"Não seja dono de coisa alguma" - esse é um dos votos propostos pelo pastor A. W. Tozer em um de seus livros.
Tozer propõe que entreguemos tudo a Deus, que é o verdadeiro dono de tudo e ao fazermos isso, todo sofrimento pela manutenção dessas coisas passará.
Mas Tozer não foi original. Veja o que diz o salmo 24 no verso 1: "Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." Essa ideia está claramente descrita aqui.
Por alguma razão acabamos assumindo a posição de "donos" de coisas que nunca foram nossas. Chamamos de "minha vida", "meus filhos", "meus netos", como se de alguma forma pertencessem a nós. Mas não somos donos de nada disso.
Não quero destruir seus sonhos, apenas colocar as coisas no devido lugar. Se Deus é o dono de tudo, nós somos apenas administradores. Significa que Deus pode retirar coisas de nós que pertencem a Ele e precisamos aprender a lidar com isso.
Não queira ser dono de nada. Deseje ser um bom administrador. Seja grato ao Senhor porque Ele te emprestou coisas que são Dele e são de muito valor, para que você possa administrá-las.
Será que suas orações não estão equivocadas?
Tem gente que ora todo dia pedindo proteção e cuidado com a família. Mas será que de alguma forma esse tipo de oração não está equivocada?
Veja o que Davi escreveu no salmo 23 no verso 6: "Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre."
Sendo Deus o criador de sua vida e tendo Ele planejado você nos mínimos detalhes, não seria Ele o mais interessado em te guardar e te guiar por um caminho tranquilo? Claro que isso é o mais lógico a se pensar.
De alguma forma você pode ter perdido essa compreensão e tenha começado a achar que Deus precisa ser lembrado de algo tão básico, mas Ele não precisa. Seus pedidos podem apontar para um vício de linguagem ou pior ainda, uma falta de confiança em Deus.
Davi não mostra medo ou dúvida. Ele tem certeza e por isso diz: Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias!
Você não precisa pedir por bondade ou misericórdia, porque o Pai Eterno não nega essas coisas. Talvez o pedido a ser feito seja outro: Pai, me ajuda a enxergar como o Senhor cuida de mim, muito melhor do que eu!
Imagine a cena: uma mesa posta e farta, montada bem na sua frente. E você está ali admirando esse banquete. Só que ao seu redor estão inimigos armados querendo tirar a sua vida.
Essa foi a cena pintada por Davi. No salmo 23 no verso 5 ele diz o seguinte: Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda."
A cena é contrastante. Será que alguém consegue aproveitar um banquete quando o coração está apreensivo?
No salmo, Davi se coloca sentado à mesa, de costas para seus inimigos, e focado no banquete, significa que seu coração está em paz. Nada abala seu coração. Ele sabe que o Senhor está cuidando dele.
Ter calma e tranquilidade diante de situações difíceis não é um privilégio de Davi. A fé pode fazer isso! Deus pode fazer isso com qualquer pessoa.
A fé transforma, acalma, alimenta, direciona. Quem conhece o Deus a quem está servindo não teme o perigo.
Confie em Deus, na calmaria e no dia da tempestade. Confie na alegria e nos dias tristes. Confie quando tudo estiver indo bem e quando o mal estiver indo em sua direção. Só não tire os olhos do banquete!
Você carrega alguns medos?
Falam por aí que o medo tem um aspecto positivo, porque ele pode previnir você de situações perigosas. Mas responda de coração: carregar medos parece ser realmente algo positivo?
Davi, que foi um grande rei de Israel, registrou assim no Salmo 23 no verso 4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam."
Não ter medo algum - parece que Davi discorda da visão de que carregar algum medo tenha algum aspecto positivo. Parece que ele reflete sobre as piores situações que poderiam acontecer em sua vida, inclusive um lugar que ele chama de "o vale da sombra da morte". E diante de todas as situações ele não tem medo.
Mas como seria isso possível? Para Davi, a chave dessa vida sem medo é a confiança plena na presença do Senhor ao seu lado.
Às vezes você convive com o medo e cria justificativas para que ele exista. Mas o medo atrapalha, inibe, dificulta, destrói.
Eu sei que seu medo é real. Ele pode até paralisar o seu corpo. Mas a sua história não precisa terminar assim. Quando o medo é expulso, há espaço para a confiança! Então mande esse medo embora!
E aí, você tem quantas vidas?
