Você sofre de síndrome de perseguição?
Não quero aqui trazer uma definição científica. Falo a partir da observação de pessoas que acham que tudo ao seu redor está acontecendo com um único propósito: prejudicá-las.
A verdade é que é preciso ter muito cuidado com a nossa imaginação. Podemos imaginar coisas que simplesmente não existem.
O salmo 31 nos versos 13 e 14 pode nos ajudar a entender melhor isso. Assim diz o texto: "Pois tenho ouvido a murmuração de muitos, terror por todos os lados; conspirando contra mim, tramam tirar-me a vida. Quanto a mim, confio em ti, Senhor. Eu disse: “Tu és o meu Deus.”
O salmista fala sobre sua realidade. Ele não tem síndrome de perseguição? Claro que não. Ele está sendo perseguido, tudo é real, muito real. Mas como posso ter tanta certeza disso? Simples! Pessoas com síndrome de perseguição jamais diriam que se sentem amadas e cuidadas por Deus. Na cabeça delas, até Deus está querendo destruí-las.
É preciso cuidar de seus pensamentos. Você pode entrar numa grande "neura" a partir de suposições. Por isso, busque fortalecer uma certeza que é apresentada pela Bíblia em todas as suas páginas: Deus te ama e quer cuidar de você em todo tempo. Mesmo que todo mundo esteja contra você e isso for real, Deus nunca estará! Não esqueça disso!
Todo mundo é feliz o tempo todo?
Se você entra em qualquer rede social, parece que a resposta é sim. São milhares de fotos e vídeos de gente ganhando prêmio, se formando, viajando pra lugares lindos, brincando, etc.
Mas as redes sociais não representam a vida real, por mais que possa parecer, muita coisa lá é fake!
A vida real tem muito trabalho, luta e muitos momentos de tristeza. Não porque você queira, mas porque isso faz parte da vida. Contudo, mesmo que eu diga que é normal encarar a tristeza, o problema é que nem sempre é fácil lidar com ela.
Escute as palavras do Salmo 31 no verso 9: "Compadece-te de mim, Senhor, porque estou angustiado; de tristeza se consomem os meus olhos, a minha alma e o meu corpo".
Temos aqui o registro de alguém real. Ele não finge seus sentimentos. Mentir e fazer parecer que está tudo bem é pura loucura. Fingir na rede social que tudo está bem ou ficar se alimentando de mentiras produzidas por lá quando seu coração está triste só vai deixar você mais doente.
Fale com Deus e diante Dele vasculhe o seu coração. A tristeza é real e faz parte da vida, mas não brinque com ela, porque ela pode abater você de verdade! Independente da razão pra sua tristeza, Deus tem poder pra curar você.
"Cada um sabe onde o calo aperta".
Esse é um ditado popular que fala sobre o sofrimento. E em sua perspectiva, cada um trata o sofrimento da forma que quiser. É pessoal!
Mas será que você não pode e não deve aprender com o sofrimento alheio?
Veja o que diz o Salmo 31, no verso 7: "Eu me alegrarei e regozijarei na tua bondade, pois tens visto a minha aflição, conheceste as angústias de minha alma."
Veja como o salmista lida com o sofrimento. Ele usa palavras fortes: aflição e angústia, mostrando que seu sofrimento era grande, e que as coisas não estavam nada fáceis!
Mas ele também usa palavras como "alegrar e regozijar" na bondade de Deus. Essa é uma perspectiva que todos nós precisamos aprender.
Talvez você queira que o sofrimento apenas passe rápido. Mas por vezes o sofrimento é contínuo, constante, e a sensação é que ele não vai embora nunca.
Você não precisa esperar o sofrimento terminar para se alegrar com a bondade de Deus. Pode se alegrar durante o sofrimento, pois essa bondade nunca acaba.
Tem alguém querendo te destruir, sabia?
É difícil acreditar que tem alguém por aí pensando em te destruir de alguma forma, mas a verdade é que tem mesmo e você precisa estar atento com relação a isso.
