No Episódio 139, o Ôxente abre espaço pra um papo necessário, atual e cheio de afeto: Saúde LGBTQIA+. No comando do episódio, Eduardo Jorge e Henry Adrian conduzem o Ôxente com informação, sensibilidade e aquele papo que acolhe e conscientiza. A gente fala de Dezembro Vermelho, prevenção ao HIV e ISTs, saúde mental, combateao estigma e, claro, de cuidado integral — do corpo à mente. Tem bate-papo potente com a especialista Erika Tourinho, dica de leitura que abraça o coração com a HQ Arlindo, nostalgia dos anos 2000 e música que atravessa geraçõeslembrando que qualquer maneira de amor vale a pena. Tudo isso com informação, cultura, cidadania e aquele jeitinho Ôxente de conversar sério sem perder a leveza. A edição foi ao ar na Rádio Universidade FM 106,9 nos dias 16 e 18 dedezembro de 2025. A produção técnica final é da jornalista Rosana Barros e a orientação da professora doutora Nayane Brito.
O programa é apresentado pelos estudantes do laboratório de radiojornalismo Gabriel Cruz e Jaimerson Fernandes. Nesta edição do Ôxente conversamos com a cantora e compositora Karleyby Allanda Barbosa de Sousa sobre a força do forró na preservação da identidade nordestina, suas transformações ao longo do tempo e como suas letras acompanham as mudanças sociais. O programa celebra a memória, a resistência e o som que atravessa gerações. Foi ao ar na Rádio Universidade FM (106,9) nos dias 9 e 11 de dezembro de 2025. A produção técnica final é da jornalista Rosana Barros e a orientação da professora doutora Nayane Brito.
Na edição especial do Ôxente desta semana, Luana Santos e Sara Carvalho recebem o professor doutor Domingos de Almeida para conversar sobre o Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, que chega à sua 19ª edição com o tema“Amazônia em Comunicação”. Durante o bate-papo, o professor explica o que motivou a escolha do tema neste momento histórico marcado pela COP 30 em Belém (PA)e destaca como o Simcom reforça o papel de Imperatriz como portal da Amazônia Legal no Maranhão. Ele também comenta a importância da comunicação para valorizar identidades regionais e pensar soluções locais diante de desafiosglobais. Além da entrevista, o programa tem orientações da Defesa Civil sobre cuidados no período de chuvas intensas, dicas culturais, agenda de eventos e muito mais. A produção técnica é de Rosana Barros e a orientação da professoradoutora Nayane Brito.
Responsável por atender não só Imperatriz, mas tambémcidades vizinhas, o órgão enfrenta um período crítico: a procura por bolsas aumenta, enquanto o número de doadores diminui. A assistente social Lucidalva dos Santos Ramos, do setor de captação de doadores, falou sobre os desafios dessa baixa adesão, as estratégias para mobilizar novos doadores edeixou um importante convite à população imperatrizense: salvar vidas começa com você.
Seja um doador. Faça a diferença.
O programa é apresentado pelas estudantes de jornalismo Laís Rocha e Melissa Sophie. Nesta edição do Oxente conversamos com Kiria Karine Martins, psicóloga do Serviço de Assistência Estudantil da UFMA, campus Imperatriz. Temos também com informações de interesse público, agenda cultural, dica de leitura: "O jardim secreto" e a música "Vilarejo" de Marisa Monte. A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros e a orientação da professoradoutora Nayane Brito. O programa foi ao ar nos dias 25 e 27 de novembro de 2025 pela Rádio Universidade FM (106,9).
No episódio 135 do Ôxente, apresentado por Emanuely Victoria e Lauanny Alencar, abordamos o tema da resistência negra, destacando principalmente o feriado do dia 20 de Novembro contando sua história e sobre a figura de sua homenagem Zumbi dos Palmares. Produzido pelos estudantes do Laboratório de Radiojornalismo da UFMA, o programa de hoje traz uma entrevista com Divaldo Pereira Silva, Diretor do Conselho Fiscal do Centro de Cultura Negra- Negro Cosme e organizador da 1° Corrida da Resistência Negra de Imperatriz, um dos eventos marcados na nossa agenda. A indicação do conto "A escrava" de Maria Firmina dos Reis, e a música "A Carne" de Elza Soares, remarcando a história da resistência negra e luta racial. O episódio 135 foi ao ar na Rádio Universidade FM (106,9), nos dias 18 e 20 de Novembro. Com a finalização técnica da jornalista Rosana Barros e orientação da professora doutora Nayane Brito.
O episódio 134 do Ôxente, apresentado por Ludymilla Souza e Miqueias Razias, discute como a inteligência artificial pode contribuir para o processo de alfabetização e apoiar o trabalho de professores. Produzido pelos estudantes do Laboratório de Radiojornalismo da UFMA, o programa traz uma entrevista com o professor doutor Daniel Duarte, especialista em IA, que explica como a tecnologia pode tornar o aprendizado mais dinâmico, personalizado e acessível,sem substituir o papel humano na educação.
