
Nós já dissemos que essa história de transbordar convidad@s tem sido muito bacana? Desta vez, a conversa teve a participação da querida Jessica Oliveira, que já tinha sido citada lá no episódio Menos Um e agora, no que chamamos de “momento ouroboros” do Transbordando, veio gravar com a gente e levou a Eliza a transbordar uma vontade renascida de ganhar a estrada.
Junto com os dias indóceis da Dani e as interrogações da Tina sobre o que afinal quer dizer “compromisso”, o mergulho Menos Dezesseis nos despertou reflexões sobre desejo e relacionamentos com direito a uns belos “cabongs” mentais que, pra ficar bonitinho, nós costuramos poeticamente como epifanias.
.
as referências:
alguém aí já ouviu falar no #paradiasindóceis? O grupo anda pouco movimentado, mas quem está no Facebook pode achar ele lá, buscando pela hashtag.
.
“O Caminho do Artista”, da Julia Cameron, é esse livro aqui: https://sextante.com.br/livros/o-caminho-do-artista/. Se pesquisar um pouco sobre ele você vai ver que tem muita gente que se reúne para trilhar coletivamente a jornada proposta pela Cameron, e nós estamos pensando bem seriamente em criar um grupo de Transbordantes no Caminho do Artista, reunindo as podcasters que vos falam e ouvintes interessad@s. Fiquem ligadinh@s.
.
e o livro que a Jess tá lendo, deixou alguém curios@? É “A Visão Integral”, do Ken Wilber. https://www.grupopensamento.com.br/produto/a-visao-integral-5196
.
também da Jess, teve a dica sobre a Brené Brown e o Poder da Vulnerabilidade, um TED talk que dá pra ver com legendas em português em https://www.ted.com/talks/brene_brown_the_power_of_vulnerability?language=pt-BR
.
como estamos numa semana de referências especialmente literárias, quem aí sabia que os “feijõezinhos de todos os sabores” ou jelly beans (ou as velhas e boas balas de goma :)) do Harry Potter ficaram tão famosos que saíram dos livros do bruxo pra vida real? Dá uma busca aí pra ver. Mas se você nunca ouviu falar do bruxo e quer um resumão que não envolva ler zilhões de páginas ou assistir a muitas horas de filmes, nós gostamos desse aqui: http://harrypotter-a-saga.blogspot.com/
.
e numa referência nada literária e bastante pop, se você não lembra do primeiro episódio da série Friends, quando Joey diz para Ross pegar uma colher diante da sorveteria da vida; ou se nunca assistiu a esta série antiga e hoje tão politicamente incorreta, vai aqui no link https://www.youtube.com/watch?v=7G-n3AmaEm8 para assistir apenas este trecho, que quase deu nome a este episódio nosso.
.
Alejandro Jodorovsky, o cineasta, ator, poeta, tarólogo, psicólogo e - ufa - escritor chileno-francês, pode ser encontrado, entre outros lugares, na sua página pessoal no Facebook, onde posta pensamentos e frases como a que fez o tóin épico na testa da Dani.
.
e por último, mas não menos importante, a nossa querida CNV, tema-paixão que leva a Eliza a entrar em modo palestrinha e que teve o link desta semana escolhido com carinho por ela pra vocês: https://www.escoladeempatia.com.br/single-post/2020/06/29/Necessidades-Humanas-Universais-A-essência-da-CNV
.
divirtam-se :)