Você não deve nesse momento ficar imaginando nomes de pessoas. Por mais que alguma pessoa tenha dito e agido contra você em algum momento, as pessoas não são o foco.
Veja o que diz O salmo 31 no verso 4: "Tira-me do laço que, às escondidas, me armaram, pois tu és a minha fortaleza."
O maligno sim é o inimigo. Ele quer destruir, é assim que a Bíblia afirma. E a ilustração sobre sua sede de sangue não é nada agradável. Ele age como um leão faminto, à procura de alguém para devorar.
Significa que embora você esteja desatento, ele não está. Ele vive se esgueirando e procurando oportunidades para te destruir. É preciso ter atenção! Ele usa pessoas nesse processo, e como seus agentes, colocarão armadilhas em seu caminho.
Você, por você mesmo, está perdido nessa luta. Mas você pode contar com Jesus. Com Ele você consegue não apenas fugir das armadilhas como também vencer o ataque inimigo. Tentar vencer essa luta sozinho é loucura! Não tente fazer isso!!!
"Para Deus não há impossível"
Essa frase é bíblica e foi dita pelo anjo Gabriel, ao visitar Maria, que veio a ser mãe de Jesus. A promessa dada à Maria é que ela engravidaria e seria mãe do Salvador. Mas como isso se daria se nem casada ela era? É justamente nesse contexto que o anjo diz que para Deus não há impossível. Ela engravidaria por obra do Espírito Santo.
A Bíblia está repleta de histórias difíceis mas que terminaram com um final feliz. E todas as histórias só foram mudadas porque para Deus não há impossível.
Veja o que diz o Salmo 30, nos versos 11 e 12: "Tornaste o meu pranto em dança alegre; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre."
As notícias difíceis não chegam apenas na casa do vizinho. De vez em quando elas batem também à sua porta, fazendo com que você chore, fique triste e abatido. É em momentos assim que precisamos lembrar do óbvio: para Deus não há impossível.
Não estou aqui prometendo que tudo vai acontecer como você quer. Quero apenas ajudar você a viver pela fé, confiando em Deus, pois é só isso que podemos fazer.
Lembre que a última palavra é de Deus e para Ele nada é impossível.
Já falou coisas das quais se arrepende?
Imagino que todo mundo já tenha falado coisas das quais se arrepende. Seja pelo impulso, ou por não pensarmos direito, soltamos frases que vão denunciar a nossa imaturidade com as palavras.
Veja o que está registrado no
Salmo 30, verso 6: "Eu disse na minha prosperidade: Jamais serei abalado.”
Leio essa frase e penso exatamente sobre isso. Seu momento de prosperidade o enganou. Fez com que ele "se achasse" em todos os sentidos. A vida boa criou nele uma falsa sensação de segurança, e isso o afastou de Deus.
Certamente a reflexão do salmista é posterior ao fato que lhe trouxe de volta à realidade. Por algum motivo ele descobriu que sua prosperidade de nada servia, e ele se arrependeu do que disse.
Essa palavra é apenas um exemplo daquilo que falamos, mas que não deveríamos falar. Falamos demais, e isso é algo que devemos corrigir rapidamente.
Os pecados cometidos pela língua são altamente destrutivos. O texto bíblico escrito por Tiago nos adverte de que a língua pode pôr fogo em uma floresta.
Falar coisas e se arrepender é um movimento que precisa ser evitado. Fale menos, fale com sabedoria, pense antes de falar, e se for glorificar a Deus, então fale! Mas se não for, é melhor ficar calado.
Que tal transformar o choro em alegria?
Choro e alegria são duas reações muito comuns à vida humana. Durante a vida, essas duas emoções devem acontecer centenas de milhares de vezes. De forma geral, choramos porque estamos tristes, e sorrimos porque estamos alegres.
O curioso da vida é que ninguém quer chorar, porque a tristeza dói e tudo o que dói a gente quer se afastar. Não fomos feitos pra chorar. A alegria parece ser o sentimento que deveria existir todos os dias. Mas por mais que você fuja, um dia a tristeza bate à porta.
