Começamos a terceira temporada do podcast e você estará comigo e eventualmente com outros convidados falando de vinho para quem quer beber melhor, sem grandes complicações. Nesse episódio fazemos um resumo de como não errar na escolha do seu vinho, para que você comece o ano de 2026 com tudo!
Em julho/24 eu levei um grupo de alunos e assinantes da Confraria Vinhos de Corte para uma viagem ao Uruguai. Visitamos vinícolas e fizemos alguns passeios e muitos me perguntaram se valia mesmo a pena fazer enoturismo no Uruguai, então aí está. E se você quiser ir na nossa próxima turma, você precisa entrar para a Confraria Vinhos de Corte. O link está aí embaixo. https://lp.confrariavinhosdecorte.com.br/inscricoes-abertas/
Já bebeu um vinho de uma safra antiga? Eu tive essa oportunidade com um vinho da Vinícola Don Giovanni, que fica em Pinto Bandeira - RS e foi um Tannat da safra 2002. Um vinho antigo tem nuances e algumas características bem especiais, que valem muito a pena conhecer.
Conversa com Agostinho Marques, da Vinícola Alma Soalheira, do Douro. Agostinho tem vinhos que eu gosto muito em diversas faixas de preços. Os vinhos são bons e os nomes melhores ainda.
Se você gosta de fazer festa, de receber amigos e ainda tem dúvidas sobre qual vinho combina com qual prato, esse podcast vai te ajudar muito. Conversei com o Chef Emerson Donandon, da Amaô Gastronomia e além de todas as dicas para vinhos em festas, ele contou alguns segredos da cozinha e dos casamentos.
Se você ainda não faz parte da Confraria Vinhos de Corte, a hora é agora. Acesse https://lp.confrariavinhosdecorte.com.br/pv e venha para o maior portal de conhecimentos sobre vinhos do Brasil
Conversa com Abner Zeus Freitas, CEO da Vinícola Thera, uma vinícola familiar da Serra Catarinense que acabou de abrir seu novo restaurante e ampliar a sua pousada. Um projeto muito bem estruturado e que tem vinhos fantásticos. Site da vinícola - https://vinicolathera.com.br/
Neste episódio falamos sobre dois termos dos vinhos que aparecem em vinhos bem especiais, do norte da Itália e que nem sempre são entendidos de forma correta. Já conhecia esses dois termos?
Na nossa segunda temporada do Podcast, temos um tema que sempre aparece aqui pra mim: os vinhos brasileiros estão mudando? Estão melhorando? Vale a pena beber vinho brasileiro?Aí está a minha opinião. E se você gostou, deixa um comentário aí pra mim e na semana que vem a gente se encontra para mais um episódio.
#37 Podcast com Lucas Simoes | Grupo Famiglia Valduga
Nesse Podcast eu selecionei algumas das perguntas que vocês me fazem lá no Instagram @vinhosdecorte.
Se ficou com alguma dúvida, ou tem outra pergunta, só deixar nos comentários!
Luis Patrão é um enólogo que podemos chamar de "revelação". Seus projetos têm sempre algo inovador e de muita qualidade.
Conheça um pouco do enólogo que faz belos vinhos na região da Bairrada.
Podcast com o enólogo Jorge Rosas.
Depois de uma série de podcasts com produtores chilenos, chegou a vez de falarmos de Portugal. E começamos essa série com Luis Duarte, enólogo renomado que trabalhou em diversos projetos como o Esporão, tem seus próprios vinhos e é responsável pelos vinhos da Herdade dos Grous.
Uma das mais aclamadas e premiadas vinícolas do Chile, e estamos falando de um projeto que nasceu há pouco mais de 17 anos. É impressionante o projeto da VIK, que quer ser (e tem muita chance de ser mesmo) o melhor vinho do Chile. Conversei com Christian Vallejo, o enólogo-chefe que está por trás de todo o projeto e do conceito.
Site da vinícola - www.vikwine.com
A Del Pedregal faz vinhos que me surpreenderam. Eu não esperava provar por exemplo um vinho que tem a uva Nebbiolo no corte. Isso é obra da enóloga Rosario Domingues, que contou um pouco da história e dos vinhos deles.
Site da vinícola - www.delpedregalwines.com
A Viña Errazuriz acredita tanto em seus vinhos, que o proprietário, o Sr. Eduardo Chadwick, propôs um desafio ao mundo em 2005 que ficou conhecido como Cata de Berlin (ou Berlin Tasting). Algo impressionante como seus vinhos. E quem contou isso foi Loretto Ulloa, Gerente de Marketing da Viña Errazuriz.
Site da vinícola - www.errazuriz.com
Vinhos que mostram de onde vêm. Essa é a proposta da INVINA, que não tem "vergonha" de mostrar o que tem e com isso, ganham a confiança dos consumidores. Em conversa (mais do que franca) com Alex Huber, CEO da Invina, pude entender melhor essa ideia e ao final, provar uma novidade que eu achei no mínimo inusitsda.
Site da vinícola - www.invinawines.com
A Viña Montes é uma das vinícolas mais conhecidas do Chile pelos brasileiros. É a vinícola que produz o famoso Purple Angel, um Carmenere que arranca suspiros de todos no mundo. E eles colecionam vinhos tops e premiações ano após ano. Conversei com a enóloga Gabriela Negretti que me contou como é fazer vinhos tão famosos e tão bem pontuados ano após ano.
Os vinhos da Montes são importados e distribuídos pela Berkmann do Brasil.
Site da vinícola - www.monteswines.com
Fazer vinhos que expressem o terroir é a meta da Viña Siegel. Conversando com a enóloga Fabiola Calderón pude perceber e entender essa filosofia e provar alguns vinhos muito interessantes, como um vinho laranja feito com a uva Viognier.Os vinhos da Siegel são importados e distribuídos pela Domno no Brasil - www.domno.com.brSite da vinícola - www.siegelvinos.com
Começamos uma série de podcasts com enólogos chilenos, gravados diretamente nas vinícolas. Neste primeiro episódio, conversei com Pablo Prieto, enólogo da Viña Carmen, uma vinícola do grupo Santa Rita. E teve vinho bem surpreendente para provar.
Site da vinícola - www.carmen.com
Curtiu? Deixa aí o seu comentário.