Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
TV & Film
Technology
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts211/v4/ae/d8/ef/aed8ef13-6cb4-05bb-24c5-efa0ac26874a/mza_11314788351379801746.jpg/600x600bb.jpg
Dhyānam - 2
Casa Ganapati
21 episodes
18 hours ago
O podcast de meditação da Casa Gaṇapati
Show more...
Spirituality
Religion & Spirituality
RSS
All content for Dhyānam - 2 is the property of Casa Ganapati and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
O podcast de meditação da Casa Gaṇapati
Show more...
Spirituality
Religion & Spirituality
Episodes (20/21)
Dhyānam - 2
20 - Tattvajnānarthadarśanam


Finalmente Krishna conclui com este último valor que indica a necessidade de uma constância, de uma perseverança e regularidade no estudo centrado no EU, utilizando um meio válido e efectivo para adquirir esse conhecimento, pois ele não se obtém sentando-me em silêncio em baixo de uma árvore! Apenas a constância no estudo das escrituras védicas, também conhecidas como Upanishads, e de outros textos de Vedānta poderá dar-me o auto-conhecimento.

Show more...
8 months ago
17 minutes 6 seconds

Dhyānam - 2
19 - Tattvajnānarthadarśanam

Quase na recta final desta listagem de 20 valores que nos preparam para escutar o ensinamento, Krishna conclui dando-nos uma panorâmica do propósito, da importância que este conhecimento tem para o ser humano. Este valor Tattvajnānarthadarśanam, significa precisamente ter em vista esse propósito, o propósito do conhecimento da verdade.

Show more...
8 months ago
15 minutes 4 seconds

Dhyānam - 2
18 - Aratiḥ Janasamsadi


Aratih Janasamsadi, está intimamente relacionado com o valor anterior e designa uma ausência de grande desejo por companhia, o que não quer dizer que seja errado ter e gostar de companhia, mas não existe uma dependência dela para estar bem. Uma coisa é eu desfrutar da companhia das pessoas, seja da minha família, amigos, colegas de trabalho, outra é depender da sua presença para estar bem, para me sentir em paz e contente.

Show more...
8 months ago
13 minutes 30 seconds

Dhyānam - 2
17 - Vivikta Desha Sevitvam

Este é um valor muito bonito e muito muito pertinente, especialmente no dias de hoje. Vivikta Desha Sevitvam - é o apreço por um lugar tranquilo, o apreço por um momento a sós, o valor por guardar na nossa vida um tempo e um lugar onde possamos estar connosco mesmos.

É incrível como isto foi ensinado por Krishna há centenas de anos atrás e foi também tão bem exposto pelo próprio Swamiji no seu livro “ o valor dos valores” há mais de 20 anos e hoje mantém-se ainda mais urgente.

Show more...
8 months ago
17 minutes 54 seconds

Dhyānam - 2
16 - Mayi Ca Ananyayogena Bhaktih Avyabhicārinī

No valor anterior vimos que um dos hábitos que nos podem ajudar a obter uma mente equânime perante os movimentos da vida é a devoção.Mayi Ca Ananyayogena Bhaktih Avyabhicārinī é precisamente uma devoção firme à Ordem que tudo governa sem me deixar fora dela. Quando existe real devoção não existe separação. Há como que um encantamento que vem com a visão de Ísvara que já vamos explicar aqui, que por sua vez se traduz numa forma de estar na vida mais contente, na capacidade de agir e de receber os resultados das minhas acções com contentamento.

Show more...
9 months ago
14 minutes 47 seconds

Dhyānam - 2
15 - Nityam Samacittatvam Ishtānishtopapattishu

Receber com o mesmo estado mental, aquilo que é agradável e apreciado e aquilo que é desagradável e não apreciado é para onde aponta este valor. Sama significa igual, citattvam estado mental. Então samacittatvam significa uma mente que tem equanimidade, uma mente que se mantém equilibrada, imperturbável independentemente das circunstâncias. 

