Relaxamento e qualidade de vida! Nesta edição do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy traz como destaque o assunto "turismo do sono". Em um mundo que gira em ritmo acelerado, uma nova tendência ganha força entre os viajantes: o turismo do sono. Em vez de longos roteiros e agendas apertadas, cresce o interesse por destinos brasileiros que oferecem experiências focadas em descanso profundo, desconexão digital e saúde integral.
Segundo a Revista de Tendências do Turismo 2025, divulgada pelo Governo Federal, o bem-estar se consolidou como prioridade no setor, indo além do lazer convencional para incluir práticas de recuperação física e mental. Em destaque, destinos como Fernando de Noronha e João Pessoa se firmam como referências nacionais nesse movimento.
Na lista de metas para o novo ano, de grande parte da população, nunca falta a frase: viajar mais. Mas, para tirar os sonhos do papel, é preciso organização. Nesta edição de Viaje Na CBN, o comentarista Edson Ruy explica como definir o estilo da viagem antes do destino e escolher bem as datas são atitudes simples e que fazem a diferença na experiência do viajante! Acompanhe!
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy responde ao desafio: qual é a sua viagem dos sonhos para 2026? O comentarista conta a dele. Seu sonho é passar um roteiro pelo inverno do Ártico, "atravessando Noruega, Suécia e Lapônia Finlandesa". E por que? "No inverno, o Ártico é uma experiência sensorial, as temperaturas negativas podem chegar a menos 28 graus e muda tudo", conta.
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque a notícia que as novas regras para entrada (check-in) e saída (check-out) em hospedagem começaram a valer esta semana. A partir de agora, uma portaria do Ministério do Turismo estabelece que a diária passa a corresponder a 24 horas, das quais até três horas podem ser destinadas à arrumação da acomodação pelo estabelecimento. Segundo o Ministério do Turismo, a diária passa a corresponder oficialmente a 24 horas de uso, devendo incluir o tempo necessário para arrumação, higiene e limpeza da unidade, que não pode ultrapassar três horas desse período. Sendo assim, o hóspede tem, pelo menos, 21 horas de utilização efetiva da acomodação.Os estabelecimentos continuam a definir seus próprios horários de check-in e check-out, mas devem informar de forma clara e transparente ao consumidor quais são esses horários e o tempo estimado para limpeza. Caso haja disponibilidade, a entrada antecipada ou saída tardia são permitidas, desde que as condições e eventuais tarifas sejam comunicadas previamente ao hóspede. A Portaria se aplica a hotéis, pousadas, resorts, albergues, hostels, flats/apart-hotéis e outros meios de hospedagem registrados sob CNAE, não abrangendo imóveis residenciais alugados por plataformas digitais como Airbnb ou Booking. Ouça a conversa completa!
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque que viagens longas de avião podem ser cansativas, principalmente quando envolvem fusos horários diferentes. “Jet lag”, enjoo, dores articulares e ressecamento da pele são alguns dos problemas conhecidos como “efeito cabine”, que causa impactos físicos e psicológicos nos viajantes. Segundo especialistas, esse efeito pode ser suavizado com algumas práticas simples antes e durante o deslocamento. É sobre esse assunto que o comentarista trata. Ouça a conversa completa!
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque a notícia que o recorde de voo comercial mais longo do mundo sem paradas poderá ser superado por um novo avião: o A350-1000ULR, da fabricante europeia Airbus. A aeronave poderá voar por até 22 horas seguidas, sem a necessidade de parada, informou a companhia aérea australiana Qantas.
Segundo informações do portal "G1", atualmente, o voo mais longo do mundo é operado pela Singapore Airlines e dura cerca de 18 horas, ligando Nova York a Singapura, segundo o Flightradar24, site que monitora voos pelo mundo. A Qantas encomendou 12 aviões desse modelo e divulgou novas imagens da primeira unidade, que deve ficar pronta em 2026. O voo comercial de estreia está previsto para o primeiro semestre de 2027.
Ainda, de acordo com a reportagem, o investimento faz parte do que a empresa chamou de Projeto Sunrise ("nascer do Sol"). Ele ganhou esse nome porque, devido à diferença do fuso horário entre a Austrália e o restante do mundo, os passageiros poderão ver o nascer do sol duas vezes nos voos mais longos.
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy inicia uma série especial, voltada a dicas de turismo para o fim de ano. No episódio de hoje, destinos nacionais e internacionais que estão em conta para planejar uma viagem entre dezembro e janeiro. Será que ainda dá tempo?
