Nos meus áureos tempos de estudos acadêmicos sobre as ciências econômicas, lembro-me de um dos meus brilhantes professores que insistia em apontar a diferença entre CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO econômico.
Uma boa compreensão sobre isso, faz toda a diferença – sobretudo, no mundo atual. O “avanço” se é que podemos chamar de avanço, da sociedade e consequentemente, das tecnologias em todas as áreas do saber, apontam indicadores de que crescimento e desenvolvimento, não é a mesma coisa, sobretudo, em questões sociais e econômicas.
Nesse contexto, ouça o PodCast com alguns indicadores comparativos entre um e outro:
O tempo tem se tornado um “produto” escasso para a maioria das pessoas – isso você já sabe. O que talvez você ainda não sabe é que – pode piorar.
À medida que avançam as ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TICs), mais do nosso tempo será consumido. Isso faze parte da “modernidade” da sociedade, e foge do nosso controle.
O que está sob nosso controle é ter uma mentalidade para o planejamento. Só que, planejar algo para qualquer área de nossa vida, demanda dias, semanas e até meses – pensar em investir todo esse tempo é assustador.
Porém, é possível. Ouça o PodCast e saiba mais...
Nos dias atuais muito se tem falado sobre PROPÓSITO e sua importância na vida pessoal e profissional – influenciado por Simon Sinek em sua brilhante obra intitulada: Comece pelo porquê, a palavra PROPÓSITO se tornou a “bola da vez” e palavra-chave nas discussões de momento.
De fato, existem inúmeros benefícios oriundo do PROPOSITO, entretanto, limito-me a citar neste post, apenas um que diz respeito à gestão.
Os executivos mais eficazes demonstram humores e comportamentos que se enquadram na situação do momento, com uma dose saudável de otimismo misturada. Eles respeitam – os sentimentos do outro mesmo que esteja cabisbaixo ou desanimado – mas também dão um exemplo de como avançar com esperança e humor. A isso estudiosos da Inteligência Emocional chama de ressonância.
Apesar de a liderança ressoante ser eficaz, também é rara. Saiba mais ouvindo o PodCast!
No portão de embarque havia 1.121 passageiros irados à espera dos bilhetes de embarque. Todos, era o que parecia, estavam muito aborrecidos com o encarregado do portão.
Culpavam-no por tudo, pelo tempo ruim, o atraso, a bagunça feita pelo computador e até mesmo pelas condições econômicas do país. Começaram a descarregar nele todas as suas frustrações e raivas.
O encarregado do portão era um rapaz louro de pele clara, que à medida que cada pessoa o usava como “saco de pancadas”, a vermelhidão de seu pescoço começava a aumentar. Aproximando-se o que se podia ver era um cara totalmente vermelho. Dava a impressão de que alguma tragédia lhe havia acontecido. Não parecia nem de longe, uma pessoa feliz.
Um senhor aproximando-se para pegar o seu bilhete, cumprimento-o com entusiasmo:
- Bom dia. Como vai você?
O jovem o olhou e, com uma grande dose de sarcasmo, respondeu:
- Comparado a quem?
Sorridente o senhor respondeu:
Hoje pela manhã em minha meditação espiritual eu encontrei um texto de muito encorajamento em um dos Salmos de Davi. Trata-se de uma porção pequena, entretanto, muito encorajadora - de fato, são palavras de muito alento, motivação, entusiasmo, esperança e encorajamento.
Ouça o PodCast e saiba mais...
Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas, marketing, palestras, consultorias, aulas ou quaisquer outras apresentações direto com público ou não.
Trata-se de uma excelente e eficaz técnica de conexão, persuasão e, consequentemente, engajamento com o público-alvo.
E 2022 será um ano em que muitas coisas que vinham avançando lentamente, passarão a ser uma realidade concreta em diversos setores da sociedade. O comportamento das pessoas e dos negócios mudaram no bienio 2020/21 de um jeito que nunca tinha sido visto na história da humanidade. Isso faz com que tenhamos um novo desafio no ano de 2022: descobrir quais são as mudanças que vieram para ficar e aquelas que são apenas temporárias.
