Olá! Bem-vindos ao Papo Saúde, o podcast da Unimed Ceará.
Como você está hoje? Essa é uma das perguntas mais frequentes que a gente faz ou ouve ao encontrar com amigos, familiares, no trabalho ou mesmo com desconhecidos. Quase sempre a resposta é apressada e superficial, meio burocrática mesmo. Mas a verdade é que, muitas vezes, a resposta visível é um “Estou cansada!” ou “Estou cansado!”.
O cansaço faz parte das rotinas da vida atual, mas qual será que existe uma medida certa pra esse cansaço? Como podemos ter mais disposição e vitalidade para encarar o nosso dia a dia?
Nosso Papo de hoje é sobre ter um olhar para a totalidade do indivíduo para descobrirmos essas respostas. E o nosso convidado é o nutrólogo André Guanabara.
Nem precisa ser daquelas pessoas muito observadoras para perceber que correr está em alta. Basta abrir as redes sociais e lá estão imagens de amigos e conhecidos exibindo medalhas pelos èxitos nas corridas de rua. Mas também as caminhadas são tendência crescente. Seja pela busca por uma vida mais saudável de uma maneira espontânea ou por recomendação de um profissional de saúde, cada vez mais pessoas estão descobrindo os benefícios dessas atividades.
Aqui, a gente gosta de ir a fundo nas orientações e hoje vamos conversar sobre o que você precisa saber antes de botar o tênis, acertar o despertador e partir para conquistar pódios. Para esse Papo, nós convidamos o Felipe Feliciano. Ele é profissional de Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual do Ceará e em Triathlon pela UNICAMP - SP.
A pandemia de covid-19 forçou a maioria de nós a entrar em trabalho remoto. Ali em 2020, não havia escolha e todos tivemos que nos adaptar a um modelo de trabalho que até estava no radar, mas não era praticado. Quatro anos depois, muitas empresas estão chamando seus funcionários de volta para o presencial ou negociando jornadas híbridas, uma vez que muitos dos seus talentos descobriram que exercer atividades no chamado home office traz mais qualidade de vida, sem os longos deslocamentos e o estresse do trânsito, além da possibilidade de gerir melhor o próprio tempo.
Aqui mesmo no Papo Saúde, nós falamos sobre as vantagens de trabalhar de modo remoto. E vemos que os desafios persistem: como ter que unir isso à organização, rotina e criatividade?
Para este Papo de hoje, nós recebemos uma apaixonada por organização, que ensina profissionais a organizarem melhor o tempo e produzirem com qualidade com base no estilo de vida de cada um. Vamos conversar com a consultora
de organização de rotina, Fê Negrão.
Os dados mostram que, no Brasil, as famílias encolheram. O Censo Demográfico de 2022 apontou que a família brasileira tem em média, hoje, 2,79 indivíduos. São vários os fatores que influenciam nessa decisão: questão econômica, social, e mais.
Mas as nossas convidadas se mostram como exceção e estão acima dessa média atual. Eu te convido para esse Papo, que obviamente vai tratar de família numerosa e maternidade real.
Estão com a gente: a Larissa Macedo, publicitária, jornalista e colaboradora da Unimed Ceará e mãe de 3 filhos; e a Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Rede de Farmácias Pague Menos & Extrafarma, e mãe de 4 filhos.
Pão, bolo, biscoito, bolacha, pizza, macarrão, cerveja, uísque e mais uma infinidade de alimentos que são comuns na mesa da maioria das pessoas, podem trazer complicações à saúde de outras.
Estima-se que 1% da população mundial tem a doença celíaca, uma condição autoimune que ganha destaque no mês de maio. O “Maio Verde” é um período dedicado à conscientização e amplificação de informações que possam ajudar pessoas celíacas. E é esse o assunto do nosso Papo de hoje com a nutricionista, especialista em doença celíaca, Larissa Luna.
Um estudo desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos em parceria com universidades como Yale e Harvard mostrou que pessoas adultas com acne, sobretudo casos mais graves, têm menos chances de serem pedidas em namoro, de começar amizades ou ser contratadas para uma vaga de emprego. Segundo os autores, a pesquisa reforça o preconceito a que essas pessoas estão expostas, e é demonstrativo da necessidade de mais atitudes para inclusão, além da facilitação a tratamentos.
A maioria de nós já teve que conviver, em algum momento da vida, com aquelas espinhas desagradáveis. E isso quase sempre se deu na adolescência, não é mesmo? Quais as ligações desses episódios com a idade adulta? Como a informação pode ajudar a lidar melhor com o problema?
Hoje, no Papo Saúde, nós vamos saber mais sobre essa doença e os tratamentos mais adequados para cada caso. Nossa convidada é a dermatologista Carla Teixeira.