Se você já jogou videogame, sabe que em qualquer jogo de sobrevivência o jogador tem várias vidas disponíveis.
Em cada situação experimentada no jogo, você pode ganhar mais vidas ou perder as que possui. Quem dera que na vida real fosse assim! Mas não é! Na vida real, a morte tem papel único e quando ela chega, não há mais o que fazer.
Mas veja o que diz o salmo 23 no verso 3: "Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome."
Foi a expressão "refrigera-me a alma" que me fez lembrar desse mundo lúdico dos videogames. A ideia do salmista é de renovo. É como se Deus enviasse um presente dentro do jogo da vida e ao receber, sua vida voltasse à capacidade máxima.
Talvez esse renovo não seja tão automático e instantâneo como num jogo de videogame, mas podemos ter a certeza de que esse renovo é real. Não importa o tamanho do desânimo e quão perto da morte você se encontre. Deus tem poder para lhe trazer o ânimo que você tanto precisa.
Na vida real você só tem uma vida. Sendo assim, não desista, continue lutando. No momento certo, na hora exata, o ânimo chegará. Só esperar Nele!
O que você procura?
Tem gente que procura Deus apenas porque está precisando de ajuda. Pode ser que esteja numa situação financeira difícil ou com um diagnóstico grave de doença. Mas talvez, se não precisasse de ajuda, nem procuraria a Deus.
O salmo 23 no verso 2 nos diz algo muito interessante: "Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso."
Leio esse verso e a sensação que tenho é que criamos as expectativas erradas com relação a Deus. E por isso, acabamos procurando as coisas erradas.
As expressões usadas pelo salmista apontam para um lugar tranquilo, sem agitação alguma. Em outra versão encontramos a palavra "deitar" no lugar de repouso. A água ali oferecida serve para descanso.
Tudo isso me faz pensar na relação que você constrói com Deus. Pode ser que você esteja procurando pelo poder, pela realização pessoal, por respostas ou por qualquer outra coisa, mas o que Deus te oferece é a sua presença.
Talvez esteja aí a razão pela qual você não encontre o que procura. A verdade é que o que Deus te oferece é tudo o que você realmente precisa. Meu conselho a você é simples: sinta, aproveite e descanse na presença de Deus.
O que falta pra você?
Durante a vida, as pessoas vivem numa correria constante. Parece que sempre falta algo para que elas sejam felizes.
Lendo a parte B do Salmo 23 no verso 1, a gente encontra a afirmação de que "nada faltará" para aqueles que têm o Senhor como pastor.
De forma geral, as pessoas compreendem mal esse verso. Elas conectam essa promessa ao arroz e feijão, às necessidades básicas. Está errado pensar assim? Não, mas creio que a promessa vá muito além do que a garantia de ter comida na mesa.
A expressão de Davi aponta para a suficiência de Deus. Quando Ele está presente em nossa vida, não sentimos falta de absolutamente nada!
Isso significa que sendo muito pobre ou muito rico, é possível ter a mesma sensação de felicidade e contentamento porque Deus é a razão pra isso, e não o que temos ou conquistamos.
Você pode correr atrás de seus sonhos. Mas não se esqueça de que se Jesus é o seu pastor, você já tem tudo o que precisa pra ser feliz. Ele é o bastante.
O que pensa sobre ser submisso a alguém?
Estar submisso significa literalmente estar debaixo de uma missão que foi dada por outra pessoa. Quem se submete não questiona, apenas obedece.
A primeira parte do Salmo 23 diz que "O Senhor é o meu pastor". Talvez esse versículo seja um dos versículos mais conhecidos da Bíblia.
Ter o Senhor como pastor significa estar debaixo de seu comando. Declarar que o Senhor é o pastor, mas agir de acordo com sua própria opinião é loucura e desobediência.
A declaração de Davi é pessoal. Ele era rei, mas ainda assim decidiu se submeter ao Rei Supremo. Foi uma decisão e não uma imposição. Deus não obriga ninguém a isso, o que é curioso, não acha? Falo isso porque Deus não impõe sua soberania, mas espera que ela seja aceita voluntariamente por nós, seus filhos.
Você precisa olhar para a sua vida e verificar se de fato o Senhor é o Pastor dela. Talvez você esteja sendo guiado por opiniões políticas, por ideais de um movimento qualquer, etc. A partir do momento que o Senhor é o seu pastor, tudo isso precisa cair por terra.