Para facilitar e ajudar na análise e compreensão desse cenário, faço-me valer de um estudo sobre tendências feito pela Exame Academy e ACE.
Até quando as marcas vão inserir seus clientes numa ilha da fantasia? A ideia remonta a um seriado antigo da TV e propõe uma analogia perfeita para uma reflexão profunda.
Na dinâmica atual do mercado, sobretudo, com o avanço das tecnologias e ferramentas de informação e comunicação, as marcas passaram a disputar acirradamente a ATENÇÃO do consumidor.
Diariamente os consumidores recebem uma avalanche de oferta de produtos e serviços. Os mesmos só são atraídos por marcas que já no primeiro contato, apresentam diferenciais competitivos. Isso perpassa necessariamente, pelos atributos: tangíveis e intangíveis. Além de uma boa comunicação, é claro!
O poder da mente inconsciente é imenso - o sistema límbico é espantoso. Ele não só lidera nossas emoções como também controla nossas decisões intuitivas e é capaz de nos influenciar a fazer coisas que parecem, e de fato são, ilógicas, irracionais.
Por exemplo, deixar a segurança do lar para explorar lugares distantes. Atravessar oceanos para ver o que existe do outro lado. Largar um emprego estável para começar um negócio próprio na garagem sem dinheiro nenhum no banco.
Muitos de nós olham para essas decisões e dizem: “Isso é tolice, você está maluco. Vai perder tudo. Pode acabar morrendo. O que está pensando?”
Não se trata de lógica ou fatos, mas de esperanças, sonhos, causas e PORQUÊS - nossos corações nos impelindo a buscar coisas novas.
Se todos fossemos racionais a todo tempo, não haveria pequenos negócios, não haveria exploração de novos campos, haveria muito pouca INOVAÇÃO e não haveria grandes líderes para inspirar todas essas coisas.
Mentoria é um processo com dois agentes, a saber: mentor e mentorado. O mentor é uma pessoa que já vivenciou determinadas experiências ou possui determinados conhecimentos, independentemente da idade, cargo ou formação e compartilha seus aprendizados com outras pessoas, no caso, os mentorados, que estão passando por momentos semelhantes ao que o mentor vivenciou, e que querem uma nova perspectiva daquilo que estão fazendo.
Ou seja, a mentoria é um processo estruturado e orientado para o desenvolvimento profissional e pessoal, que acontece por meio de apoio, orientação e experiência de um mentor. É uma oportunidade única e transformadora. E, acima de tudo, uma parceria entre os dois agentes: Mentor e Mentorado!
Vivemos a época da chamada CUSTOMER EXPERIENCE – o que isso significa? Numa tradução mais livre – experiência do cliente. Vale lembrar que, essa experiência se dá ou acontece o tempo todo. Desde o primeiro contato que o cliente tem com a MARCA, momento da escolha e decisão de comprar o PRODUTO – ação de compra – e, continua no pós compra – ATENDIMENTO. Ou seja, aqui temos o tripé de sustentação da experiência do cliente. A saber: marca – produto – atendimento.
O ponto crucial é que em qualquer uma dessas variáveis a experiência do cliente pode ser boa ou ruim – diante disso, a única certeza é que, tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim, ela sempre vai acontecer, não há meio termo.
O melhor dos mundos é que ela seja sempre boa, quiçá, excelente. Porque isso garante defesa de marca, recompra dos produtos e fidelização do cliente. A consequência disso é, expansão e crescimento sustentável dos negócios.
Muito se tem falado nestes dias sobre esse assunto. Penso que não se trata de apenas mais um termo de modismo, mas uma cultura a ser aprendida e desenvolvida. Nesse sentido é urgente a necessidade de tomar consciência e mais do que isso, expandir a consciência sobre o Lifelong Learning. Trata-se de uma urgência contemporânea.
Esse Podcast se propõe a trazer uma ajuda prática para você mapear seus aprendizados no ano que se finda e, outros que você quer ou necessita para o ano novo.