
Neste episódio sensível e provocador, dispomo-nos a um encontro de ideias e afetos sobre temas essenciais à formação em saúde e às formações humanas no século XXI.
Partimos de uma pergunta incômoda: como compreender o adoecimento humano em uma sociedade marcada por distanciamento, pressa, hiperexposição e apagamentos culturais?
A partir das lentes da Antropologia da Saúde e da Filosofia crítica e humanista, atravessamos conceitos como o “olhar médico” de Michel Foucault, a “eficácia simbólica” de Lévi-Strauss, a necropolítica de Achille Mbembe, as epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos e a sociedade do desempenho de Byung-Chul Han.
🌍 Este episódio é um convite ao estranhamento. Um chamado à escuta ativa, à empatia e ao reconhecimento dos saberes diversos que coexistem nas margens da formação acadêmica. Um olhar atento sobre o que deixamos de ver quando naturalizamos demais.
Se você é estudante da saúde, das humanas, ou simplesmente uma pessoa inquieta, esse episódio é para você.
🫀 Porque cuidar do outro exige primeiro ver o outro. E ver o outro exige coragem para ver a si.
📚 Referências Utilizadas (estilo Vancouver):
1. Oliveira FP de. Antropologia, saúde e humanização da atenção. Saúde e Sociedade. 2002;11(1):129–139.
2. Lemos LFC, Silva FCO, Gonçalves MJF, Souza MV. A contribuição da Antropologia da Saúde para a formação em saúde. Rev Eletrônica Comunicação Informação Inovação Saúde. 2016;10(1):31–40.
3. Silva Junior AG da. Cultura, saúde e o conhecimento popular. In: Antropologia e Saúde. Brasília: UnB; 2001. p. 21–29.
4. Schmitz BAS, Silva MEB. Contribuições do relativismo cultural para o trabalho em saúde. Interface (Botucatu). 2010;14(35):843–852.
5. Geertz C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC; 1989.
6. Foucault M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2008.
7. Foucault M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes; 1999.
8. Lévi-Strauss C. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; 1975.
9. Santos B de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez; 2000.
10. Mbembe A. Necropolítica. Arte & Ensaios. 2018;34:123–146.
11. Mbembe A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona; 2014.
12. Han B-C. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes; 2017.
13. Han B-C. A agonia do Eros. Petrópolis: Vozes; 2017.
---
🔖 Hashtags:
#AntropologiaDaSaúde #FilosofiaNaSaúde #SaúdeColetiva #HumanizaçãoDoCuidado #ByungChulHan #Foucault #BoaventuraDeSousaSantos #Necropolítica #CulturaESaúde #SaúdeMental #EducaçãoEmSaúde #CuidadoIntegral #PodcastDeCiências #ReflexõesHumanas #Autocuidado #SaúdeEHumanidades #CiênciasHumanas #UniversoSaúde #FormaçãoCrítica #PensamentoDescolonial