Mas veja que ensino precioso nos traz o Salmo 30, no verso 5b: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
A tristeza é capaz de transformar tudo ao redor. O dia perde o brilho e parece que não há mais motivo pra sorrir. Caminhar assim por um longo tempo pode levar a vida a um estágio perigoso.
A promessa bíblica é que a tristeza e o choro vão embora. Talvez dure mais do que um dia pra isso acontecer. Mas o que me chama a atenção é que isso não é um processo automático. Toda a nossa tristeza deve ser tratada em Deus, só Ele pode transformar o choro em alegria.
Se você está chorando, pode ser que exista tristeza em seu coração. Não se acostume apenas a chorar. Deus pode e quer transformar seu choro em alegria.
Por quanto tempo você fica chateado?
Talvez você seja uma pessoa que não lide muito bem com seus próprios sentimentos. Tem um monte de gente assim. Você até ajuda as outras pessoas, mas quando é com você, a coisa é diferente.
Tem gente, por exemplo, que fica chateado por dias. Consegue entrar e sair de casa sem falar com o outro. Você é assim?
Veja o que diz o Salmo 30 no verso 5a: "Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira."
O salmo diz algumas coisas e a primeira delas é que Deus fica chateado. Isso mesmo, nossa atitude pecaminosa entristece o coração de Deus. Mas não é só isso!
O texto diz ainda que Deus fica chateado por um breve momento e o significado dessa expressão aponta para o tempo de uma fumaça subir e desaparecer, ou seja, muito rápido.
Deus, que teria todos os motivos do mundo, decide não ficar chateado mais do que um breve momento. E você, ainda vai ficar chateado por muito tempo?
Valorizar a sua tristeza e ficar amargurado por um longo tempo é um erro. Tome a decisão de não ser mais assim. Não fique chateado por dias, nem por horas, mas apenas por um breve tempo. Você pode aprender isso com Deus.
O que é mais importante: o conhecimento ou a experiência?
Nossa sociedade é produtora de muito conhecimento. É possível estudar sobre tudo o que se imagina. Se isso não acontecer por meio de um curso formal, certamente existirá algum vídeo circulando na internet sobre o assunto que você procura.
Estudar, conhecer, se aprofundar, faz parte da vida. Ninguém consegue evoluir como ser humano sem a busca pelo conhecimento. Mas o conhecimento não é tudo, ele é apenas parte do processo. Há uma parte importante e que talvez muita gente ignore: a experiência.
Veja o que diz o Salmo 30 nos versos 2 e 3: "Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me curaste. Senhor, da sepultura fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse ao abismo."
Quando alguém vai arrumar uma vaga de emprego, contar a experiência profissional é essencial. Conhecer só pelos livros é uma coisa. Falar a partir da vida é outra coisa. Não é muito diferente de um relacionamento com Deus.
O testemunho pessoal é a exposição da experiência de alguém com Deus. É a parte prática da vida.
Conhecimento teórico e experiência de vida quando caminham juntos trazem um testemunho inquestionável. Portanto, não dê valor apenas ao teórico ou apenas às experiências. Busque os dois!
Como é a voz de Deus?
Pouca gente sabe, mas o timbre da nossa voz é uma identificação única. Ninguém tem um timbre igual ao de outra pessoa.
E a voz de Deus? Como ela é? Ou que características especiais ela tem?
Veja o que diz o Salmos 29 nos versos 4 e 5: "A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor despedaça os cedros do Líbano."
O salmista parece destacar algumas coisas muito interessantes e particulares.
A primeira coisa a se destacar é que a voz do Senhor é poderosa e cheia de majestade. O Senhor fala e as coisas acontecem. Sua voz é obedecida em qualquer canto do universo.
Mais admirável ainda é perceber que a voz de Deus é capaz de despedaçar o cedro. Eu poderia gritar durante um ano inteiro diante de uma árvore e nada aconteceria. Mas Deus, apenas com sua voz pode dar vida ou tirá-la. A voz de Deus mostra quem Ele é: poderoso, soberano, invencível.
Ouvir a voz de Deus de forma audível pode ser até o desejo de muita gente, mas isso não é necessário porque sua voz está registrada em sua Palavra. Se quer ouvir Deus, basta ler a Palavra, logo vai perceber que timbre de Deus é inconfundível.