Show more...
9 months ago
15 minutes 6 seconds

Dhyānam - 2
14 - Anabishvangah Putra Dara Grha Adishu

Abishvanga é uma afeição excessiva, como diz o próprio Swamiji, uma afeição pegajosa! Anabishvanga é a negação ou seja, a ausência dessa ligação peganhenta, por vezes obsessiva até, em relação a quê? Pois, exactamente em relação áquilo que nos é mais querido e precioso: filhos, companheiro ou companheira, a nossa casa e adi todas as outras coisas que nos são mais valiosas.

Show more...
9 months ago
16 minutes 27 seconds

Dhyānam - 2
13 - Asakti

Com o prefixo “a” estabelece-se a negação de sakti. O nosso valor desta vez é, então, ASAKTI, que designa a ausência da atitude de propriedade em relação a alguma coisa, ou em palavras que talvez nos toquem melhor o estabelecimento de uma “ não dependência” de nada, um estado de independência assente numa liberdade interna.

Show more...
9 months ago
15 minutes 29 seconds

Dhyānam - 2
12 - Janma Mrtyu Jara Vyadhi Duhkha Dosha Anudarshanam

O valor que trazemos hoje para a nossa reflexão meditativa é difícil de pronunciar mas aponta para um olhar simples em relação à vida.

O significado deste valor aponta para uma capacidade de - de novo e de novo - ver vermos as limitações inerentes à vida como são, de forma objectiva e sem nos lamuriarmos perante aquilo que é uma inviabilidade.

E que limitações são estas?

Show more...
10 months ago
14 minutes 45 seconds

Dhyānam - 2
11 - Anahankara

Através do prefixo “An” é negado o significado da palavra ahankara que é commumente traduzida por ego ou sentido de individualidade.

No mundo da espiritualidade o ego é muitas vezes tomado como o vilão a destruir, um tirano que comanda os nossos gostos, aversões e que muitas vezes assume a forma de orgulho exacerbado. No contexto da tradição védica, o ego não é para ser destruído, havendo entendimento do meu papel no mundo ele passa a ser um instrumento para a vida.

Anahankara significa então ser livre da identificação com o ego ou um sentido de EU individual e deve ser entendido aqui, no contexto do diálogo de Krishna com Arjuna, de uma forma relativa. 

Show more...
10 months ago
12 minutes 32 seconds

Dhyānam - 2
10 - Indryarteshu vairagyam


Indryarteshu vairagyam, palavra longa e muitos significados para assimilar. 

Indrya significa - orgãos dos sentidos,  artha quer dizer - objecto e vairagyam -traduzimos por desapego. Assim, este valor aponta para um estado de desapego em relação aos objectos dos sentidos.


Importa olharmos com cuidado para o que venha a ser este desapego. Este é um termo que gera muita confusão no mundo da espiritualidade e do Yoga em particular. Desapego significa virar as costas a um desejo ou impulso de forma forçada e repressiva? Não.

Show more...
10 months ago
16 minutes 12 seconds

Dhyānam - 2
9 - Atmavinigraha

Neste contexto em que vemos a meditação como uma das ferramentas que preparam a mente para escutar sobre a verdade de si mesmo e para adquirir uma natureza de ser mais satvica, harmoniosa e menos reactiva, referimo-nos a atma enquanto o “eu-mente”. É neste contexto que Krishna fala a Arjuna de atmavinigraha. 

Então “atma” no sentido de mente e “vinigraha” significando restringir ou controlar, ou melhor dizendo, um  domínio ou comando.

Temos então "atmavinigraha" como um comando sobre a mente. 

Show more...
10 months ago
15 minutes 2 seconds

Dhyānam - 2
8 - Sthairyam

Sthairyam ou Nishta, deriva da raís do sânscrito "stha" que quer dizer constância ou preserverança. Sthairyam, traduz-se então por firmeza ou estabilidade, tal como na definição de āsana oferecida por Patanjali nos yoga sutras - “sthira, sukham āsanam” - a postura estável e confortável.