Além do bate-papo, o episódio alerta sobre golpes na Black Friday, traz a agenda cultural com o show da banda Calcinha Preta em Imperatriz, indica o livro “Sou Péssimo em Português”, de Cíntia Chagas, e relembra a canção “Um Trem Para As Estrelas”, de Cazuza e Gilberto Gil.
O programa foi ao ar na Rádio Universidade FM (106,9), nos dias 11 e 13 de Novembro de 2025, o programa une informação, cultura e cidadania, reforçando o compromisso do Ôxente em discutir temas atuais com leveza e conhecimento. A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros e orientação da professora doutora Nayane Brito.
Esta edição traz um bate-papo com o médico urologista Orcece Carneiro, que atua como cirurgião geral no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). O programa éapresentado pelas estudantes de jornalismo Brenda Marques, Edlene Galeno e Vitória Guajajara sobre os sintomas iniciais do câncer de próstata, e a importância do diagnóstico precoce. A edição conta também com dicas culturais:um livro que vira filme em breve, e uma música do eterno Cazuza. A produção técnica é de Rosana Barros e a orientação da professora doutora Nayne Brito. O programa foi ao ar nos dias 4 e 6 de Novembro de 2025 pela Rádio UniversidadeFM (106,9).
Há 15 anos, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) atua com um papel essencial na sustentabilidade ambiental e na inclusão social. A entidade realiza a coleta, separação e comercialização de materiais recicláveis, beneficiando direta e indiretamente cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Nesta entrevista, Maria da Paz, representante da Ascamari, fala sobre a história da associação, seus principais desafios e conquistas, e destaca a importância do trabalho dos catadores para o meio ambiente e para a cidade de Imperatriz.
Produção: Lucas Lima e Ilberty de Oliveira
Edição final: Rosana Barros
Orientação: professora doutora Nayane Brito
O episódio 132 do Ôxente foi ao ar nos dias 28 e 30 de outubro, apresentado por Naomi Rodrigues e Thátila Sousa. A edição mergulha na cultura alternativa de Imperatriz e aborda subculturas como o rock e o gótico. Produzido pelosestudantes do Laboratório de Radiojornalismo da UFMA, o programa traz uma entrevista com o artista Gawe, que fala sobre sua trajetória na música independente, sua estética visual e o lançamento da faixa “Gótico”, em parceriacom a banda Drácula Overdrive. O episódio também apresenta dicas de saúde para enfrentar o calor maranhense, com orientações da médica nutróloga Joelucia Farias, além da agenda cultural com destaque para o evento Metal Blood –Especial Dia dos Mortos. Entre as indicações culturais estão o livro “Gótico Nordestino”, de Cristhiano Aguiar, e a música “Além do Bem e do Mal”, de Anum Preto, inspirada na filosofia de Nietzsche. Com uma proposta que une informação,cultura e cidadania, o podcast valoriza a expressão artística e a diversidade na Região Tocantina. A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros e a orientação, da professora doutora Nayane Brito.
Nesta edição do Oxente conversamos com o profissional de educação física e professor de natação Antonio Gibran, sobre a contribuição do esporte no combate ao sedentarismo infantil e a importância dos pais no incentivo a prática. Contamos também com informações de interesse público, agenda cultural, dicas de leitura e música boa para você, ouvinte da rádio universitária. Este episódio, de número 131, foi ao ar na Rádio Universidade FM (106,9) nos dias 21 e 23 deoutubro, e é uma produção das alunas do Laboratório de Radiojornalismo Déborah Barbosa e Nicole Bianca. A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros com a orientação da professora doutora Nayane Brito.
O episódio 130 do podcast Ôxente, apresentado por Isis Dias e Lisandra Oliveira, aborda o tema empreendedorismo feminino, destacando iniciativas que fortalecem a atuação das mulheres em Imperatriz. Produzido pelos estudantes do Laboratório de Radiojornalismo da UFMA, o programa traz uma entrevista com Rosyvânia Araújo, idealizadora do projeto Empreende Mulher, além de notícias locais, agenda cultural, a indicação do livro “Olhos d’Água” de Conceição Evaristo e amúsica “Carta de Maria”, de Rubel e Marina Sena, que celebra a liberdade e o empoderamento feminino. O episódio une informação, cultura e cidadania para inspirar e valorizar a força das mulheres na sociedade. A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros e orientação daprofessora doutora Nayane Brito.
Fundador da Brain Damage, atualmente em carreira solo, Ryan Santos fala sobre sua trajetória no rock, desde as inspirações, até futuro da carreira como os próximos lançamentos. 🎸
O rock está morto? Ou ele está apenas começando a crescer? 🤘
Ryan responde essas e outras perguntas, comentando diferenças do cenário antigo para o atual de músicos alternativos em Imperatriz.
Produção: Mateus Farias
Edição final: Rosana Barros
Orientação: professora dotuora Izani Mustafá
Nesta edição temos um bate-papo com a coordenadora da Academia da Saúde de Imperatriz Zairellia Maciel, quefala acerca da campanha do Outubro Rosa e dá dicas importantes sobre hábitos saudáveis e prevenção. O programa apresentado pelos estudantes Lucas Lima eIlberty de Oliveira tem ainda informações sobre o Programa de Pagamento Incentivado, iniciativa da prefeitura para quitação de débitos com o município, agenda cultural com show de forró, dica de literatura clássica de um autormaranhense e uma sugestão musical para acompanhar sua semana com a voz marcante de Jorge Aragão. A edição foi ao ar nos dias 5 e 7 de agosto de 2025 na Rádio Universidade FM (106,9). A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros eorientação da professora doutora Nayane Brito.
A professora e Dra. Luciana Souza, ex-coordenadora pedagógica da Imprensatriz e atual coordenadora do curso de jornalismo, falou dos desafios, conquistas e futuro da Empresa Júnior.
Em 2025, a Imprensatriz celebra uma década de história, desafios e conquistas! 💙
São 10 anos de aprendizado, união e crescimento, marcados pelo empenho de docentes, discentes, presidentes e coordenadores que deixaram sua marca na trajetória da empresa.
Produção: Lucas Lima
Edição final: Rosana Barros
Orientação: professora Nayane Brito
Esse podcast é um retrato falado – e cantado – da fé, da cultura e das sonoridades que brotam do chão nordestino. Neste episódio, a gente se achega pra prosear sobreo Coletivo Candiero, um grupo de artista arretado que mistura louvor com sotaque, crítica com sanfona e esperança com batuque. Em vez de seguir o caminho reto do gospel industrial, eles tomam estrada de barro, cheia de poesia, brasilidade e oração de pé no chão. Aqui tem música que consola, mas também cutuca; tem fé que é oração e também resistência.
Produção dos alunos do curso de Jornalismo da UFMA, campus Imperatriz, Luiza Ribeiro e Marcelo Xavier, desenvolvida na disciplina do Laboratório de Radiojornalismo 2025.1.
A edição final ficou nas mãos da jornalista e mestra Rosana Barros.
E a orientação é da professora doutora Izani Mustafá.
Vozes e Vivências: Ser LGBTQIAPN+ em Imperatriz é o episódio de estreia do PodSer, um podcast produzido por estudantes do Laboratório de Radiojornalismo, Laiza Cristina, Milisse Marques e Felipe Carneiro, o programa vai ao ar através da RádioUniversidade FM (106,9). Neste episódio, damos voz às experiências da comunidade LGBTQIAPN+ na segunda maior cidade do Maranhão, onde convivemdesafios, resistência e transformação. Com entrevistas emocionantes e inspiradoras, conversamos com o artista e DJ Nico Gomes, o empreendedor e estilista Thomas Soubreira, e o CEO da Souly Idiomas, Junior Guerreiro. Elescompartilham suas histórias de vida, enfrentamentos ao preconceito, conquistas e visões para uma cidade mais inclusiva.
Produção: Laiza Cristina, Milisse Marques e Felipe Carneiro
Finalização Técnica: jornalista Rosana Barros
Orientação: professora e doutora Izani Mustafá.
Esta edição tem um bate-papo com o artista Zeca Tocantins e idealizador do 14º Festival de Música de Imperatriz que está com as inscrições abertas até 31 de setembro. O evento será em outubro e, segundo Zeca, tem o apoio da lei Aldir Blanc. O programa apresentado pelos estudantes Ludymilla Souza e Mateus Xavier tem ainda informações sobre o EREJOR, organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo em parceria com o Programa de Pós-Graduaçãoem Comunicação da UFMA, campus de Imperatriz, dica de livro e uma canção da Preta Gil. A edição foi ao ar nos dias 5 e 7 de agosto de 2025 na Rádio Universidade FM (106,9). A finalização técnica é da jornalista Rosana Barros e a orientação da professora doutora Izani Mustafá.
Como disse a famosa escritora Clarice Lispector: “A vida é um soco no estômago”. Neste segundo episódio, mergulhamos no universo colorido de Viva - A vida é uma festa, onde ser esquecido é desaparecer de vez; também, falamos sobre o livro A hora da estrela, da Clarice Lispector, que narra a história da personagem Macabéa e nos deixa a pergunta: como existir quando o mundo nunca te viu? No último ato deste episódio, ouvimos um relato sobre uma música marcante que envolveu um momento delicado de partida e perda de uma pessoa querida.
Produção e apresentação: Sebastião Rocha e Sofia Alves
Revisão e orientação: Izani Mustafá
Edição técnica final: Rosana Barros
Você já passou por aquele momento em que pensou ter encontrado a pessoa certa, o amor da sua vida, e, no entanto, percebeu que essa pessoa não queria nada sério comvocê? Esta é a pergunta que permeia os três atos desse primeiro episódio do S OU S. No primeiro ato, conversamos sobre o livro “Noites Brancas”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Em seguida, debatemos sobre o filme “500 Dias com Ela” (2009), dirigido por Mark Webb. E, por fim, vamos ouvir o cantor e compositor Gushy partilhando sobre a sua história de vida e sobre a música “Sangrando”.
Produção e apresentação: Sebastião Rocha e Sofia Alves
Revisão e orientação: Izani Mustafá
Edição técnica final: Rosana Barros