Imagine poder viver uma relação de afeto, uma união semelhante a que se pode ter com irmãs. É assim que o Dicionário Online de Português define a sororidade. Indo um pouco mais, na busca em Significados, ficamos sabendo que a palavra tem origem no latim sóror, que quer dizer “irmãs”. O termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”. Assim, entendemos que vivenciar a sororidade implica em fortalecer o apoio e não a rivalidade entre mulheres.
Nesse Mês da M
ulher em que temos episódios especiais com vozes femininas, nós vamos tratar desse assunto com a Katrinne Barroso e a Ingrid Sousa. A Ingrid é assistente social e psicanalista e a Katrinne é Psicóloga e atua como Coordenadora de Gestão de Pessoas na Unimed Ceará.
Pela definição, ser multitarefa é ter a capacidade para realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Não, não tem escrito nas letrinhas pequenas que essa é uma característica feminina. Nem adianta procurar. Mesmo assim, existe um mito, um senso comum de que, sim, mulheres teriam mais habilidade em desempenhar atividades múltiplas ao mesmo tempo. Talvez porque crescemos sendo testadas nisso, ao ponto de descobrirmos a exaustão. Afinal, até que ponto é saudável ser vista como multitarefas?
Nesse Mês da Mulher, convidamos você para uma série de episódios especiais em que trazemos diversas vozes femininas. Hoje, nosso Papo Saúde recebe a Dávila Lima e a Laiane Aquino… A Lai é formada em Administração com MBA em Marketing e atua como Analista de Relacionamento Empresarial. A Dávila tem formação em Gestão de Recursos Humanos e atua como Analista de Pessoal na área da Gestão de Pessoas da Unimed Ceará.
A compreensão sobre o papel da mulher na sociedade vem mudando ao longo dos anos. Conquistas de direitos, de espaços e novos modelos de trabalho são exemplos dessas mudanças. Durante o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, teremos episódios especiais para marcar a data.
Hoje, nossas convidadas são a Consuelo Pontes e a Raniely Costa, colaboradoras da Unimed Ceará.
Não sei você, mas eu acompanho com muito ânimo e esperança as atualizações sobre tudo que diz respeito à doença de Alzheimer. Principalmente pela complexidade dos sintomas e pela dificuldade de lidar com a demência mais frequente entre nós. Quem tem ou teve um familiar com Alzheimer, ou mesmo quem conhece alguém que cuida de alguém sabe da dor de ver como a doença afeta a memória e o comportamento.
Você tem dúvidas sobre Alzheimer? Tem casos na família? Já salva esse episódio e manda pra alguém que você sabe que vai gostar de ouvir. Hoje, vamos conversar com um especialista no assunto e criador do Canal Mais Sobre Alzheimer. Bem-vindo de volta ao Papo Saúde, Doutor Alexandre Cavalcanti!
O que você está lendo atualmente? Você é do tipo que faz a conta de quantos livros leu no último ano? Você tem uma boa relação com a leitura?
Nossa convidada de hoje diz que “a literatura é uma das formas de expressão artística que mais tem o poder de nos (re)conectar com os nossos próprios desejos e angústias. Lendo, muitas vezes nos refletimos nos personagens, nos imaginamos nas mesmas situações, e, com isso, podemos desenvolver um olhar mais aguçado sobre nós, sobre a vida que queremos”.
Nosso papo de hoje é sobre como podemos desenvolver o hábito da leitura. E nós vamos conversar com a escritora, psicóloga, pesquisadora, mestre em Psicologia e doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, Maria Camila Moura.
Nesse primeiro episódio de 2024 aproveitamos para lhe desejar um feliz ano novo, cheio de felicidade e saúde! E vamos justamente falar sobre saúde, na verdade, vamos falar sobre uma aliada dela: a telemedicina.
Em março de 2020, o ministério da saúde autorizou o uso da telemedicina no Brasil. Ainda temos esse conceito muito atrelado à pandemia, mas tudo indica que esse modelo de atendimento veio para ficar. Vamos saber mais sobre ele, suas vantagens e indicações com o nosso convidado de hoje o médico de família, Rômulo Fernandes.
Segundo o último censo do IBGE, o número de pessoas com mais de 65 anos aumentou no país. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Esses dados mostram que estamos vivendo uma mudança na estrutura etária. A expectativa de vida do brasileiro foi maior em 2022 do que em 2021.
Mas será que já temos consciência de como isso nos afeta? Quais cuidados precisamos ter para garantir qualidade de vida nesse período da nossa existência? Sobre isso, nós vamos conversar com o Geriatra Alexandre Cavalcanti.
Muito provavelmente, as melhores lembranças de nossas vidas estão inseridas em um momento de confraternização e, certamente, ali havia uma comida, um sabor que o tempo não apagou. É em volta da mesa que celebramos a convivência com quem amamos. E é também onde aprendemos a equilibrar as diferenças. Bom, pelo menos já foi assim.
