Estive à conversa com o Padre Paulo Duarte sobre famílias recompostas e os seus desafios . Tudo o que posso escrever aqui é pouco, tal é a sensibilidade do meu convidado. Imperdível.
Estive à conversa com um padrasto, Hugo Saraiva, que tem a experiência de ter dois enteados de relacionamentos diferentes e que nos conta um pouco sobre a sua experiência. Padrastos e madrastas têm os mesmos desafios? Para ouvir.
Tanto se fala sobre este tema, mas pouco se ouve falar na primeira pessoa. Como é ser pai estando impedido de estar com a filha? Como se lida com isso? Estas e tantas outras perguntas foram respondidas no episódio desta semana com Daniel Antunes.
Estive à conversa com uma mãe que se separou e que não é madrasta. Falámos sobre preocupações, medos, mas também de esperança e de futuro. Vale muito a pena ouvir a minha convidada, Alexandra Afonso.
A regulação do exercício das responsabilidades parentais deveria sempre atender às necessidades da criança/jovem. Infelizmente, são poucos os acordos que o fazem. A psicóloga Tânia Martins conversou comigo sobre este tema. Este é um episódio obrigatório para pais, mães, advogados, conservadores e magistrados.
Será possível? Neste episódio, converso com a minha convidada Patrícia Paiva, doula, consultora de amamentação, mãe e madrasta, sobre o que tem sido feito e o tanto que pode ser melhorado assim queiram os pais e as mães.
Neste episódio, converso com a minha convidada - Susete Pires - sobre os desafios de se lidar com um diagnóstico de infertilidade durante a madrastidade. Se a madrastidade já é um tema pouco falado, a infertilidade nesta realidade é um tema praticamente inexistente.
Nos temas relacionados com famílias recompostas, arrisco dizer que a roupa está no top 3 de temas que potenciam conflito. Neste episódio, falo sobre o que não fazer, mas também sobre o que podemos fazer para ajudar as nossas crianças/jovens.
Estive à conversa com Ana Sofia Martins, que todos conhecemos como modelo, atriz e apresentadora de televisão, sobre outro papel seu: o de madrasta. Falámos sobre preocupações, medos e alguns mitos que são comuns a tantas madrastas.
Depois de passar por um processo de divórcio, como é saber da existência de uma madrasta? Que pensamentos e que dúvidas surgem? Marta Mocacha, mãe de 4 filhos (3 do primeiro casasamento e 1 do segundo), responde a estas e tantas outras perguntas. Um episódio que certamente ajudará as mães, mas também muitas madrastas.
Numa residência alternada, estando ausente na respetiva semana o progenitor com quem o menor ficaria, o outro progenitor fica obrigatoriamente ou deve ficar com o menor? Depois de uma partilha feita na minha página de Instagram, deixei a minha resposta pendente até hoje.
Será que alguma vez teremos a resposta a esta "eterna" pergunta? É o que iremos ouvir neste episódio, onde também explicarei por que escolhi este nome para o podcast. Também falarei sobre algumas das razões que considero estarem na base dos preconceitos ligados à figura (e papel) da madrasta.
Neste episódio, através de uma entrevista informal conduzida pela Catarina Marques Rodrigues, jornalista especialista em questões de género e de desigualdades, apresenta-se este projeto, assim como a própria autora, Inês Neves Rosa.