Se submeter a Deus é exigente, mas não há melhor caminho a seguir.
Quando?
Esse é o tipo de pergunta que já fizemos muitas vezes. Pode ser por curiosidade, por necessidade de planejamento e também por ansiedade.
Essa questão me veio à mente depois de ler o salmo 22 no verso 29 que diz: "Todos os ricos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão diante dele, até aquele que não pode preservar a própria vida."
Você reparou que o salmista colocou todas as expressões num tempo futuro? Ele está cheio de expectativa e esperança. Mas quando será esse futuro? Aguardar a bênção chegar não é tarefa fácil, porque a resposta de Deus pode chegar em 1 mês, 1 ano, ou 1 década. Será que lidaremos bem com essa expectativa?
Abraão e Sara não conseguiram esperar a gravidez prometida por Deus e resolveram as coisas do jeito deles, gerando um conflito enorme dentro da família.
A verdade é que o tempo de Deus é o melhor tempo, mas é um tempo que você não conhece, não controla, não tem domínio.
É preciso aprender a esperar. Não se preocupe com o "quando". Pode parecer que está demorando, mas continue esperando. Se o Senhor prometeu, Ele vai cumprir.
Qual é o seu limite?
Se você não conhece, pode estar correndo sério risco de encontrar um esgotamento.
Não há em nosso corpo uma marcação mostrando que o combustível está acabando. Quando sentimos algo, geralmente é porque já passamos do limite.
No salmo 22 no verso 15 o salmista diz o seguinte: "Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte."
O salmista descreve que seu vigor se tornou como um caco de barro. Essa é uma forma poética de dizer que não há mais forças. Ele está exausto, cansado, abatido.
Servir ao Senhor e encontrar esgotamento parecem coisas contraditórias. Afinal, o serviço a Deus deveria nos encher de ânimo. Mas enquanto seres humanos, o esgotamento é uma possibilidade real.
A Bíblia nos compara a vasos de barro, mostrando que somos frágeis e suscetíveis a muitas questões diferentes. É preciso cuidar antes de quebrar.
O Senhor cuida de você e seu cuidado pode ser visto em cada canto da vida. Mas é preciso que você também aprenda a cuidar de você mesmo antes que seja tarde.
Ficar mais velho traz algumas consequências, concorda comigo?
Talvez você esteja pensando em termos de saúde, mas quero falar sobre um assunto bem específico: o medo!
A falta de maturidade de um bebê permite que este encare situações perigosíssimas sem medo algum. O bebê não é simplesmente corajoso, o que lhe falta é a consciência sobre o perigo.
Ficar mais velho nos traz a consciência de um mundo complexo ao nosso redor. Descobrimos que existem coisas muito boas, mas descobrimos também que existem coisas muito ruins. Abrimos os olhos para o bem e para o mal. E por isso é normal que alguns medos surjam.
O Salmo 22 no verso 9 diz o seguinte: "Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe."
Um dia já fomos bebês e nessa fase completamente frágil, o Senhor cuidou de nós. Por que seria diferente quando crescemos? É preciso crescer, mas sem perder a confiança em nosso Pai Eterno. Nossa vida sempre esteve e sempre estará em suas mãos. A nós só nos cabe confiar como um bebê no colo do Pai.
Envelhecer faz parte da vida, mas não permita que junto com o envelhecimento o medo tome conta do seu coração. Confie em Deus.
Já ouviu a frase: "Quem tem fome, tem pressa"? Se eu fosse contextualizar essa frase eu diria: "Quem está desesperado e aflito tem pressa"
Nós seres humanos não sabemos lidar com o sofrimento e nem deveríamos. Fomos criados para a vida e não para a morte. O sofrimento é contrário ao projeto de Deus.
E a pressa, tão comum a quem está sofrendo, faz o tempo mudar. Um minuto se torna uma hora, um dia, como trinta. Achamos que tudo está demorando demais.
A pressa e o sofrimento podem te levar ao desespero. E o desespero, como o próprio nome já diz, é um lugar muito ruim, marcado pela falta de esperança.
Veja o que o Salmo 22 no verso 2 diz: "Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego."
Este sem dúvidas é o registro de alguém aflito e com pressa, quase em modo de desespero. Mas precisa ser assim?
Em tempos de paz e calmaria, perceba que o Senhor está cuidando e Ele nunca abandona. Mas quando o sofrimento chegar, porque um dia ele chega, não se desespere, pois no tempo certo, o socorro virá! Deus sempre age no tempo certo!