Seja nas refeições em família, nos encontros com amigos, em casa ou na rua, tem quem use a comida como forma de demonstrar afeto e carinho. E fim de ano combina demais com essas duas coisas: comida e afeto.
Nesse período do ano, confraternização e agradecimento se misturam. Independentemente da mesa mais ou menos farta, o que importa é o sabor de festejar junto. Mas tem ingredientes que já são clássicos e que até diz que não podem faltar: peru, passas, panetone, rabanada, salpicão, o que você escolhe?. Existem também as superstições quanto ao que comer e o que não comer.
É sobre isso e muito mais esse nosso papo com a cozinheira e pesquisadora Marina Araújo.
Sustentabilidade, ecologia, consciência ambiental são temas cada vez mais presentes em debates, conversas do cotidiano, em eventos, no noticiário. Mas qual é de fato o grau de envolvimento da sociedade com esses assuntos? O que permanece na teoria e que deveria ser prática? Como e quais são as respostas que as empresas têm oferecido para fazer frente aos desafios urgentes ligados às questões ambientais, sociais e de governança?
Hoje, nós vamos conversar com a Estrategista em Sustentabilidade e Dra em desenvolvimento e meio ambiente Magda Maya.
Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o bom desempenho dos profissionais envolvidos. Mas como as empresas podem agir para promover isso? Que ações influenciam na performance e no bem estar dos colaboradores?
É sobre isso que vamos conversar com a psicóloga especialista em gestão de negócios, Lucimeyre Albuquerque.
“Nenhum homem é uma ilha”, já dizia o poeta, séculos atrás. Ao longo da vida, aprendemos e exercitamos este ser parte do todo, que envolve mais ou menos pessoas ao nosso redor.
Nem sempre esse exercício de conviver é simples, afinal as relações humanas costumam ser complexas. Complexas e fundamentais para uma vida saudável e mais alegre. Mas e se já viéssemos com um manual de instruções de convivência com a família, os amigos ou nossos parceiros/parceiras, os colegas de trabalho? Não é bem assim.
Para uma boa convivência é preciso doses de paciência, muito respeito, compreensão… E o que mais? O que mais nós podemos fazer para manter relacionamentos saudáveis? É sobre isso que vamos conversar hoje com a psicóloga Valéria Truchlaeff.
Se eu pedir pra você dizer a primeira palavra que lhe vem à mente associada ao exercício da medicina, é provável que você pense em “dedicação”, “comprometimento”, “vocação”, “conhecimento”, “esforço”, “coragem”...
18 de outubro é o Dia do Médico, é dia de homenagear esses profissionais que estão sempre presentes em nossas vidas cuidando da nossa saúde e atuando na prevenção e tratamento de doenças. A ciência que surgiu na Grécia Antiga, com Hipócrates, vem se atualizando com auxílio de novas tecnologias que favorecem as descobertas de tratamentos e abordagens.
Mas o que permanece e o que mudou nessa profissão ao longo dos anos? Quais são os desafios atuais da medicina? Para conversar sobre esses desafios, nós convidamos a médica generalista, que tem uma abordagem funcional e integral, Clarissa Aguiar.
Rir é bom demais. Dizem até que é o melhor remédio! Quando damos uma risada, nada menos que 80 músculos entram em ação. Há estudos que mostram que, depois de boas risadas, a sensação de relaxamento pode durar em torno de 45 minutos. Rir alivia o estresse, retarda o aparecimento de rugas, queima calorias, melhora a qualidade do sono, a circulação sanguínea, a respiração, o equilíbrio emocional… Nossa, são muitos os benefícios! Então já sabe: se os dias estiverem meio tristes, monótonos e com aquela atmosfera de ansiedade, o ideal é buscar o riso.
Mas e como é a vida de quem faz rir? Quem faz rir, ri do quê? Nosso Papo de hoje é com o ator e humorista cearense Titela do Ceará.
“Que calor é esse, hein?” Seguramente, as temperaturas elevadas figuram entre os assuntos mais comentados atualmente, seja em conversas rápidas no elevador ou com a família em casa. Neste momento em que estamos gravando o Papo Saúde, o Brasil enfrenta uma onda de calor. Se você não reparou, os alertas para este fenômeno meteorológico têm acontecido de forma mais recorrente no país.
De modo bem resumido, uma onda de calor acontece quando há um "aumento anormal das temperaturas em determinada localidade”. No Ceará, de onde falamos, as temperaturas são mesmo mais altas no segundo semestre, sobretudo nos “b-erre-o brós”, que são os meses finais do ano. Por aqui não tem está caracterizada essa onda, mas os termômetros passam dos 37° em muitas cidades do interior.
Mas você sabe o que fazer quando o tempo está mais quente? Calor em excesso é prejudicial à saúde humana, daí a necessidade de tomar certos cuidados e precauções. É sobre isso que vamos conversar hoje com o Médico de família