Este é o Vai Fundo! Um podcast da ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Com uma abordagem leve e informal, o programa traz convidados para um bate-papo sobre a indústria de fundos de investimento no Brasil.
All content for Vai Fundo is the property of ANBIMA and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Este é o Vai Fundo! Um podcast da ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Com uma abordagem leve e informal, o programa traz convidados para um bate-papo sobre a indústria de fundos de investimento no Brasil.
Carlos Woelz, sócio fundador e gestor da Kapitalo, fala sobre sua trajetória, os desafios da política monetária e o futuro dos fundos multimercado. O papo engloba ainda gestão ativa, tecnologia e o amadurecimento do investidor brasileiro.
Ataques cibernéticos reacenderam o alerta sobre segurança digital no sistema financeiro. Neste episódio do Vai Fundo, João Carlos Guirau, da Blocktime, fala sobre a importância de fortalecer a cultura de cibersegurança, o papel do trabalho coletivo na prevenção de ataques e o que o Brasil pode aprender com as novas regras americanas.
A diversificação internacional ficou mais acessível e pode fazer a diferença na carteira do investidor. No novo episódio do Vai Fundo, Soraia Barros conversa com Lucas Santos, head de fundos da plataforma de investimentos especializada no exterior, a Avenue, sobre o papel dos ETFs e fundos globais, os impactos da regulação brasileira e as preferências de quem já investe no exterior.
O Papo de Gestão está de volta ao Vai Fundo, que recebe neste episódio André Portilho, sócio e head de Digital Assets no BTG Pactual. O executivo explica como a tokenização pode redesenhar a indústria de fundos, além de revelar os bastidores do primeiro security token emitido por um banco de investimentos no Brasil.
Com a implementação da Resolução 175 e a busca por mais eficiência, fusões e aquisições entre gestoras de fundos de investimento têm ganhado força. Neste episódio do Vai Fundo, Daniel Aranha, sócio da PwC explica os impactos desse movimento para o mercado e os investidores.
Os FIDCs já ultrapassam R$ 680 bilhões em patrimônio líquido e seguem ganhando espaço no mercado. Neste episódio do Vai Fundo, Alexandre Freitas, sócio e diretor-presidente da Oliveira Trust, explica os fatores que impulsionam esse avanço, como o cenário de juros elevados e a abertura ao investidor de varejo, e analisa o impacto das recentes mudanças tributárias no segmento.
Direto do ANBIMA Summit, Ana Rodela (Bradesco Asset) e Reinaldo Le Grazie (Panamby Capital) conversaram sobre os efeitos práticos da Resolução 175, os reflexos do cenário macroeconômico no apetite ao risco do investidor, o crescimento do crédito privado, o uso da inteligência artificial nas gestoras e as oportunidades que estão surgindo no setor.
Pedro Rudge, sócio fundador da Leblon Equities, e Gustavo Pires, sócio-diretor da XP Inc, discutem a adaptação do mercado às regras de transparência das taxas cobradas pelos prestadores de serviço de fundos e o efeito prático desta novidade para o investidor.
Julya Wellisch, head de jurídico e compliance na Vinci Compass, e Marco Godoy, head do jurídico na UBS Wealth Management Brasil, explicam a nova estrutura de classes e subclasses de cotas dos fundos, falam dos desafios operacionais enfrentados por gestores e administradores na adoção deste modelo e traçam perspectivas para o futuro da indústria.
Cláudia Figueiredo, superintendente de administração fiduciária do Itaú Unibanco, e Pedro Fukui, COO da Verde Asset Management, discutem os critérios para definição das características dos fundos de acordo com a Resolução 175 e as principais mudanças nos regulamentos exigidas pela norma.
Carolina Cury, associate partner do BTG Pactual, e Ricardo Mizukawa, superintendente-executivo de risco da Bradesco Asset Management, falam dos acordos operacionais entre os prestadores de serviços essenciais dos fundos de investimento. A conversa é a primeira da série especial sobre a reta final de adaptação à Resolução 175 da CVM e esclarece as últimas dúvidas de gestores, administradores e outros participantes de mercado sobre o processo.
Neste episódio da série Curtas, Daniel Popovich, portfólio manager da Franklin Templeton, analisa os efeitos do tarifaço de Trump nas alocações de investimento, os setores mais afetados e as lições que momentos como esse trazem para o mercado.
Vivian Lee, sócia e gestora de estratégia de crédito da Ibiúna Investimentos, analisa o cenário atual e os desafios enfrentados pelos fundos de crédito privado e traz sua perspectiva para esses produtos em 2025 diante dos juros altos e de resgates recentes dos investidores.
Ana Carla Guimarães, Managing Director da Robert Half, e Fayga Delbem, sócia e superintendente de Crédito Privado na Itaú Asset Management, falam sobre as oportunidades de carreira na indústria de fundos e as habilidades necessárias para se destacar neste dinâmico e competitivo mercado.
O novo quadro Curtas do Vai Fundo traz discussões rápidas, objetivas e esclarecedoras sobre temas quentes do mercado. Neste episódio, Carlos Kawall, sócio-fundador da Oriz Partners e ex-secretário do Tesouro Nacional, aborda os desafios da política fiscal brasileira e como esse cenário afeta as decisões de investimento. Quais medidas o governo pode adotar? O que o mercado espera para os próximos anos? Aperte o play e confira!
Aquiles Mosca, CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil, e Marcos Vinícius Gonçalves, diretor comercial para o Brasil e Divisão Offshore Américas da Franklin Templeton, discutem como o comportamento das novas gerações e os avanços tecnológicos vêm impactando a indústria de gestão de recursos.
Flavia Palacios, CEO da Opea e diretora ANBIMA, e Luiz Caffagni, Professor da FGV Agro debatem os impactos da nova regulamentação dos Fiagros, que, a partir de março de 2025, poderão investir em créditos de carbono, tornando-se uma espécie de fundo multimercado.
Luciana Seabra, fundadora da Indê Investimentos e influenciadora no Instagram, Luciane Effting, Head da Área de Distribuição de Investimentos do Banco Santander, e Nathalie Vidual, Superintendente de Proteção e Orientação a Investidores da CVM conversam sobre formas de atrair mais investidores de varejo para a indústria de fundos de investimento.
Daniel Izzo, CEO da Vox Capital, e Denis Nakahara, sócio da MOV Investimentos, falam sobre a evolução e os desafios enfrentados pelos fundos de investimento de impacto no Brasil e as perspectivas de crescimento para esse mercado.
Henrique Jäger, CEO da Petros, e Luiz Sorge, sócio e diretor de Estruturas da XP Asset, falam sobre o desafio dos gestores para garantir a solvência de fundos de pensão e a capacidade de pagamento dos benefícios em um contexto de longevidade crescente.
Este é o Vai Fundo! Um podcast da ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Com uma abordagem leve e informal, o programa traz convidados para um bate-papo sobre a indústria de fundos de investimento no Brasil.