
Discutimos as questões relacionadas à atividade de investigação empreendida pelos alunos ao longo das últimas aulas, com as respostas oferecidas pelos participantes.
Respondemos:
- os efeitos anatômicos dessa posição para o sistema respiratório e os benefícios da mesma na estabilização e recuperação do paciente com Covid-19. Enuncie os elementos anatômicos e fisiológicos envolvidos (padrão respiratório, relação ventilação/perfusão, implicações cardiovasculares);
- Como o SARS-CoV-2 pode ter tanta penetração em tantos órgãos diferentes do ser humano;
- A relação da musculatura lisa vascular com a regulação da pressão arterial sistêmica (lembrando os mecanismos de regulação rápidos e lentos descritos em aula)
- A relação da função urinária com a pressão arterial (pode usar esquemas ilustrativos junto ao texto) e por que na covid-19 a função renal pode ser prejudicada nos quadros graves.
Debatemos também:
A relação ao pâncreas endócrino, qual a relação do sistema de regulação da glicose a partir da insulina e glucagon com o Diabetes Mellitus tipo 2;
As diferenças anatômicas entre o sistema geniturinário masculino e feminino em termos de suscetibilidade às infecções do trato urinário.
Os links para os artigos que citei no início do episódio-aula:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692021000100600
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22157493/
https://www.scielo.br/pdf/rlae/v29/pt_0104-1169-rlae-29-e3397.pdf
#covid-19 #pronepositioning #nursingcriticalcare #physiology #diabetesmellitus #ITU #SARS-CoV-2