A Holanda se destacou como o país mais seguro do mundo para turistas de 2026, segundo o ranking anual da seguradora de viagens Berkshire Hathaway Travel Protection (BHTP). Na vice-liderança apareceu a Austrália, na Oceania. A Áustria, na Europa, completou o pódio. O estudo, divulgado em novembro, ouviu mais de 1.800 viajantes americanos sobre experiências nos últimos cinco anos, focando em segurança e combinou essas opiniões com índices consolidados, como o Índice Global da Paz (GPI), dados da Numbeo e pontuações da GeoSure Global, ferramenta de geolocalização voltada para viajantes. Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy fala sobre o assunto.
Um plataforma de hospedagem listou oito destinos do Brasil que serão tendência para os turistas em 2026, com base no aumento anual de reservas feitas por viajantes brasileiros. Há cidades de seis estados diferentes na lista. Segundo a Booking, os destinos estão entre os 1.000 mais reservados na plataforma, no Brasil, entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de agosto de 2025. Além disso, a plataforma fez uma curadoria, levando em conta a distribuição geográfica, para trazer mais diversidade de regiões à lista. As informações são do "G1". Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy fala de um novo destino queridinho dos brasileiros: a China! Plataformas de turismo indicam que a busca por voos e hospedagens no país asiático aumentaram, quando comparadas com o ano anterior. Mas o que pode ter levado a isso? Desde o mês de junho, cidadãos brasileiros não precisam de visto para conhecer o país por 30 dias. A queda dessa barreira burocrática pode ter sido um dos motivos para o crescimento do interesse. Ouça a conversa completa!
Nesta edição do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy traz como destaque a informação que, pelo segundo ano consecutivo, a Emirates Airlines conquistou o título de melhor companhia aérea internacional, reconhecida pelo luxo, elegância e serviço de alta qualidade. A distinção foi concedida no segundo Verified Air Travel Awards, promovido pelo Forbes Travel Guide, e divulgado na última semana, que avalia empresas com base em avaliações de viajantes experientes e especialistas do setor.Reportagem de "O Globo" traz também que o Aeroporto Changi, em Cingapura, foi eleito o melhor aeroporto internacional. Conhecido por suas atrações únicas, como o jardim de borboletas, piscina na cobertura, labirinto de sebes e o Rain Vortex, a cachoeira interna mais alta do mundo com 40 metros, o terminal combina entretenimento e conforto para transformar a espera em uma experiência memorável. Changi também recebeu o prêmio de melhor restaurante de aeroporto da Forbes.Nos Estados Unidos, a Delta Air Lines foi reconhecida como a melhor companhia aérea do país, enquanto a JSX se destacou como a melhor empresa de pequeno porte. O Aeroporto LaGuardia, em Nova York, recebeu o título de melhor aeroporto dos EUA, mostrando que excelência pode ser encontrada em diferentes escalas e perfis de viagem. Ouça a conversa completa!
A Lista Edge 2025, divulgada pela Forbes Travel Guide, selecionou os 20 hotéis, resorts e cruzeiros mais inovadores do planeta. A curadoria da revista valoriza quatro pilares: acesso privilegiado a destinos remotos, experiências ousadas e memoráveis, compromisso com sustentabilidade e excelência em hospitalidade, mesmo nos destinos mais inusitados. A lista abrange 15 países e mostra que o luxo pode ser sinônimo de simplicidade, natureza e autenticidade. Este é o assunto em destaque com o comentarista Edson Ruy, com o comentarista Edson Ruy. Ouça a conversa completa!
A novidade não acaba de vez com o transporte de artigos pessoais. Bolsas ou mochilas que caibam embaixo do assento da frente seguem sendo permitidos, devendo seguir dimensões determinadas pela companhia aérea. O que muda é que, a partir de agora, quem desejar embarcar na Gol com a bagagem de mão deve optar por outras de passagem, que contam com acréscimo de tarifa. Nesta edição de Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy tira as dúvidas dos clientes!
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy e o ouvinte Rafael Pacheco trazem como destaque o tema das 7 maravilhas do mundo antigo e moderno. Confira um passeio pelos destinos! As Sete Maravilhas do Mundo são um conjunto de obras que fazem uma homenagem às realizações da humanidade em diferentes épocas e regiões. Elas foram escolhidas pela New Open World Corporation, uma organização suíça que entre 2005 e 2007 fez a seleção em uma votação mundial na qual pessoas de todas as partes do mundo puderam escolher suas maravilhas favoritas através da internet e de ligações telefônicas. Ouça a conversa completa!
