Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 09/12/2025.
Neste episódio conversamos sobre o projeto “Cuidando da comunicação e educação ambiental para as juventudes, ou simplesmente, uma atividade interdisciplinar ligada ao Cuida, Criatura!
O projeto foi realizado para os estudantes do ensino fundamental e médio da escola Dr. César Cals, uma instituição pública do município de Fortaleza. Com o objetivo de engajar jovens na defesa do meio ambiente, além de também estimular o pensamento sobre áreas como comunicação e sustentabilidade.
Para o episódio preparamos uma roda de conversa com membros do projeto. Estiveram conosco o Professor Daniel Agostinho Araújo, professor de geografia da rede estadual, na Dr. Escola César Cals, a Ana Julia Gama, estudante de Gestão de Políticas Públicas, integrante do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional e Sustentável (LEADERS) e bolsista do Cuidando, além da orientadora do Cuida, Criatura e professora de jornalismo, Rosane Nunes.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
Cuida, Criatura! — Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Karízia Marques e Mari Correia
ROTEIRO: Antonio Eudes
PRODUÇÃO: Antonio Eudes e Mari Correia
EDIÇÃO TÉCNICA: Antônio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
Apoio: Rádio Universitária FM e Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Este episódio foi ao ar na Universitária FM (107.9) no dia 02/12/2025.
Neste episódio conversamos sobre os impactos positivos na realização da prática de atividades físicas em contato com a natureza.
Como o contato direto com ambientes naturais praias, parques, dunas, trilhas, lagoas e áreas verdes urbanas potencializa os benefícios físicos, emocionais e sociais da prática de atividade física, influenciando qualidade de vida, saúde mental e sensação de bem-estar no cotidiano urbano de Fortaleza.
Para conversar com a gente sobre isso, chamamos a Letícia Oliveira, que é atleta de kitesurf e mobilizadora social da ONG Alternativa Terrazul, uma organização socioambientalista que atua em projetos, programas, campanhas e ativismo para a construção de sociedades sustentáveis.
Também contamos com Ricardo Almeida, que é oceanógrafo, surfista, instrutor de surf e entusiasta de esportes ao ar livre.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
Cuida, Criatura! — Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Laura Diógenes e Júllia Oliveira
ROTEIRO: Geovana Almeida
PRODUÇÃO: Anna Letícia Matias
EDIÇÃO TÉCNICA: Antônio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
Apoio: Rádio Universitária FM e Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Créditos da capa:engenhariadocorpo.com.br
Este episódio foi ao ar na Universitária FM (107.9) no dia 25/11/25.
No episódio, encerramos a nossa cobertura especial da COP 30 diretamente de Belém do Pará! Depois de quase duas semanas acompanhando as negociações, as manifestações e os bastidores da maior conferência climática do mundo, recebemos no estúdio dois dos nossos repórteres que viveram tudo de perto: Ana Alice Freire e Bernardo Maciel.
Eles contam qual foi o saldo geral da Conferência, analisam o que entrou, e o que ficou de fora, dos textos finais e compartilham o que viram nas ruas de Belém, que se tornaram palco de fortes manifestações sociais, indígenas, juvenis e ambientais. Falamos também sobre a presença da juventude nas mesas de negociação, da “Carta das Infâncias” e das contradições que apareceram no evento, como casos de greenwashing.
Além disso, nossos repórteres relatam como foi visitar o espaço do Greenpeace e o que essa experiência ensinou sobre ativismo e comunicação ambiental. E, claro, abrimos o microfone para ouvir como foi, profissional e emocionalmente, cobrir um evento da dimensão da COP 30.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:Locução: Laura Diógenes e Anna Letícia Matias
Roteiro: Antônio Eudes e Mariana Correia
Produção: Laura Diógenes
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 18/11/2025.Neste episódio, Karízia Marques e Vicente Buccarini conversam com Bernardo Maciel e Maria Fernanda Melo, repórteres do 'Cuida, Criatura!' que estão acompanhando a COP 30 de perto, lá em Belém do Pará. Mergulhamos nos bastidores da maior conferência climática do planeta.
Falamos sobre a estrutura de Belém para receber mais de 50 mil pessoas; os debates na Casa de Jornalismo Socioambiental; a Barqueata que abriu a Cúpula dos Povos; a entrega da Declaração dos Povos; a Marcha Global pela Justiça Climática; a Greve Global pelo Clima e as manifestações indígenas que marcaram a semana, incluindo uma entrevista exclusiva com o Pajé Nato Tupinambá.