Já se sentiu abandonado?
Sentimento e realidade são duas coisas bem distintas. Nem sempre o que sinto é de fato assim.
Talvez você já tenha se sentido abandonado ou desamparado, mas pode ser que isso seja apenas a sua percepção, e não a realidade.
Seus amigos podem ter tentado te procurar, e embora isso até seja verdade, isso não muda o seu sentimento de abandono.
Veja o que diz o Salmo 22 no verso 1: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu gemido?"
O texto fala de alguém que se sentiu abandonado por Deus. Mas como Deus poderia abandonar alguém?
O escritor fala a partir de seu sentimento e de sua dor. E a partir desse lugar ele não consegue observar nada a não ser a dor que sente.
Há uma diferença entre o que você sente e o que é a realidade. Tenha muito cuidado ao fazer afirmações a partir do seu sentimento. Elas podem não ser reais.
Existem lutas que precisam ser travadas por você. Deus sempre estará ao seu lado, mas não se esqueça que empunhar a espada é sua responsabilidade, não Dele!
Quem é o seu super herói favorito?
Há muito tempo atrás passava na TV um desenho chamado "He-man". Ele lutava contra um vilão chamado "Esqueleto".
O He-man no dia a dia era o príncipe Adam. Ele se transformava em um super herói ao empunhar sua espada e gritar a frase: "Eu tenho a força!" Se você viveu naquela época já deve ter falado essas palavras também.
A gente cresce e descobre o óbvio. Todo super herói não passa de um desenho animado. Na vida real eles não existem. Então, quem vai nos defender diante dos vilões deste mundo?
No salmo 21 percebemos o registro de uma alegria e confiança incríveis. Mas destaquei o verso 13 que diz o seguinte: "Exalta-te, Senhor, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder."
Esse é o registro de alguém que confia em Deus e que sabe que só Deus possui todo poder e toda força!
Se tem alguém que poderia gritar com sua espada que tem toda a força, esse é Deus! Ele sim reúne todo o poder, toda a majestade e toda glória. Com sua espada poderosa, Ele governa o universo inteiro e por isso podemos descansar.
Você pode ter seu super herói favorito, mas lembre que eles não existem. Se vai confiar sua vida nas mãos de alguém, confie-a nas mãos de Deus. Ele é real e pode te proteger de verdade.
Você anda meio desanimado?
A falta de ânimo pode bater em nosso coração por muitos motivos e entre eles, a exigência que a vida traz de termos que recomeçar algo algumas vezes.
Para você entender melhor, Imagine uma pessoa caminhando. Ela está feliz, confiante, com sorriso no rosto. De repente, ela tropeça, cai, se machuca. Recomeçar a caminhada será um desafio, pode ter certeza.
Veja o que diz o salmo 20, no verso 8: "Eles se prostram e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos em pé."
O salmo faz diferença entre dois grupos de pessoas: os que confiam em Deus e os que não confiam Nele. A diferença básica entre os dois grupos está na resposta às dificuldades. Os que não confiam no Senhor caem por terra, e ficam completamente abatidos, enquanto que os que confiam se levantam e se mantêm de pé.
De acordo com o texto, até mesmo os que confiaram em Deus tropeçaram e caíram. A questão principal foi a resposta depois da queda. Se você confia em Deus, olhe para o Senhor, segure em sua mão e se levante. Não por você, mas a partir da força que Ele te dá. Recomece quantas vezes for necessário.
Mas nunca esqueça que essa força não é sua, mas Dele!
Você se considera uma pessoa autêntica?
De acordo com o dicionário, ser autêntico significa ser verdadeiro consigo e com seus valores, não vivendo para agradar ninguém. Ser autêntico parece ser bem legal.
O salmo 20 no verso 7 fala sobre um princípio de autenticidade. Ele diz: "Uns confiam em carros de guerra, e outros, em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor, nosso Deus."
A diferença proposta pelo texto bíblico não está simplesmente na roupa, ou no cabelo, ou na forma de falar, mas na expressão de fé. Quem confia em Deus não se gloria no que tem, pois sabe que essas coisas humanas são passageiras.
Ser discípulo de Jesus exige a autenticidade. Às vezes a sua opinião pode ser contrária a de todo mundo, e tudo bem. Eu sei que isso é difícil, ainda mais numa época em que as curtidas parecem ser tão importantes. Podemos ser tentados a mudar a opinião por conta da aprovação de outros.