Esperar não parece ser uma atitude comum em nosso tempo.
Se a internet está lenta, isso traz incômodo. Se o computador está lento, isso irrita. Se a pessoa que nos ajuda está lenta, a gente pega e faz.
Mas veja o que diz o O salmo 27 no verso 14: "Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor."
Leio essa expressão do salmista e fico pensando no significado. E não por acaso ela é dita duas vezes no mesmo verso! É sinal que esperar é algo que se aprende.
O problema do esperar começa no controle. Se temos que esperar é porque a situação não depende de nós, está nas mãos de outra pessoa. Logo, não temos o controle nas mãos.
Não ter o controle é algo difícil de se lidar, muitas vezes. Ficamos vulneráveis, indefesos. Por isso lutamos contra tudo o que nos tira o controle. Contudo, a espera apontada pelo salmista está firmada em Deus.
Deus não decepciona, não chega atrasado, não atrapalha, não esquece. Se você não consegue esperar em Deus há algo que precisa mudar e para mudar isso é preciso exercitar a sua relação de confiança com Ele.
Se tá difícil, será que é de Deus? - essa pergunta é extremamente provocativa e nem sei se tenho a pretensão de respondê-la. Mas ela está aqui ecoando em minha cabeça.
Você deve conhecer, assim como eu, histórias de pessoas que passam por dificuldades. Na maioria das vezes as pessoas simplesmente se contentam com a situação, entendendo que Deus as colocou ali para crescerem e amadurecerem.
É possível que isso aconteça? Sim, a Bíblia tem várias histórias nesse sentido. Você pode estar em uma situação difícil e talvez tenha sido colocado por Deus para crescimento.
Mas embora essas situações sejam possíveis e reais, isso não é o comum. Deus não fica o tempo todo nos provando. Textos bíblicos assim são exceção, e não a regra. O que é comum é ouvir que Deus guia o seu povo por caminhos planos.
Veja o que diz o Salmo 27 no verso 11: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos meus inimigos."
Guiar por caminhos planos é retirar os obstáculos, é fazer com que a caminhada seja mais fácil e tranquila. Deus quer que sua caminhada seja de verdade, mais tranquila e mais segura. Então, antes de dizer que uma dificuldade qualquer vem de Deus, analise bastante!
Você é do tipo de pessoa que pede coisas demais pra Deus?
Posso afirmar que somos pedintes por natureza. Desde pequenos pedimos, pedimos e pedimos. Aprendemos logo cedo a expressar a nossa vontade.
Mas veja o que diz o Salmo 27 no verso 4: "Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo."
Olho para esse verso e penso em pelo menos duas coisas: 1) a quantidade de coisas que peço; 2) as coisas que peço.
Puxa, ele só pede uma coisa ? Acho que em cada oração temos no mínimo uns 5 pedidos. Será que não nos acostumamos a pedir demais? Temos necessidade de pedir tudo o que pedimos?
A outra questão apontada pelo salmista é a qualidade do pedido. O salmista quer apenas estar com Deus, esse é o seu pedido. Será que isso também não nos constrange?
Até mesmo na história do gênio da lâmpada a pessoa tem apenas 3 pedidos a realizar, o que seria uma boa lição sobre pedir bem.
O fato é que a gente pede demais e pede coisas que nem sempre nos aproximam de Deus. O ideal seria aprender a não pedir nada, porque Deus conhece todas as nossas necessidades, mas isso parece ser muito difícil. Então, que pelo menos seus pedidos sejam mais sábios e só sobre aquilo que é realmente necessário.
"Deus sabe que eu não aguento passar por isso"
Você certamente já deve ter ouvido alguém falar isso. Quem sabe até mesmo você já tenha dito essa frase.
O que a maioria das pessoas querem dizer com essa frase, é que Deus não daria a elas situações difíceis demais de enfrentar porque elas não suportariam. Entre essas possíveis situações, a mais comum pode ser a morte de um filho/filha. De fato, uma situação muito difícil de enfrentar.
