A idealização é um processo emocional e cognitivo onde projetamos no outro características que desejamos, precisamos ou nunca tivemos.
Mas esse mecanismo, que na superfície parece romântico, pode nos conduzir a relações frágeis, confusas e até abusivas.
Neste episódio, analiso a idealização com base em evidências da psicologia clínica, teoria do apego, psicanálise e neurociência, abordando:
• O que realmente é idealização e por que ela acontece• Como o cérebro cria “cegueiras afetivas” nas fases iniciais• O papel dos estilos de apego na tendência a idealizar• Por que idealizar aumenta vulnerabilidade a manipulação emocional e gaslighting• Como identificar love bombing e diferencia-lo de carinho genuíno• Por que repetimos padrões afetivos que nos machucam• Estratégias práticas e terapêuticas para romper a idealização e recuperar autonomia emocional.
Este episódio responde também perguntas enviadas pelos ouvintes sobre vulnerabilidade emocional, padrões repetitivos e relacionamentos imaginários.
Para quem é este episódio?
Para quem idealiza demais, para quem se perde no início das relações, para quem quer entender seus padrões e para quem deseja viver vínculos reais, maduros e possíveis.
Ouça e reflita: a idealização diz muito menos sobre o outro… e muito mais sobre você.
Nesse episódio abordo o que por trás do impulso.
Apostar se tornar um grave problema atual.
A reflexão aqui é entender melhor a motivação que leva a esse ciclo e como a psicologia pode ajudar.
Espero que você goste !
Um abraço, Psi Carine
Nesse episódio tento ajudar o ouvinte a reconhecer padrões emocionais ligados ao passado, refletir sobre seus efeitos no presente e encontrar caminhos para a integração e libertação.
Espero que você se permita digerir sobre esse assunto tão importante.
Abordar esse tema é importante pois a prática da responsabilidade afetiva constrói um ambiente mais seguro, saudável e respeitoso.
Não importa o contexto, quando somos claros, honestos e empáticos, minimizamos danos emocionais e promovemos interações mais positivas.
Vale muito a pena refletir sobre.
O medo faz parte da nossa natureza humana e todos nós, o sentiremos. Nesse episódio você vai entender melhor o que é o medo, sua função e como ele se manifesta em nossas vidas.
Além disso vou falar como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) o aborda com os aspectos da teoria, bem como o medo nos afeta e também e ainda oferecer dicas práticas para lidar com ele de maneira saudável.
Deixe um comentário!
A capa desse episódio tem detalhes em rosa, devido a esse mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos da mulher e a importância de olhar com atenção para a sua saúde.
O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.
Mulheres, façam o autoexame! Junte-se à causa e ajude mais mulheres a terem essa consciência!
Esse episódio vai ajudá-lo a entender melhor a carência emocional e como ela pode afetar sua vida e relacionamentos.
Como um lembrete pra você reconhecer suas necessidades emocionais é o primeiro passo para superá-las e construir uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Uma grande abraço
Psicóloga Carine Claro