaleiros do grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte. Noa Boavista, o Tribunal de Comarca decretou a prisão preventiva de um homem suspeito da prática de um crime de posse de arma e de um crime de roubo na forma tentada, ocorrido num estabelecimento comercial. Nos Estados Unidos, Angelynn Mock, uma antiga apresentadora de um programa da manhã, de um canal do Missouri, está acusada de ter matado a sua mãe na noite de Halloween.
No "SOS" desta sexta-feira, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Brasil, pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal que autorize os seus peritos a participar nas autópsias das pelo menos 121 pessoas mortas na operação policial de terça-feira, por receio de que não sejam "imparciais". Em Portugal, a PSP apreendeu mais de 40 quilogramas de cocaína numa operação de fiscalização e combate à criminalidade automóvel. Nota ainda para o Unicef que alerta que mais de 700 mil crianças e adolescentes precisam "urgentemente de alimentos e água potável" nas Caraíbas, depois da inundações do furacão Melissa.
No "SOS" desta quinta-feira, destaque para a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Brasil, que diz que morreram 132 pessoas, depois de terem sido encontrados ontem cerca de 60 corpos, na sequência da megaoperação lançada terça-feira nas favelas da cidade contra o Comando Vermelho. Nota ainda para o furacão Melissa que deixou um rastro de destruição e mortes no Caribe. E África, a Organização Internacional para as Migrações está a reforçar as operações de segurança sanitária, em resposta ao surto de ébola na República Democrática do Congo e ao Mpox em Angola, Etiópia, Malawi, Sudão do Sul, Uganda e na própria RD Congo.
No "SOS" desta quarta-feira, destaque para a mega operação levada a cabo ontem no Rio de Janeiro, Brasil, contra o grupo Comando Vermelho, que provocou mais de 60 mortos e mais de 80 detidos. Em Portugal, um homem morreu esfaqueado, na noite de terça-feira, na Costa da Caparica, em Almada. Nota ainda para o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, que manifesta grave preocupação com escalada da violência militar no Sudão.
No "SOS" desta terça-feira, destaque para um homem de 25 anos que foi detido em Santarém, Portugal, após esfaquear várias pessoas num centro de recuperação para toxicodependentes. Está agora em prisão preventiva, acusado de cinco tentativas de homicídio e um crime de ofensa à integridade física qualificada. Nota ainda para o furacão Melissa que está a mover-se lentamente pelo Mar das Caraíbas, colocando em risco pelo menos um milhão e 600 mil crianças. O alerta é do UNICEF. Noutra frente, a ONU alerta que cortes drásticos na ajuda internacional estão a desmantelar organizações essenciais no combate à violência contra mulheres e raparigas.
No "SOS" desta segunda-feira, destaque para o Tribunal da Comarca da Praia que decretou prisão preventiva a um cidadão estrangeiro, de 36 anos, detido pela Polícia Judiciária por tráfico de estupefacientes. O homem foi detido no Aeroporto Internacional Nelson Mandela com mais de um quilo e meio de cocaína no interior do organismo. Em Moçambique, um grupo de homens armados assassinou na noite de quinta-feira, a comandante distrital da polícia no distrito de Marracuene. Nota ainda para oito mulheres vítimas de exploração sexual por uma rede internacional que operava a partir do Algarve foram libertadas em Espanha, no âmbito de uma operação conjunta das autoridades espanholas e portuguesas.
No "SOS" desta sexta-feira, destaque para pelo menos 25 pessoas que morreram e várias ficaram feridas hoje após uma mota embater contra um autocarro, que acabou por se incendiar, no sul da Índia. Nos Estados Unidos, mais de 3.000 suspeitos de tráfico de droga foram capturados e 70.000 quilogramas de narcóticos foram apreendidos pelo Governo norte-americano. Nota ainda para o vice-presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha que alerta que o número de conflitos armados em África aumentou 45% desde 2020 e os mais de 50 que estão ativos representam cerca de 40% dos confrontos armados no mundo.
No "SOS" desta quarta-feira, destaque para a prisão preventiva de um homem suspeito de crimes de roubo e posse de arma em São Vicente. Em Portugal, o adolescente de 14 anos que matou a mãe, Susana Gravato, vereadora da Câmara de Vagos, de 49 anos, na última terça-feira, utilizou a arma do pai, que se encontrava dentro de um cofre. Nota ainda para uma operação da Interpol e da Afripol contra o financiamento do terrorismo, que levou à detenção de 83 pessoas entre julho e setembro em Angola, Camarões, Quénia, Namíbia, Nigéria e Sudão do Sul, anunciou hoje a organização internacional.
"No "SOS" desta quarta-feira, destaque para o Tribunal de São Filipe, na ilha do Fogo, que decretou prisão preventiva a um homem de 36 anos, indiciado pela prática de um crime de VBG. Em Espanha, a polícia deteve um homem suspeito de ser o autor da morte de uma jovem de 21 anos, na zona de Villaverde, em Madrid. Em Portugal, a PSP apreendeu perto de seis toneladas de droga, várias embarcações, armas de fogo, munições e centenas de milhares de euros.
No "SOS" desta terça-feira, destaque para o Tribunal da Comarca de São Vicente que decretou prisão preventiva a um homem de 26 anos, suspeito da prática de homicídio simples e de posse de arma branca. Na Brava, o tribunal de Comarca decretou ontem prisão preventiva para dois indivíduos, um homem e uma mulher, com idades entre os 33 e os 49 anos, suspeitos de envolvimento em práticas de tráfico de droga na ilha. No ainda para um novo relatório da ONU que alerta que o mundo enfrenta atualmente 61 conflitos armados ativos, o maior número desde 1946. As principais pessoas afetadas são mulheres e meninas.