Enquanto discípulo de Jesus, busque ser autêntico sim, mas que a sua maior autenticidade não seja externa, mas ter Jesus em seu coração e viver a partir Dele.
Bora influenciar esse mundo com autenticidade verdadeira?
Qual é a sua motivação?
As pessoas agem com motivações diferentes. Por exemplo: fazem algo conquistar o coração de alguém, ou para agradar os pais, ou para receber um aumento de salário, ou para recuperar uma amizade, etc. Podem ser muitas as motivações.
O problema da maioria das motivações que citei, é que elas podem te levar à frustração. Você faz algo esperando que vai dar certo e aquilo vai te ajudar, e aí no final, não consegue o que gostaria. É triste, mas é uma realidade.
Veja o que diz o salmo 19 no verso 14: "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!".
Podemos dizer que para o salmista, Deus se tornou a sua maior motivação. O único desejo que ele tinha era agradar a Deus. Certamente não há motivação melhor.
A verdade é que você pode fazer a coisa certa, mas se a motivação estiver errada, tudo sai errado. É preciso acertar a motivação. Não fique preocupado com o que vão pensar de você, busque agradar a Deus.
O que você fez de errado?
É curioso, mas parece que nós sabemos exatamente o que os outros nos fizeram de mal. Gravamos horário, local, frase que foram ditas. Mas e a nossa parte naquilo, qual foi?
Temos a tendência de nos isentar ou de sermos misericordiosos com a nossa pessoa, enquanto somos críticos e duros com os outros.
Isso me fez lembra do que diz o salmo 19 no verso 12: "Quem há que possa discernir as suas próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas."
De acordo com o texto, deixar de perceber os próprios erros é uma falha comum a uma humanidade destruída pelo pecado. Por isso, não se engane, é mais fácil perceber os erros dos outros do que seu próprio erro.
Mas como corrigir isso? A correção foi providenciada por Deus. Ele colocou em nós o seu Espírito e é Ele quem nos convence do pecado do juízo e da justiça de Deus. Então peça ao Senhor que lhe dê discernimento sobre seus próprios erros.
Agora, só tira da cabeça que você é do tipo que nunca erra. Afinal, todo mundo erra.
Por que?
Toda criança passa pela fase do "por que?". A curiosidade aguçada não deixa passar nada, toda criança pergunta sobre tudo. Mas enquanto adulto também carrego os meus próprios "porquês". Parece que a curiosidade faz parte da vida humana.
Lendo o salmo 19, nos versos 7 e 8 me deparo com uma questão bem interessante. Ele diz assim: "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos."
De acordo com o texto, quem dá a boa direção é a Palavra de Deus. É ela que dá sabedoria, que ilumina, que purifica, que traz alegria. É a Palavra de Deus que responde a muitos porquês.
As perguntas expressam a curiosidade da vida. Enquanto crianças e adultos seguiremos fazendo perguntas, mas você não precisa tentar descobrir as coisas sozinho e nem por meio de tentativa e erro. Deus te deu um manual, basta segui-lo, e então você encontrará alegria e felicidade.
Seja curioso, mas ao invés de só ficar fazendo perguntas, faça uso da Palavra de Deus e você vai perceber que Deus já te deu a resposta algumas perguntas que estão em seu coração.
Você já viu árvore falar?
Eu sei que você disse não para a minha pergunta. Mas a grande questão é que apenas num movimento silencioso, as árvores louvam o nome do Criador.
O Salmo 19 nos versos 3 e 4 nos diz o seguinte: "Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som. No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras chegam até os confins do mundo."
Vou repetir algumas palavras do salmo, preste bastante atenção: "não há palavras, nem som, mas a sua voz se ouve por toda a terra".
O balançar das folhas, o canto dos pássaros, o pular dos sapos, o caminho das formigas, tudo é música para os ouvidos de Deus.
Talvez você já tenha silenciado a sua voz muitas vezes de forma intencional. Eu sei que você pode ter encontrado motivos como:
uma perda, uma decepção, um sentimento de raiva, entre tantos outros motivos. Mesmo que você tenha encontrado seus motivos, não é assim que age o resto da criação.
Árvore não fala, eu sei disso. Essa habilidade foi dada a você. Então não perca a oportunidade de louvar a Deus com a sua voz, em todo tempo, independente de qualquer situação, pois é isso que toda a criação faz.