Mas veja o que o salmista diz no salmo 27 no verso 3: "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança."
O salmista usa a expressão "ainda que", que com certeza deve nos fazer pensar. Sabe o que ela significa? Que mesmo diante da situação mais difícil de todas, você deveria ficar tranquilo e confiante no Senhor.
Não há limite para o cuidado divino. Nada é tão complexo e difícil que não possa ser suportado. Deus te ajudará em toda e qualquer situação.
O desafio é tornar todas essas situações difíceis em coisas que podem ser superadas com o auxílio divino. E para isso você precisa olhar mais para o Senhor e menos pra você. Com Ele você consegue. Sem Ele você está realmente perdido.
Você conhece um remédio pra medo?
O medo é um sentimento cruel demais. Ele ataca em praticamente todas as fases da vida, tomando formas e proporções diferentes. Ele é capaz de transformar uma questão pequena em um turbilhão de tirar o sono.
Na fase de criança aparece o medo do quarto escuro, dos barulhos, dos seres imaginários. Na adolescência surge o medo de não ser aceito, ou de não ter um corpo que se encaixa nos padrões da sociedade. Na vida adulta surge o medo de não conseguir sustentar a família, ou o medo do fracasso. Na velhice, tem o medo de ser abandonado, o medo de não ser mais útil para ninguém, o medo de ter uma doença que deixe acamado e completamente dependente.
Diante de tantos medos, veja o que o salmista diz no Salmo 27 no verso 1: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?"
A pergunta do salmista surge a partir de sua confiança em quem é o Senhor. O Senhor é a sua luz, então ele não encontrará trevas que lhe façam temer.
O remédio para o medo não é a fuga, nem muito menos ficar tentando responder a cada medo. Grave isso: o medo sempre vai encontrar uma porta para tentar te atacar. É preciso entregar toda a confiança em Deus. Esse é o único remédio eficaz contra o medo.
Você já sofreu com crise de labirintite?
Essa doença cria uma sensação horrível de falta de estabilidade. Por conta dela, o mundo passa a literalmente girar diante de você. Qualquer pessoa numa crise de labirintite mal consegue andar. Isso só mostra quanto o tema "equilíbrio" é essencial na vida humana.
É curioso que existem fases da vida em que temos menos equilíbrio. Tanto um bebê que está aprendendo a andar como um idoso sofrem de desequilíbrio. Claro que por motivos diferentes.
Se o equilíbrio é importante, precisamos cuidar não apenas da saúde, mas do lugar onde caminhamos. Afinal, se um terreno for desnivelado, até mesmo um atleta pode cair.
Veja o que diz o Salmo 26, na parte inicial do verso 12: "O meu pé está firme em terreno plano..."
O salmista fala de um terreno plano. Por ser plano, não carrega obstáculos naturais. Isso torna tudo mais simples.
Relacionando isso com a vida, se não queremos cair, é preciso escolher bem o caminho que decidimos trilhar. Por vezes, você escolhe caminhos difíceis demais. Quando você faz isso? Todas as vezes que decide caminhar sem Deus.
O caminho plano é o caminho preparado pelo Senhor, não há outro. E andar por esse caminho é uma decisão pessoal. Qual caminho você tem escolhido?
Qual é a sua parte?
Essa é uma pergunta que você precisa aprender a responder. Do contrário, corre o risco de não fazer aquilo que é sua responsabilidade ou de assumir coisas que nunca foram sua responsabilidade.
Imagine que um casal amigo está enfrentando uma crise conjugal e eles te procuram para pedir ajuda. Qual é a sua parte? Ouvir, orientar, orar. Mas cabe ao casal a parte prática do aconselhamento e a luta pela manutenção do casamento. Você não pode estar mais interessado do que o próprio casal nesse processo.
Veja o que diz o Salmo 26, nos versos 4 e 5: "Não me tenho assentado com gente falsa e com os hipócritas não me associo. Detesto a assembleia dos malfeitores e com os ímpios não me assento."
Pode ser que na vida com Deus você lance sobre Ele muitas de suas expectativas e responsabilidades, incluindo as que são diretamente suas. É preciso tomar cuidado com isso.
O salmista registra nesses versos atitudes simples, mas que são de sua responsabilidade: não se associar com ímpios e até mesmo nem sentar com eles.
Se não fosse Deus em nossa caminhada estaríamos perdidos. Mas não se engane. Não coloque tudo na conta de Deus. Tem uma parte que é sua, só sua! Assuma essa responsabilidade.
Já sentiu um grande aperto no peito?
Tem dias que as coisas estão complicadas demais, difíceis demais, pesadas demais. Parece que nada dá certo. Já se sentiu assim?
O Salmo 25 no verso 17 tem um registro bem interessante nesse sentido. O texto diz: "Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias."
Lendo todo o salmo, o que você pode perceber é que o salmista estava num dia difícil. No salmo ele fala sobre vários motivos. Não há nada específico e ao mesmo tempo existem todos os motivos do mundo para ele fazer essa oração.
A fala é de alguém que sente o peito ser apertado por uma grande dor. Seu coração dói, mas não por enfermidade do corpo, e sim, por enfermidade da alma. Ele se sente triste, atribulado. O pedido a Deus é simples: alívio!
Estamos diante de um quadro emocional grave. Se sua oração é nessa linha, não minimize as coisas: você está doente! Mas a responsabilidade de tratamento não é só de Deus. Você tem uma parcela importante nessa conta.
É preciso identificar as causas. O que tem apertado o seu peito? A pressão familiar? O trabalho? O medo de algo? A manutenção de uma auto imagem?
Certamente Deus ouvirá sua oração e aliviará a dor no seu peito. Mas é hora de tratar a causa e não apenas os sintomas. Faça a sua parte.
Você já teve dificuldade de perdoar alguém?
Eu sei que pode parecer estranho o que vou dizer, mas algumas vezes encontramos razões para não perdoar alguém. Quer por raiva, ou amargura, esse pensamento pode passar pela nossa cabeça.
Mas veja o que diz o Salmo 25, no verso 10: "Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos."
Olho para o salmo e me sinto extremamente envergonhado, e ao repetir as palavras do salmista minha vergonha só aumenta. Isso porque Deus é quem tem todo o motivo para não perdoar. Se tem alguém que nunca errou, é Ele. Ainda assim, seu perdão é derramado sobre nós.
Mas qual seria então a motivação de Deus ao nos perdoar? Que interessante perceber a argumentação do salmista. A razão está no próprio Deus. Ele não poderia não perdoar! Afinal, sua essência é repleta de amor e bondade. Justamente por isso o salmista invoca o perdão a partir do próprio nome de Deus.
Talvez por conta da raiva ou da emoção você também se ache no direito de não perdoar, mas essa possibilidade não existe e não deveria existir. Se Deus não age assim, não tome esse direito pra si! Apenas perdoe! É o que Deus faz o tempo todo.
Por que alguém pode ser chamado de bom?
De forma geral, chamamos de "bom" alguém que não faz maldade contra o outro, que é gentil, ou aquele que pratica atos pontuais de bondade, como socorrer alguém que está necessitado.
Só que essa definição é muito pobre. Veja o que diz o Salmo 25, verso 8 diz: "Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores."
No texto você encontra uma perspectiva mais ampla. O salmista chama Deus de bom. Mas o detalhe é a razão. A bondade do Senhor se manifesta no direcionamento que Ele mesmo dá aos pecadores.
Pense comigo: Uma coisa é simplesmente ter atos de bondade com estranhos. Outra coisa é agir de forma bondosa com alguém que lhe fez mal o tempo todo. No texto, os pecadores apontam para esses que sempre transgridem a vontade de Deus. Só mais um detalhe: nós somos esses pecadores!
A bondade do Senhor não é feita de atos pontuais. A bondade do Senhor está escancarada diante de seus olhos, principalmente quando Ele decide se relacionar você e mostrar a sua vontade, mesmo sem você merecer.
Só pela bondade de Deus é que você pode se chegar a Ele e experimentar o novo e vivo caminho!