Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os temas desta semana:
⚖️ Prisões históricas: Bolsonaro e outros condenados do golpe começam a cumprir pena. O que isso muda no cenário da extrema direita e nas eleições de 2026?
🚰 Privatização da Copasa: representação no TCE questiona consultoria multinacional e monitoramento irregular de autoridades e jornalistas. Como o Judiciário vai responder?
💸 Imposto de Renda: Lula sanciona ampliação da isenção.
Este é mais um Enfim, Sexta! com o jornalista investigativo da Repórter Brasil Daniel Camargos, a vereadora de BH Luiza Dulci e Eduardo Pereira, presidente do Sindágua. Confira!
O Visões Populares de hoje entrevista Willian Cesar Castilho Pereira. Psicólogo clínico, com especialização em Psicologia da Educação, ele é professor aposentado da PUC Minas. Na nossa conversa abordamos o livro A Ideologia da Vergonha e o Clero do Brasil, de sua autoria, lançado no início de novembro. Falamos ainda, da igreja no mundo atual e seu papel no Brasil, além de abordar a formação e o sofrimento psíquico dos sacerdotes, tema central do livro.
Confira o episódio completo.
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os temas desta semana:
⚡ Privatização a qualquer custo: transformar a Cemig em corporation é modernização ou ataque ao patrimônio público de Minas? O que Zema esconde nesse projeto?
🔫 Segurança pública em disputa: por que a PF alerta que equiparar crime organizado a terrorismo pode piorar o combate às facções? O que está por trás do conflito entre Congresso e governo federal?
🌍 COP30 em Belém: estamos realmente avançando em soluções climáticas ou só reorganizando as mesmas promessas de sempre?
✊🏿 Consciência Negra 2025: o que marca o segundo ano do feriado nacional e quais lutas ganham força neste 20 de novembro?
Este é mais um Enfim, Sexta!, com a participação de Emerson Andrada, coordenador-geral do Sindieletro-MG, e José Luiz Quadros, professor da UFMG e diretor do Apubh. Confira!
O Visões Populares de hoje entrevista o professor e especialista em estudos de criminalidade e segurança pública, Robson Sávio. Em nossa conversa debatemos as repercussões da operação no Rio de Janeiro, os projetos que tratam da questão da segurança pública e combate ao crime organizado no Congresso e sobre os interesses internacionais envolvidos nessa pauta.
“Não existe receitinha de bolo, problemas complexos, soluções complexas. Mas existem experiências, inclusive internacionais, que podem ser aplicadas. Uma delas é a articulação entre, intra e inter-agências. Além disso, nós precisamos de fazer uma depuração no sistema de justiça criminal, no nível de corrupção que hoje há nas polícias, em setores do poder judiciário e do Ministério Público ", aponta o pesquisador.
Confira o episódio completo.
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os temas desta semana:
- SUSP e PL Anti-Facção: Congresso e governo Lula disputam os rumos da segurança pública.
- COP30: há chance de saírem soluções reais para a crise climática?
- Privatização da Copasa: existe esperança de barrar mais esse golpe contra o povo mineiro?
Este é mais um Enfim, Sexta!, com Ana Penido, professora da UFRJ, Juarez Guimarães, professor da UFMG, e o vereador de BH Bruno Pedralva. Confira!
O Visões Populares de hoje entrevista a artista, militante do MST e estudiosa da música, Guê Oliveira. Em nossa conversa, abordamos o Novembro Negro, a perseguição às manifestações culturais de povos marginalizados e a arte como um pilar da resistência política.
“Quando a gente valoriza a autonomia dos povos, a diversidade que existe nesses povos, e somos solidários a sua resistência, estamos sendo solidários a nós mesmos, porque todos nós queremos a continuidade da espécie humana”, aponta.
Tratamos também sobre o espetáculo “Colcha de Retalhos”, da Guê, que vai acontecer em Belo Horizonte, na sexta-feira (14), no Teatro Raul Belém Machado.
Confira a entrevista completa:
- PEC do Cala a Boca: é possível reverter retirada do referendo popular da Constituição de Minas? Quais são os riscos para a Copasa?
- 10 anos do crime em Mariana: zero pessoas responsabilizadas. Saiba como está o processo
- COP30: o Brasil está mesmo pronto para liderar o debate climático mundial?
- 14° salário: entenda o que muda com a isenção do IR
- Criança não é mãe: o que está em jogo com o PDL aprovado pela Câmara?