Um dos principais símbolos turísticos do Peru, Machu Picchu pode está ameaçado de perder o título de sete maravilhas do mundo moderno. Comunicado divulgado nas últimas semanas da organização New7Wonders lançou um alerta: sem medidas urgentes, o icônico sítio arqueológico corre o risco de perder o status que há quase duas décadas ostenta com orgulho. Segundo o Infobae, Machu Picchu enfrenta uma série de problemas interligados que comprometem tanto a preservação do patrimônio, quanto a experiência dos visitantes. A pressão turística é uma das maiores preocupações: o número de viajantes frequentemente ultrapassa a capacidade de suporte da cidade, provocando desgaste nas trilhas, nas estruturas e impactando o ambiente e a cultura local. Muitos turistas relatam superlotação, longas filas e restrições de acesso a determinadas áreas. As informações são de "O Globo". Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!
Nas últimas semanas vários casos de cobrança de taxas relacionadas ao turismo ganharam o noticiário. São iniciativas de diferentes prefeituras brasileiras que preveem a cobrança de uma taxa pela entrada de veículos nos seus municípios. Conhecida pelo turismo de clima frio, a cidade de Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, aprovou na última segunda-feira (22) a implementação de uma cobrança para visitantes. A lei prevê o pagamento de R$ 13,34 por automóveis, R$ 6,67 por motocicletas e R$ 246,79 para ônibus. O valor será cobrado uma vez por dia, independentemente do tempo de permanência no município. A Câmara de Vereadores aprovou a proposta por 9 votos favoráveis, 3 contrários e uma ausência. Se sancionada, a taxa passa a valer no ano que vem.A prefeitura de Aparecida (SP), por exemplo, quer criar uma cobrança para turistas que chegam de carro, ônibus ou vans à cidade com a intenção de visitar o município, ou para fins religiosos. O projeto prevê que carros de passeio paguem R$ 10 por dia. Já ônibus de turismo teriam cobrança de R$ 70,10. Segundo a prefeitura, o dinheiro será utilizado para ajudar no custeio dos serviços públicos que mantêm a cidade. No Brasil, vários destinos já adotaram cobranças.Quem seguir para um dos lugares mais cobiçados do litoral norte neste verão, em Ubatuba, pode estranhar a cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA) instituída em fevereiro passado. O município paulista cobra diárias que vão de R$ 3,69 (motocicletas e motonetas) e R$ 13,73 (veículos de pequeno porte) a R$ 62,30 (micro-ônibus e caminhões) e R$ 97,14 (ônibus). Elas devem ser quitadas ao sair da cidade. O não pagamento acarreta multas. Ouça a conversa completa!
O assunto em destaque nesta edição do "Viaje na CBN" são os hotéis do futuro! Robôs fazendo serviço de quarto, espelhos com reconhecimento facial e sistemas que permitem modificar o ambiente do quarto com um só toque. Essas são algumas das inovações tecnológicas que mostram que, para muitos hotéis, o futuro já chegou. Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pela plataforma de reservas online Hoteis.com. Ouça a conversa completa!
O assunto em destaque nesta edição do "Viaje na CBN", com o comentarista Edson Ruy, é sugestão da ouvinte Renata. Ela questiona: "gostaria de saber do Edson Ruy sobre a segurança de viajar para Egito e Dubai em janeiro, considerando as guerras na região. Eu e meus pais fomos ressarcidos de uma viagem frustrada de anos atrás e estamos cogitando ir em janeiro". Pergunta feita, o comentarista responde. Ouça a conversa completa!
Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque a notícia que um voo da Latam que seguia de Santiago, no Chile, para Fortaleza teve que desviar a rota e fazer um pouso não previsto em Brasília devido ao "mau comportamento" de um passageiro. O caso aconteceu no domingo (31) e terminou com a intervenção da PF (Polícia Federal). O passageiro estava ouvindo música alta no celular e se movimentando pelo corredor atrapalhando outros passageiros, além de desrespeitar as recomendações da tripulação. Mas, afinal, o que pode e o que não pode fazer durante uma viagem aérea? Como as companhias pelo mundo lidam com esse tipo de situação? O comentarista analisa. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy comenta um assunto que repercutiu nos últimos dias entre os viajantes: as regras para transporte de líquidos em voos internacionais. As dúvidas surgiram após internautas relatarem que o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estaria exigindo que os líquidos fossem colocados em sacos plásticos. Mas as regras realmente mudaram? De acordo com a resolução de 2019 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não!