Um esforço firme em relação a qualquer objectivo que eu tenha estabelecido, ou em relação a qualquer dever que as minhas responsabilidades comportem, é  sthairyam.

Show more...
11 months ago
14 minutes 3 seconds

Dhyānam - 2
7 - Śaucan

 Limpeza ou pureza tanto interna como externa é Śaucan, um valor que devemos entender pois nem sempre se refere a um significado literal.

Naturalmente que mantermo-nos limpos é um benefício de que ninguém duvida e que me beneficia mas também os outros. Esta limpeza de que aqui falamos implica também uma certa ordem e arrumação física e mental e onde existe ordem e arrumação existirá espaço o que por sua vez propiciará um estado de maior autenticidade e menor confusão.

Show more...
11 months ago
16 minutes 23 seconds

Dhyānam - 2
6 - Ācāryopāsanam

Na nossa cultura falar em mestres é muitas vezes recebido com desconforto, às vezes basta substituir esta palavra pela palavra professor. Ācāryaopāsanam o valor de hoje, significa literalmente “meditar sobre o professor”, mas quando é ensinado na Gītā refere-se a um serviço e entrega do aluno em relação ao professor. No fundo ,não é mais do que cultivar um sentido de reverência e humildade pela pessoa que representa o conhecimento, pela pessoa que me trouxe um mundo novo que eu desconhecia.

Show more...
11 months ago
16 minutes 36 seconds

Dhyānam - 2
5 - Arjavan

O primeiro compromisso de uma vida de yoga é a coerência, entre pensamento-palavra e acção, entre o corpo a fala/o discruso e a mente. O exercício de colocar estes 3 em harmonia, leva-nos ao 5º valor que Krishna ensina a Arjuna - Arjavan, rectidão.

Show more...
11 months ago
14 minutes 47 seconds

Dhyānam - 2
4 - Kshanti

Kshanti é um valor muitas vezes mal interpretado, significa “acomodação” mas não se trata de comodismo, de aceitar simplesmente para não ter trabalho para enfrentar, ou para fugir do problema, trata-se sim de uma capacidade de aceitação com base na compreensão daquilo que podemos e não podemos controlar.

Show more...
12 months ago
15 minutes 45 seconds

Dhyānam - 2
3 - Ahimsa

Este é provavelmente um dos valores mais conhecidos dentro da tradição do Yoga. É frequentemente traduzido por não violência, mas se quisermos ser mais precisos podemos usar antes a expressão “não causar dano”. E quando nos referimos a dano estamos a referir-nos seja ao nível físico, quanto verbal ou mental.

Parece bastante óbvio, aliás este é certamente um dos valores mais presentes no chamado senso-comum “não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”.

Show more...
1 year ago
18 minutes 20 seconds

Dhyānam - 2
2 - Adambhitvam

Não é de todo o propósito destas reflexões servir de crítica ou julgamento, nem sequer que cumpram uma função de auto-crítica, ou auto-julgamento. Os valores de que aqui falamos são questões profundamente humanas que ocorrem na mente de toda a gente. O propósito aqui é apenas fazer-nos reflectir e olhar para a mente como um instrumento que, quando bem utilizado, é uma porta aberta para o entendimento de quem somos.

Show more...
1 year ago
15 minutes 14 seconds

Dhyānam - 2
1 - Amanitvam

O primeiro valor apresentado por Krishna na Gita é  AMANITVAM que podemos traduzir por ausência de vaidade ou orgulho. É o oposto de manitvam - o estado de possuir orgulho, sendo mani aquele que possui qualidades mas que está sempre à espera de ser reconhecido, elogiado, talvez porque ele próprio  não seja capaz de reconhecer em si  mesmo essas qualidades.

Show more...
1 year ago
13 minutes 25 seconds

Dhyānam - 2
O podcast de meditação da Casa Gaṇapati