Este é mais um Enfim, Sexta!, com a deputada estadual e vice-presidenta da ALMG, Leninha (PT), e o dirigente nacional do MST Nei Zavaski. Confira!
O Visões Populares de hoje debate a Cúpula dos Povos, evento organizado simultâneamente à COP 30 por mais de 700 entidades da sociedade civil de todo o planeta. A cúpula deve denunciar falhas no combate à crise climática e apresentar reivindicações populares.
Nossa entrevistada é Layza Queiroz Santos, advogada popular e coordenadora do Coletivo Margarida Alves (CMA), entidade que participa da cúpula e surgiu para prestar assessoria a diversos grupos sociais que resistem diante de processos violentos de exclusão.
“O Brasil ocupa o ranking dos países mais violentos para defensores ambientais há muito tempo. Quem são essas pessoas? O que elas significam? Quem está morrendo assassinado ou sendo ameaçado? Quem está sendo expulso dos seus territórios ou despejado? Temos que pensar que, para além de não estarmos preservando esses territórios, a gente está matando e expulsando as pessoas que o fazem de seus lugares", questiona Santos.
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG! 🎙️Confira os temas desta semana:🚨 A maior matança policial da história: quais as consequências da megaoperação?🏛️ Reforma Administrativa: desmonte do serviço público e mais corrupção🤐 PEC do Cala a Boca: até onde vai o ataque ao direito do povo mineiro?Este é mais um Enfim, Sexta!, com a vereadora de Contagem Adriana Souza (PT), o vereador de Belo Horizonte Bruno Pedralva (PT), e o diretor do Apubh Jośe Luiz Quadros. Confira!
Servidores públicos criticam a PEC 24/23, do governo Zema (Novo), aprovada na madrugada de sexta-feira (24) na ALMG. A proposta acaba com a necessidade de referendo popular para autorizar a privatização da Copasa. A medida tem sido considerada antidemocrática e segue agora para a votação em segundo turno. É sobre isso que o Visões Populares de hoje debate com Jefferson Leandro Teixeira da Silva, secretário-geral do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro MG) e funcionário da Cemig há mais de 30 anos.
“Essa pauta risca o chão do povo mineiro. De um lado da linha estarão esses deputados, o governo e os secretários de governo que estão atendendo aos interesses do capital, dos banqueiros e dos outros grandes empresários. Do outro lado da linha, somos nós: o povo”, afirma Silva, sobre a possibilidade de privatização da Copasa.
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG! Confira os destaques desta semana:
O que o povo mineiro perde com o avanço da PEC do Cala a Boca, proposta por Zema?
Ibama autoriza perfuração de poço de petróleo na Foz do Amazonas: avanço ou ameaça ambiental?
EUA intensificam presença militar no Caribe e atacam embarcações latino-americanas: estaria a região à beira de uma guerra?
Lula confirma candidatura à Presidência em 2026, e Boulos assume a Secretaria-Geral: quais os impactos para a frente ampla ?
Com o membro da direção do MAM Luiz Paulo Siqueira, a vereadora de BH Luiza Dulci (PT), e o jornalista investigativo Daniel Camargos
No dia 25 de novembro acontece, em Brasília, a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, pautando a reparação e o Bem Viver. O Visões Populares desta semana conversa sobre o tema com Andréia Roseno (ou Makota Kinanjenu, na tradição do candomblé Congo Angola), assistente social e mestra em Ciência Política que trabalha com a articulação política há mais de 20 anos.
“A intenção é colocar o máximo de mulheres em Brasília. Que possamos ecoar nossas vozes e que, depois da marcha, a gente siga se organizando, se movimentando, incomodando e sendo revolucionárias como temos sido ao longo desses anos”, afirma Roseno.
Confira a entrevista completa:
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os destaques:
Por que Zema não quer que você saiba o valor da Codemig?
Trabalhadores da Copasa, do meio ambiente e da segurança em greve
Quais são as perspectivas da Tarifa Zero no Brasil?
Bora para a Feira Estadual da Reforma Agrária?
Com a vereadora de Belo Horizonte Iza Lourença (Psol), e Emerson Andrada, coordenador geral do Sindieletro-MG. Confira!
O convidado do Visões Populares de hoje é Nei Zavaski, dirigente nacional do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Ele trata sobre a 5ª Feira Estadual da Reforma Agrária de MG, que acontece entre os dias 17, 18 e 19 de outubro, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte.
“Quero convidar a todos e todas a participarem da Feira da Reforma Agrária. Aproveitem os produtos, a culinária, as apresentações culturais e os momentos formativos. E sejam muito bem vindos", convoca.