Acompanhe a nossa cobertura em @cuida.criatura
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
Locução: Karízia Marques e Vicente Buccarini
Roteiro: Geovana Almeida
Produção: Laura Diógenes
Neste episódio já estamos no meio da COP 30! Os nossos quatro integrantes do Cuida, Criatura - Ana Alice Freire, Bernardo, Gabriel e Maria Fernanda - estão lá, diretamente do Pará, fazendo uma cobertura de jornalismo ambiental desenrolado na veia.
Aqui conversamos sobre os principais acontecimentos dos esquentas e dos primeiros dias de COP. Destacando a importância dos debates sobre mudanças climáticas que acontecem no Brasil e destrinchando as diversas camadas de discussões nesse contexto.
Falamos sobre a Cúpula dos Líderes, a Plenária de Abertura, as mobilizações da juventude, os ativismos, as negociações e a participação do Nordeste… mais uma ruma de coisa! Escuta aí.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra:
www.instagram.com/cuida.criatura/Cuida, Criatura!-Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 04/11/2025.
Neste episódio nos preparamos para a COP 30 destacando a participação dos nossos quatro integrantes do Cuida, Criatura - Ana Alice Freire, Bernardo, Gabriel e Maria Fernanda - que embarcaram para fazer a cobertura diretamente do Pará.
Eles conversam sobre a importância do debate sobre mudanças climáticas que acontece no Brasil e reúne diversos líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil.
Além dos estudantes, a jornalista Liana Melo, do #Colabora, participa explicando os desafios da cobertura de um evento tão grande - no excesso de informações, necessidade de planejamento e divisão entre zonas.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/ Cuida, Criatura! — Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO: LOCUÇÃO: Antônio Eudes e Júllia Oliveira ROTEIRO: Geovana Almeida PRODUÇÃO: Anna Letícia Matias EDIÇÃO TÉCNICA: Antônio Carlos Lima ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes Apoio: Rádio Universitária FM e Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 28/10/2025.
Neste episódio tratamos sobre o Novo Plano Diretor de Fortaleza, como fica o novo planejamento da cidade e como isso afeta o meio ambiente.Mas agora, após seis anos de atraso e três gestões na prefeitura, o novo Plano Diretor de Fortaleza entra em pauta. Neste episódio discutimos sobre as mudanças e os impactos em áreas ambientais, além do papel da população na elaboração do novo plano.
Neste episódio contamos com a participação da Carol Guimarães, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Assessora técnica popular pelo Quintau Coletivo OSC, Trabalhou como apoio técnico da participação popular na Revisão do Plano Diretor de Fortaleza. Trabalha hoje no Projeto de Regularização Fundiária da UFC e no Programa Periferia Viva Maranguape.
Ainda tivemos a participação do Pedro Rocha, advogado urbanista, doutor em Direito e ex-Secretário Executivo de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/ Cuida, Criatura! — Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO: LOCUÇÃO: Bianca Mota e Laura Diógenes ROTEIRO: Antonio Eudes PRODUÇÃO: Mariana Correia EDIÇÃO TÉCNICA: Antônio Carlos Lima ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes Apoio: Rádio Universitária FM e Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Créditos da capa: Adolfo Herbster / Wikipédia
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 21/10/2025.
Neste episódio tratamos da mobilidade sustentável em Fortaleza como parte do direito à cidade e à qualidade ambiental.
A partir da recente crise no transporte público da capital, marcada pelo corte repentino de mais de 25 linhas de ônibus e pela redução no número de passageiros, o Cuida discutiu como os desafios de deslocamento urbano afetam diretamente o acesso à cidade e à qualidade de vida da população.
O episódio também fala sobre as políticas e planos para Fortaleza evoluir nas questões de mobilidade urbana sustentável, além de questionar o que ainda falta para que o transporte público seja, de fato, uma opção viável, justa e ambientalmente correta.
Para essa conversa, contamos com a participação do professor Alexandre Queiroz, doutor pela Universidade Federal do Ceará, pesquisador do Observatório das Metrópoles e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC.
Ainda tivemos a participação da estudante de Jornalismo, Analice Nobre, e do coordenador do projeto Ciclovida Fortaleza, Felipe Alves.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
Cuida, Criatura! — Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do teu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Clara Freire e Lavínia Fonseca
ROTEIRO: Geovana Almeida e Anna Letícia Matias
PRODUÇÃO: Laura Diógenes
EDIÇÃO TÉCNICA: Antônio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
Apoio: Rádio Universitária FM e Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Créditos da capa: fortaleza.ce.gov.br
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 14/10/2025 .
Neste episódio tratamos da usina de dessalinização que está sendo construída em Fortaleza, a Dessal. Um projeto que visa dessalinizar a água do mar para abastecer a capital cearense, além de aliviar a pressão hídrica nas demais regiões do estado. Entretanto, o projeto também tem suas controvérsias.
A usina passa a “engolir” as comunidades “Vista para o Mar”, “Vila Norte Sul”, “Benção” e “Deus é Fiel”. Dessa forma as famílias das comunidades vão precisar ser removidas para a construção do projeto. A partir desse caso, neste episódio vamos debater sobre território, racismo ambiental e direito à cidade.
Para conversar sobre o caso contamos com a arquiteta e urbanista Maria Cristiellen Rodrigues, conselheira estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), e coordenadora de articulação territorial do Instituto Cultural Iracema.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Karízia Marques e Ana Letícia Matias
ROTEIRO: Mariana Correia
PRODUÇÃO: Mariana Correia e Antonio Eudes
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia .
Neste episódio trataremos do desmatamento ilegal que vem ocorrendo na floresta do Aeroporto Internacional Pinto Martins, e a gravidade desse ato para a população dos arredores e para o meio ambiente da cidade.
A área desmatada trata-se de uma mata atlântica em estágio avançado de regeneração, ou seja, por lei ela tem de ser preservada, e os efeitos negativos ja estão sendo sentidos por moradores e pessoa que passam no entorno, como nos relata Yasmin Boyadijan, uma transeunte do local.
Para tratar desse crime ambiental contamos com o professor assistente no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Climas (Laboratório de Climatologia e Estudos Ambientais) - Antônio Júnior, que comenta as consequências desse ato e a importância da preservação de áreas verdes para a cidade e educação.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Mariana Correia e Antônio Eudes
ROTEIRO: Júllia Oliveira
PRODUÇÃO: Anna Letícia e Lavínia Fonseca
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
REVISÃO DE TEXTO: Gabriel Matos
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 30/09/2025.
Neste episódio abordaremos a relação entre juventude, ciência e educação, atuando em conjunto para trilhar um caminho de sustentabilidade no Ceará.
Inspirados pela cobertura feita pelos nossos cuiders na 3° Conferência Internacional Sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas - ICID III - no qual conversamos com especialistas, autoridades e movimentos sociais globais a fim de debater estratégias voltadas para solucionar os desafios climáticos.
Contamos com a presença da professora doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará - SECITECE - Sandra Monteiro - para discutir acerca da melhoria da qualidade de vida da população cearense por meio da forte presença dos jovens nos assuntos ambientais e os apoios financeiros por parte de políticas públicas.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Bianca Mota e Anna Clara
ROTEIRO: Antonio Eudes e Júllia Oliveira
PRODUÇÃO: Laura Diógenes e Lavínia Fonseca
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 23/09/2025.
Neste episódio contamos como foram os bastidores do especial produzido pelos membros do Cuida, Criatura! que foi ao ar nos dias 13 e 20 de setembro, intitulado “Educação Ambiental Transformando Vidas”.
Ana Alice Freire, estudante de jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e extensionista do Cuida, Criatura!, relatou como foi o processo de apuração, produção e pós dos dois episódios especiais, correlacionando o profissional com o pessoal.
Alice também reforça a importância da influência da Universidade no jornalismo ambiental quando se abrange para além dos seus muros e busca alcançar o público geral.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Bernardo Maciel e Anna Letícia Matias
ROTEIRO: Laura Diógenes
PRODUÇÃO: Laura Diógenes
REVISÃO DE TEXTO: Gabriel Matos
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Em uma trilha pelo Rio Pacoti, tivemos um bate-papo muito significativoEste episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 16 de setembro de 2025 e trata-se de um especial de duas partes sobre a educação ambiental para além dos muros acadêmicos.
Nesta segunda e última parte abordaremos as ligações entre a natureza e o ser humano, desconstruindo a ideia de que ambos são coisas distantes, quando, na verdade, estão dentro um do outro.
com os receptores dessas atividades, em geral, moradores do território e arredores. Já na parte acadêmica, contamos com reflexões e relatos de Ana Lívia Almeida e Eric Rocha, membros do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), e de Paloma Holanda, graduanda em Geografia pela UFC e membro do Restaura Cocó.
Siga o Cuida, Criatura! para não perder nenhum conteúdo extra:
www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Laura Diógenes e Mariana Correia
ROTEIRO: Geovana Almeida e Laura Diógenes
PRODUÇÃO: Ana Alice Freire, Geovana Almeida, Karizia Marques, Laura Diógenes, Vicente Buccarini
EDIÇÃO TÉCNICA: Laura Diógenes e Vicente Buccarini
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 9 de setembro de 2025 e trata-se de um especial de duas partes sobre a educação ambiental para além dos muros acadêmicos.
Neste especial abordaremos a importância da Educação Ambiental para as pessoas fora do meio acadêmico por meio de extensionistas e especialistas, que levam a informação e os cuidados para o resto da população.
Contamos com diversos docentes e especialistas do meio ambiente, com o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), e com os receptores desses ensinamentos, nos evidenciando o que lhes foi instruído e como suas óticas, em relação à pauta ambiental, mudaram.
Siga o Cuida, Criatura! para não perder nenhum conteúdo extra:
www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Laura Diógenes e Mariana Correia
ROTEIRO: Geovana Almeida e Laura Diógenes
PRODUÇÃO: Ana Alice Freire, Geovana Almeida, Karizia Marques, Laura Diógenes, Vicente Buccarini
EDIÇÃO TÉCNICA: Laura Diógenes e Vicente Buccarini
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 29/07/2025.
Neste episódio abordaremos as problemáticas em torno das discussões acerca da justiça climática, que em teoria beneficiaria ambos os meios: o social e o climático, contudo, não é o que ocorre.
Para debater esse assunto de suma importância contamos com a presença do professor do Departamento de Geografia da UFC e Especialista em Justiça Ambiental Climática, Antônio Jeovah, que reforça a invisibilidade - por parte de grandes empresas e políticos - das comunidades que atuam nos processos ecológicos.
E para nos deixar a par sobre a importância das comunidades tradicionais e como seus saberes auxiliam na preservação ambiental, dispomos da Mestre em Ciências Jurídico-Econômicas e membro da coordenação colegiada do Institutos Vozes da Terra, Melka Barros, que também compartilha suas expectativas de que os povos originários sejam ouvidos e acatados na COP 30.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Gabriel Matos E Clara Freire
ROTEIRO: Antônio Eudes
PRODUÇÃO: Laura Diógenes e Lavínia Fonseca
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
Créditos da capa: Jaiyeola/NurPhoto via Getty Images
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 22/07/2025.
Você sabe o que é transição energética e qual a importância dela para enfrentar as mudanças climáticas?
Contamos com a participação do professor Dr. Raphael Amaral da Câmara, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC e coordenador da Especialização em Energias Renováveis para a Transição Energética, que nos ajudou a entender os desafios técnicos, de mercado e sociais para o Brasil se tornar protagonista mundial nesse processo.
Também ouvimos o Dr. Expedito Parente, especialista em biocombustíveis, que trouxe contribuições sobre o papel estratégico dessas fontes para uma matriz energética mais limpa e justa.
Falamos sobre os aerogeradores no litoral do Ceará, os impactos de projetos como o hidrogênio verde nas comunidades tradicionais, o papel do estado nas COPs e a urgência de ampliar o acesso à energia renovável com justiça climática e eficiência.
💡 Este episódio integra uma série especial com temas que estarão em destaque na COP 30.
🌱 E a gente tem uma missão: cobrir a COP 30 direto de Belém do Pará com nosso jornalismo ambiental popular e crítico! Contribua com nossa vaquinha pelo PIX: 5356788@vakinha.com.br. Mais informações no Instagram @cuida.criatura.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra:
📸 Instagram
🎵 TikTok
📩 Newsletter no Substack
Cuida, Criatura! – Jornalismo ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Ana Alice Freire (@nalicelice) e Vicente Buccarini (@buccarini)
ROTEIRO: Anna Letícia Matias (@annaleticiajornal)
PRODUÇÃO: Laura Diógenes (@lauraadiogenes)
EDIÇÃO TÉCNICA: Antônio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes (@rosanennunes)
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM e da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Créditos da capa: Atlas Renewable Energy
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 15/07/2025.
Neste episódio, vamos conversar sobre a cultura oceânica — um conceito que coloca o oceano no centro das discussões ambientais e climáticas, destacando sua importância para o equilíbrio do planeta e para a vida das comunidades costeiras. Vamos abordar temas como a Década do Oceano, o “Currículo Azul” brasileiro para educação ambiental, e o papel dos oceanos nas negociações da COP 30, que acontecerá em Belém do Pará.
Para aprofundar essa conversa, contamos com a participação especial dos fundadores do Coletivo Nossa Iracema, André Comaru e Carlos Careca, que trazem suas experiências práticas de luta ambiental na Praia de Iracema, envolvendo turismo sustentável, pesca responsável, biotecnologia marinha e arte como ferramenta educativa.
Eles também discutem desafios como a pesca predatória, exploração petrolífera e impactos climáticos nos oceanos, além de refletirem sobre as perspectivas e avanços possíveis na COP 30, especialmente diante de um contexto político ambiental difícil no Brasil.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Gabriel Matos E Karízia Marques
ROTEIRO: Ana Alice Freire
PRODUÇÃO: Antônio Eudes
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
Créditos da imagem: Pixabay
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 08/07/2025.
Neste episódio iremos destrinchar a sigla NDC’S (Contribuições Nacionalmente Determinadas) - uma série de compromissos onde cada país assume de forma voluntária objetivos para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas - buscando entender sua relação com a COP 30 e avaliar se seus resultados são positivos para o meio ambiente.
Para nos ajudar a compreender o tema, contamos com a presença de Érica Pontes, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora convidada do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de ser uma pesquisadora assídua em causas ambientais.
A professora argumenta sobre a importância das metas para a diminuição de emissão de carbono e outros gases tóxicos no nosso ar, e fala um pouco sobre as “ bandas de emissões”, e o porquê de serem consideradas por muitos ambientalistas um empecilho na luta contra o aquecimento global.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Bernardo Maciel e Bianca Mota
ROTEIRO: Ana Alice Freire
PRODUÇÃO: Laura Diógenes e Anna Letícia Matias
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Créditos da capa: divulgação/Canon
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária FM (107,9) no dia 01/07/2025.
Iremos dar início a uma série de episódios com temáticas voltadas para a COP 30, para deixar você ouvinte a par da importância desse evento ao qual o Cuida, Criatura! vai cobrir em novembro.
Este episódio tem como tema a Amazônia na COP 30 que este ano será sediado em Belém, no Pará, trazendo contradições sobre uma das florestas mais importante para o equilíbrio climático mundial que por muito tempo vem sendo desmatada e suas leis protecionistas são frequentemente enfraquecidas.
Para debater o assunto contamos com Alexandre Costa - Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1995), Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1992) - super engajado em assuntos climatológicos e atmosféricos, nosso convidado nos conta as consequências de um evento desse, que conta com a presença de diversos representante de outros países, em nosso território e o que se espera dos acordos que ali serão abordados e fechados.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO:
LOCUÇÃO: Ana Alice Freire e Leo Victor
ROTEIRO: Lavínia Fonseca
PRODUÇÃO: Ana Alice Freire e Laura Diógenes
EDIÇÃO TÉCNICA: Antonio Carlos Lima
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes
Créditos da Capa: Amazônia em Exame
O programa tem o apoio da Rádio Universitária FM.
Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária (107,9 FM) no dia 24/06/ 2025 .
O tema do episódio foi a possível duplicação da CE-025 no Aquiraz, que está em pauta para ser ampliada. Alexandre Queiroz- Professor de Geografia da UFC e colunista do Diário do Nordeste - e do biólogo Thierres Pinto, também conhecido por promover a criação de diversas unidades de conservação no Ceará. Esses dois ilustres convidados nos informam de uma forma técnica como funciona um sistema biodiverso e os impactos negativos para seres e plantas caso ocorra o aumento da CE- 025, ressaltando os efeitos prejudiciais da má manutenção natural daquela área em decorrência do alargamento dessa estrada.
Outro convidado super importante é Elvis Nogueira - trabalha com passeios de bugue na Prainha e é membro da Associação Ecológica de Bugueiros de Aquiraz (AEBA), que nos adverte para além dos impactos ambientais, havendo também um impasse para com a população e o comércio local, já que o aumento da estrada implicaria na renda dos que ali trabalham de forma autônoma.
Link para contribuir na nossa vaquinha rumo à COP30: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cuida-criatura-na-cop30?fbclid=PAY2xjawJcADRleHRuA2FlbQIxMAABpmTZZohytf5sveQK5siL_KKdBSm-EQk122ZSuZdwubyPLa7UK8LjpY_1zg_aem_ZFmVRcYk2sduCEwlxxUFbA
Tem alguma sugestão de pauta? Então manda uma mensagem nas redes sociais do Cuida, Criatura! Aproveita e já segue a gente para não perder nenhum conteúdo extra:www.instagram.com/cuida.criatura https://www.tiktok.com/@cuida.criaturaCuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO: TÉCNICA DE ÁUDIO: ANTÔNIO CARLOS LIMA
ROTEIRO: GEOVANA ALMEIDA
PRODUÇÃO: ANNA LETÍCIA MATIAS E JULLIA OLIVEIRA
LOCUÇÃO: ANA ALICE FREIRE E GEOVANA ALMEIDA
APOIO: ANA ALICE FREIRE ORIENTAÇÃO:ROSANE NUNES
CRÉDITO DA IMAGEM: O Povo Mais