Confira a entrevista completa:
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os destaques desta semana:
Decisão do governo Lula força suspensão do Propag na ALMG 📉
Câmara derruba taxação BBB: quem paga a conta? 💰
População deve ficar alerta em relação ao Congresso? 👀
Dia das Crianças: que futuro estamos construindo para elas? 🎈
Este é mais um Enfim, Sexta!, com a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), Eduardo Pereira, presidente do Sindágua, e Juarez Guimarães, professor da UFMG e membro do Apubh. Confira!
O urbanista, professor da UFMG e um dos fundadores do movimento Tarifa Zero BH, Roberto Andrés, avalia a reprovação, pela Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte (CMBH), do PL do Busão 0800. De autoria de Iza Lourença (Psol), o projeto propunha a gratuidade nos ônibus da capital mineira. A votação, que aconteceu na sexta-feira (3), resultou na negativa da nova lei, após os vereadores sofrerem pressão da prefeitura.
“O que a sociedade tem que fazer agora é cobrar da prefeitura. 'Vocês derrubaram a proposta da Tarifa Zero. O que vão propor no lugar?' O que a prefeitura vai oferecer para a cidade de Belo Horizonte? Porque é uma vergonha, em uma situação caótica como essa, um Executivo municipal que não tem nada a oferecer para a melhoria do transporte”, questiona Andrés.
Confira a entrevista completa:
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os destaques desta semana:
Fim da injustiça fiscal? O que muda com a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil 💸
Tarifa Zero em BH: o Busão 0800 vai sair do papel? 🚌
Flotilha sequestrada: o que falta para o Brasil romper com Israel? 🚢
Este é mais um Enfim, Sexta!, com a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), Nei Zavaski, dirigente nacional do MST em Minas Gerais, e Jô Moraes, dirigente do PCdoB. Confira!
Nas redes sociais, o residente em psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas Felipe José Santaella se propõe a promover reflexões diárias sobre saúde mental. Em pílulas audiovisuais curtas, o médico faz mais questionamentos do que entrega respostas prontas e fechadas.
“Antes de falar de Setembro Amarelo, precisamos falar sobre direito à vida, direito à amizade, direito ao lazer”, convocou Santaella, no início do mês de setembro, que tem como proposta fazer campanhas sobre prevenção do suicídio.
Afinal, para ele, a crise que o país enfrenta em relação a esse aspecto da saúde também passa por questões históricas, sociais, culturais, e não somente individuais.
Em entrevista ao Visões Populares, podcast do Brasil de Fato MG, Felipe José Santaella compartilhou as teorias da sala de aula, a prática no consultório e a produção de vídeos para internet em torno do tema saúde mental.
Na conversa, o médico abordou questões como os desafios da escala 6x1, a despatologização da vida, o aumento de diagnósticos de burnout e até o excesso dessas informações na internet, que por vezes viram também desinformação.
Confira a entrevista completa.
Pela primeira vez na história, acompanhamos um genocídio transmitido em tempo real, repercutido e viralizado em formato multiplataforma: Gaza se tornou um laboratório de como a datificação tem permeado todos os âmbitos de nossas vidas. Para Sérgio Amadeu, sociólogo e doutor em ciência política, as grandes empresas de tecnologia têm usado nossos dados para treinamento e organização de tecnologia militar.
“É uma porta muito frágil entre redes sociais, dados coletados e o tratamento militar desses dados para uma doutrina de ataque, que não é mais de guerra, é de extermínio. Não é mais de combate, é de caçada”, afirma o pesquisador.
Com o lançamento de seu mais novo livro, “As big techs e a guerra total: O complexo militar-industrial-dataficado”, abordamos ao longo da entrevista os conceitos trabalhados em sua pesquisa, o impacto das big techs em nosso dia a dia, a sensibilidade de nossos dados e como essas mudanças afetam a democracia e a soberania nacional.
Confira a entrevista completa:
Está no ar mais um Enfim, Sexta!, podcast do Brasil de Fato MG!
Confira os destaques:
- Qual foi o saldo das manifestações contra a bandidagem e a anistia?
- Senado enterra PEC da Blindagem, mas como ficam as pautas populares?
- Discurso do tamanho do Brasil: a participação de Lula na ONU
- Governo Zema está envolvido em casos de corrupção?
Com o membro da direção do MAM Luiz Paulo Siqueira, a vereadora de BH Luiza Dulci (PT), e o jornalista investigativo Daniel Camargos.
Escute o episódio completo: